APRESENTA
APRESENTA

O primeiro ano de NetZero: as melhores histórias ESG do Brasil contadas do jeito certo

Daniella Grinbergas - 9 dez 2022 Daniella Grinbergas - 9 dez 2022
COMPARTILHE

O mundo inteiro está vivendo uma transformação necessária e urgente e não há mais espaço para as empresas que não se comprometerem com a agenda ESG. Essas três letrinhas – do inglês Environmental, Social and Governance – são muito potentes e estão colocadas nas mesas de diretoria, penetrando na pauta estratégica dos negócios. Mas como dar voz a esse movimento, como levar a inspiração para os demais stakeholders e instrumentalizá-los? 

Há um ano, a plataforma NetZero chegou trazendo essas respostas com um hub de conteúdo dedicado à cobertura dos avanços da pauta ESG no mercado brasileiro. Nesse pouco tempo de caminhada, NetZero se tornou uma referência editorial no segmento. 

“Chegamos para curar, celebrar e reverberar as melhores iniciativas ESG em curso no país, contribuindo para acelerarmos a transformação”,

diz Adriano Silva, idealizador de NetZero, e publisher do Projeto Draft e de Future Health

Para essa jornada, Adriano se uniu a um especialista de peso: Ricardo Voltolini, CEO e fundador da Ideia Sustentável, um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, com mais de 20 anos de atuação. 

NetZero nasceu dessa parceria entre o Projeto Draft, a mais influente plataforma editorial brasileira devotada à Inovação e Empreendedorismo, e a Ideia Sustentável, a mais respeitada consultoria de Sustentabilidade do País. 

“Comunicar é fundamental em ESG. Mas é preciso saber quando e como, uma tarefa que está longe de ser trivial.  O momento adequado é quando a empresa já desenvolveu uma estratégia, sabe quais são os seus temas materiais, definiu claramente os seus objetivos, metas, métricas e compromissos públicos. De uma construção baseada em evidências, nascem narrativas consistentes, precisas e fundamentais. Correta e sem exageros. NetZero ajuda empresas verdadeiramente comprometidas com sustentabilidade a comunicarem histórias verdadeiras de transformação em ESG.”, afirma Ricardo. 

NetZero já publicou mais de 300 cases de empresas dos mais variados portes e setores. Histórias reais e inspiradoras que mostram os investimentos e a dedicação de companhias e profissionais em busca de um planeta mais verde e justo.

A audiência mensal já ultrapassou a marca de 200 mil profissionais, sendo que 60% deles estão em posição de liderança – ou seja, são responsáveis pela tomada de decisão nos negócios.

“Falamos com os líderes de sustentabilidade das companhias que ora estão acompanhando os cases e se inspirando e ora sobem ao palco para contar suas histórias”,

diz Marcelo Moraes, CEO de NetZero

Além dos conteúdos diários, NetZero produz coberturas especiais, como a da COP27, que foi muito além da exposição do que aconteceu na conferência da ONU no Egito e trouxe um olhar mais analítico, destacando pontos e olhando com profundidade para o que realmente havia de mais relevante. 

Destaque também para os novos canais, lançados recentemente: Legado, coluna em vídeo em que Ricardo Voltolini recebe líderes brasileiros para conversas inspiradoras; e Tendências, com artigos escritos por grandes nomes do universo ESG que apontam para onde o barco está navegando.

“Em um ano, NetZero já acumula coberturas exclusivas e um conteúdo premium do mercado ESG. Acreditamos que é essencial acelerar a transformação nas empresas brasileiras e apostamos na nossa contribuição: a comunicação de informações relevantes e o compartilhamento de conhecimento”,

aponta Mariana Sgarioni, editora-chefe de NetZero.

NetZero também se dedica a construir a comunicação ESG de seus clientes, empresas que querem construir sua própria comunicação no campo da Sustentabilidade. NetZero atua desde o planejamento desse storytelling até a produção e a distribuição dessas narrativas de marca.

Já são 12 marcas de diferentes setores, empresas que buscam ampliar o alcance e a visibilidade de suas iniciativas ESG, de modo a impactar positivamente um número maior de pessoas. NetZero tem produzido e distribuído histórias para seus clientes em diversos formatos e canais – em texto, vídeo, podcast, live, infográfico, eBooks. 

“Nossos clientes são marcas protagonistas em seus setores, empresas que entendem que a comunicação ESG é essencial para reforçar seu posicionamento, assumir posição de protagonismo e liderança em seu segmentos, engajar seus colaboradores e inspirar e instrumentalizar seus stakeholders nos temas da Sustentabilidade e da Innovability”, afirma Marcelo.

Outro bom exemplo das soluções inovadoras da plataforma é “Por Dentro do Relatório”, iniciativa desenhada para dar mais visibilidade aos relatórios de sustentabilidade das empresas, publicações que costumam ser muito extensas e técnicas. 

É aí que entra a expertise dos profissionais de NetZero, identificando e desenvolvendo narrativas envolventes e engajantes, com o objetivo de ampliar o alcance dos principais avanços da agenda ESG junto aos públicos de interesse da empresa. 

Em um ano de existência, NetZero cresceu, amadureceu e ganhou mais potência para continuar com a missão de acelerar a transformação ESG, contribuindo para a mudança do mercado em que trabalhamos e do mundo em que vivemos.

Quer saber mais? Fale com Marcelo Moraes, CEO de NetZero.

562 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: