A UDlab conecta dentistas a laboratórios de próteses

Dani Rosolen - 22 ago 2019 Dani Rosolen - 22 ago 2019
COMPARTILHE

Nome:
Udlab.

O que faz:
É uma plataforma que conecta dentistas a laboratórios de prótese com triagem baseada em localização, preço e prazo. É possível fazer o pedido da prótese contendo todas as informações importantes como tipo da restauração, cor, material, além do envio de vídeo e fotos e o pagamento do pedido no app.

Que problema resolve:
Para os dentistas, garante uma comunicação mais assertiva com os laboratórios, agiliza o pedido e é uma oportunidade de conhecer mais fornecedores. Para os laboratórios, a plataforma, aumenta a visibilidade no mercado e demanda para produção.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, trata-se da primeira plataforma (odontotech) a automatizar todos os pedidos de próteses: da descrição e desenho, passando pelo pagamento, até a data de entrega para o dentista.

Modelo de negócio:
A startup recebe uma comissão dos laboratórios de 15% por transação realizada via plataforma.

Fundação:
Janeiro de 2019.

Sócios:
Luis Calicchio — CEO e fundador
Marcelo Kyrillos — Fundador
Marcelo Moreira — Fundador
Wagner Nhoncance — Cofundador  e sócio do Laboratório Precision
Rogério Ferreira — Cofundador e sócio do Laboratório Precision
Grupo J2L — Empresa cofundadora

Fundadores:

Luis Calicchio — 39 anos, Rio de Janeiro (RJ) — é formado em Odontologia pela Faculdade de Piracicaba (Unicamp). É sócio-fundado do grupo Ateliê Oral, holding detentora de algumas empresas atuantes no mercado odontológico (clínicas, laboratório de prótese e educação).

Marcelo Kyrillos — 52 anos, São Paulo (SP) — é formado em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. É sócio-fundado e gestor do grupo Ateliê Oral.

Marcelo Moreira — 52 anos, São Paulo (SP) — é formado em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. É sócio-fundador e gestor do Ateliê Oral.

Como surgiu:
A UDlab nasceu dentro do Ateliê Oral, consultório de odontologia do qual os fundadores da startup são sócios. Segundo Luis, goi a partir das dores sentidas em seu laboratório interno, o Precision, e em conversas com diversos dentistas e técnicos de laboratórios pelo Brasil que ele percebeu que os problemas eram os mesmos, e a falta de digitalização de processos era um dos fatores catalisadores. A ideia, a partir daí, foi criar uma plataforma que conseguisse conectar essas duas partes com base em localização, preço e prazo e buscar os meios para viabilizar este projeto.

Estágio atual:
A plataforma tem escritório na Zona Oeste de São Paulo, conta com mais de 100 laboratórios e dentistas cadastrados e 400 em processo de ingresso. Hoje o time conta com oito pessoas.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
Os sócios receberam um aporte de 2 milhões de reais.

Necessidade de investimento:
Por enquanto, a empresa visa o crescimento com os recursos recebidos antes de partir para a próxima rodada.

Mercado e concorrentes:
“O Brasil é o segundo maior do mundo em número de implantes, perdendo apenas para os Estados Unidos. São mais de 2 milhões de próteses feitas anualmente no país com valor médio de R$ 400 por dente. O tamanho do mercado potencial de atuação da startup é superior a R$ 10 bilhões e a UDlab busca capturar no mínimo 10% desde mercado. Além disso, o país é o maior do mundo em número de dentistas atuantes, cerca de 319 mil, segundo a Associação Brasileira de Odontologia”, afirma Luis. Ele diz que, por enquanto, a startup não tem concorrentes.

Maiores desafios:
“Mostrar como a relação entre laboratórios e dentistas pode ser beneficiada com uma plataforma que atue para simplificar, otimizar e agilizar os processos, desde a descrição do pedido até o pagamento e acompanhamento da entrega. Outro desafio é a digitalização de um mercado totalmente analógico”, fala o CEO.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
2021.

Visão de futuro:
“Queremos expandir as operações para também ser um marketplace de odontologia que possibilite o aluguel e compra de equipamentos tal qual scanners, impressoras 3D, entre outros itens.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: