A dntró aposta na biodiversidade brasileira para produzir suplementos alimentares fitoterápicos

Dani Rosolen - 11 out 2023 Dani Rosolen - 11 out 2023
COMPARTILHE

Nome:
dntró.

O que faz:
Fabrica suplementos alimentares fitoterápicos e produtos naturais a partir de fontes sustentáveis e com insumos da biodiversidade brasileira.

Que problema resolve:
Busca levar bem-estar aos consumidores com soluções para melhorar a imunidade, amenizar a TPM, controlar o peso, além de produtos de suporte ao veganismo e vegetarianismo e formulações para estimular a libido, proporcionar energia, promover um detox, facilitar a digestão, dormir melhor, entre outras questões.

O que a torna especial:
Segundo o fundador Jean Sébastien Cruz, a dntró é a única empresa no Brasil a produzir suplementos 100% naturais e veganos, sem conservantes e livres de testes em animais, “com extratos de plantas individualizados em dosagens ideais para beneficiar o organismo”. “As cápsulas têm revestimento 100% natural, feito a partir da casca da mandioca”, diz. A empresa conta com fornecedores na Amazônia, Mato Grosso e outras regiões do Brasil e prioriza a compra transparente de insumos, negociando parcerias com produtores comprovadamente responsáveis e conscientes sobre o meio ambiente.

Modelo de negócio:
O modelo de negócios é a venda dos produtos pelo e-commerce da empresa.

Fundação:
Janeiro de 2023.

Sócio:
Jean Sébastien Cruz — CEO e fundador

Fundador:

Jean Sébastien Cruz — 49 anos, França — é mestre em Gestão de Sustentabilidade pela Universidade de St Andrews. Fundou quatro startups: Evene.fr, Monvoyageur.com, Pulpmedia e Netco Sports de 2002 a 2018 para um exit total superior a 100 milhões de dólares. Também foi presidente do comitê do Gault & Millau Brasil durante o biênio 2020-2021.

Como surgiu:
O fundador conta que percebeu que a fitoterapia é um mercado altamente desenvolvido na Europa e nos Estados Unidos com grande potencial de crescimento no Brasil. E escolheu empreender aqui neste ramo pela grande biodiversidade disponível e pela alta viabilidade de empreender neste mercado. “O povo brasileiro foi agraciado com a sabedoria ancestral de diversas culturas, notadamente a indígena, que revelou a riqueza da natureza como uma fonte inestimável para tratar e prevenir doenças ao longo de gerações”, diz Jean Sébastien.

Estágio atual:
Sede com escritório, fábrica e laboratório próprios localizados na cidade de Paulínia (SP). A empresa tem dez colaboradores.

Aceleração:
A empresa recebeu investimento de empresários e companhias europeias, entre eles Axel de Meeûs (ex-CEO da Leão Alimentos e Bebidas), Wind Capital e Angelsquare.

Investimento recebido:
Os investidores aportaram 5 milhões de reais no negócio.

Necessidade de investimento:
O empreendedor planeja uma série A de 5 milhões de dólares em 2024.

Mercado e concorrentes:
“Nós enxergamos uma grande possibilidade de apresentar ao brasileiro saídas naturais para diversas questões. De acordo com dados oficiais temos o seguinte cenário: a Associação Brasileira do Sono (ABS) revelou, em 2019, que 95 milhões de brasileiros tinham problemas para dormir, enquanto 73 milhões sofriam de insônia. Em 2018, a OMS classificou o Brasil como o país mais ansioso e estressado da América Latina, com 19,5 milhões de pessoas enfrentando ansiedade. Uma pesquisa de 2018 da Federação Brasileira de Gastroenterologia mostrou que quase metade da população apresentava sintomas de má digestão, como refluxo, azia e tosse seca. O mercado global de suplementos dietético alcançou 140,3 bilhões de dólares em 2022, com as vitaminas liderando com uma participação de 31,4% em 2020, devido à demanda crescente de profissionais e atletas em busca de controle de energia e peso”, afirma Jean Sébastien.  O empreendedor menciona como concorrentes a Baze (da Alemanha), Care of, Ritual e Persona by Nestle (dos EUA) e Cuure e Epycure (francesas).

Maiores desafios:
“Por sermos uma empresa nova com produtos novos, o maior desafio é gerar recorrência no mercado brasileiro”, conta o empreendedor.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Não informado.

Visão de futuro:
“Nossa missão é pesquisar plantas ancestrais e readaptá-las para as gerações futuras. Vamos diversificar além das cápsulas e avançar para a alimentação. Estamos sempre em busca das plantas mais ativas e aprimorando nossas soluções. Por exemplo, acabamos de adicionar a planta damiana à nossa solução para libido da mulher. Esta planta que é um poderoso afrodisíaco muito conhecido na América Latina há séculos.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: