Seleção Draft – Startup Enxuta

Kaluan Bernardo - 23 jan 2015
Capa do livro de Steve Blank, que propõe o modelo de startup enxuta (Imagem: Divulgação)
Kaluan Bernardo - 23 jan 2015
COMPARTILHE

Aplicando as leis da “startup enxuta” no campo. Quase toda startup se baseia no modelo proposto no livro “Lean startup” (ou “Startup enxuta”, em português), de Eric Ries. O que ele sugere, basicamente, é um formato onde os empreendedores podem testar, validar e colocar em prática de forma muito rápida suas ideias. Se eles falharem, falham rapidamente e a dor não é tão grande e dá tempo de melhorar o produto até ele ter sucesso.

Esse texto no Medium conta a história de Jorge Heraud e Lee Redden, alunos de Ries, que tiveram a oportunidade de colocar a teoria em prática no agronegócio norte-americano (que funciona de um jeito bem diferente do brasileiro, vale dizer). O bacana nessa história toda é o exemplo de como a teoria funciona bem na prática, diminuindo os riscos – mas também não é para qualquer um, como o autor argumenta:

Embora muitas startups queiram ser “enxutas”, muitas delas não têm a disciplina, paciência e foco para fazerem isso corretamente. A tentação de simplesmente lançar algo leve é forte e difícil de resistir.

Aprenda ciência de dados. Saber organizar dados é uma habilidade importantíssima hoje – e deverá ser cada vez mais. Afinal de contas, cada dia há mais informações espalhadas pelo mundo e, para organizá-las, precisaremos saber escrever linhas de código.

Se você tem vontade de aprender, mas a palavra “código” te assusta, não se preocupe. Há ferramentas que te ajudam bastante e de forma bem fácil nessa jornada. Uma delas é a DataQuest, uma espécie de “CodeAcademy” voltada ao ensino de ciência dos dados e que foi lançada há pouco. Ela é gratuita e online, confira aqui. Basta ir seguindo as instruções, passo a passo, que em pouco tempo você será capaz de criar coisas bem interessantes relacionadas a organização de dados.

 

Ajude a Pública a produzir reportagens investigativas. A Agência Pública é um dos exemplos mais legais de jornalismo independente que temos no Brasil. Dispostos a trazer informações importantes a público eles contam com o financiamento público para produzir grandes matérias investigativas. Em 2014 fizeram uma campanha de crowdfunding que foi bem sucedida, entregando as pautas pedidas pelos seus leitores. Dessa vez, eles estão com uma nova campanha para produzir as matérias de 2015 e prometem ainda mais interatividade para quem colaborar com a causa. Se você está interessado em ver jornalismo investigativo independente, conheça e colabore aqui.

 


Circuito Startup SP conecta empreendedores.
 Na próxima terça-feira rola em São Paulo a 22ª edição do evento, que se propõe a conectar empreendedores, mentores e investidores. É uma ótima oportunidade de conhecer as pessoas que podem ajudar seu negócio, seja dando dicas, colocando recursos ou apenas trocando contatos. Veja mais informações aqui.

 

1364 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: