Empreendedorismo como um estilo de vida.
Empreendedores que transformam aquilo que mais gostam de fazer em um negócio.
Da terceira geração de uma família mineira produtora de café, Paula Veloso queria apresentar a bebida aos jovens da Geração Z. Fundou então a Cafellow, que embala o tradicional cafezinho em sachês individuais, prontos para serem infusionados.
A médica Ana Carolina Sartori e o engenheiro Glauber Souza construíram um motorhome na garagem de casa, sonhando em rodar o mundo. Com a pandemia e o sucesso nas redes, o casal mudou os planos e hoje adapta veículos sob demanda.
O mercado de cervejas zero vem bombando no país, mas ainda é dominado por poucas marcas. Publicitário e apaixonado por corrida, Eduardo Andrade resolveu entrar nessa briga e criou a Etapp, uma cerveja sem álcool para atletas amadores.
Você já comeu vitória-régia? Dulce Oliveira começou a cultivar a maior planta aquática do mundo 11 anos atrás. E mesmo diante da desconfiança da comunidade, decidiu transformá-la em ingrediente de conservas e em estrela de um menu-degustação.
A queda no consumo de álcool é tendência entre a Geração Z. De olho nesse mercado, os irmãos Vinícius e Leonardo Mazurek comandam a Pod, que produz kombuchas, shots funcionais e um refrigerante com fibras que fazem bem ao intestino.
O público maduro está sedento por consumo e diversão (mas a maioria das marcas ainda não entendeu…). Em Porto Alegre, Patrícia Parenza e Diego de Godoy tocam a Gudinaite, festa para pessoas 50+ que bomba no RS e já chegou a outros estados.
O chocolate pode ser um meio de resgate da ancestralidade. Domênica Sousa e o marido, Ronaldo, estão à frente da Dona DÔ’s Doces, que produz trufas, bombons, barras e ovos de Páscoa com recheios inspirados em sobremesas de países africanos.
O bem-estar canino é um mercado em efervescência. Lançada nos EUA e no Brasil por um empreendedor daqui, a Furest Pet vende suplementos e um hidratante para as patas, com ingredientes como óleo de murumuru e copaíba.
Daniel Lameira vinha de um burnout pensando em largar o mercado editorial. Até que um papo com Adriano Fromer levou os dois a fundarem a Seiva, uma escola e editora para inspirar pessoas a se reconectarem com elas mesmas pela via da arte.
Leonardo Botelho cresceu tomando banho de rio no interior do Pará. Embalado pela memória afetiva, ele e Pedro Pinagé criaram a Rio Piriá, marca de ecobags, camisetas e toalhas artesanais com estampas que retratam a fauna fluvial da região.