Em março deste ano, o mundo se voltou para um alerta das Nações Unidas, que anunciava a publicação de um documento inédito. Nas páginas, as provas de um problema que há muito tempo se falava e que, enfim, ali se tornava realidade: o risco imediato de uma crise global de escassez de água.
De acordo com o relatório, o uso da água no planeta tem aumentado 1% ao ano, nos últimos 40 anos. A estimativa é que a taxa de crescimento continue neste patamar até 2050.
“A escassez de água está se tornando endêmica, como resultado do impacto local do estresse hídrico físico, juntamente com a aceleração e a disseminação da poluição da água doce”, cita o documento.
Para entender melhor o que está acontecendo neste planeta que, afinal de contas é 70% coberto de água e, inclusive, é conhecido como “Planeta Azul”, elaboramos um material que explica em detalhes quais são os desafios para abastecer 8 bilhões de habitantes com um recurso que, apesar de parecer abundante, não é.
Baixe gratuitamente o e-book Caminho das Águas e tenha acesso a conteúdos completos e detalhados sobre a origem da água, sua escassez, gestão, distribuição, e possíveis soluções para o problema. A boa notícia é que ainda dá tempo de fechar as torneiras.
Clique aqui.
**A série especial “Caminho das Águas” tem o patrocínio da TyQuant.
As faculdades continuam formando profissionais sem um olhar crítico para os problemas sistêmicos do planeta. A EcoUniversidade quer mudar esse jogo estimulando a colaboração e conectando empresas e comunidades tradicionais.
A farmacêutica Vivian Yujin Chun se reinventou ao criar sabonetes, trabalhar como agricultora e viver junto à natureza. À frente da MOMA, ela desenvolve cosméticos com ativos amazônicos e que trazem impacto real para quem vive da floresta.
Um copo ou prato de plástico leva séculos para se decompor. Saiba como a Oka produz embalagens e utensílios regenerativos e licencia sua tecnologia para ajudar cooperativas, instituições e comunidades tradicionais a gerar renda por meio de biofábricas.