Como superar a pior fase da sua vida? Ela deu a volta por cima criando um novo propósito: recolher e espalhar histórias inspiradoras

Ingrid Queiroz - 27 jan 2023
Ingrid Queiroz é idealizadora e diretora do Inspire & Conte-me e fundadora da Inspire Narrativas (Foto: Manuela Cavadas).
Ingrid Queiroz - 27 jan 2023
COMPARTILHE

Acredito que, em algum momento da sua vida, você teve ou até mesmo ainda tem uma imensa vontade de realizar algo com muito mais significado.

Algo com um propósito maior, que te faça sentir parte da criação de um mundo melhor. E, como deve saber, o processo não é fácil.

Mas posso te dizer uma coisa? A realização, quando acontece, é transformadora.

Minha afirmação não é à toa. Vem de uma experiência única, na qual tive a oportunidade de inspirar e transformar não apenas a vida de muitas pessoas, mas a minha de uma maneira que não poderia imaginar.

Quero contar essa história, o seu porquê de existir, para quem sabe assim poder te inspirar também.

DECIDI EMPREENDER EM MARKETING DIGITAL QUANDO ESSE MERCADO AINDA ENGATINHAVA

Há quinze anos, resolvi empreender. Tinha acabado de me formar em Administração, morava em Salvador e estava com 20 e poucos anos.

Lembro que, desde a faculdade, já queria seguir o caminho do empreendedorismo. E foi fundando uma agência digital que encontrei uma forma de realizar esse desejo.

Essa foi uma decisão corajosa, já que na época, em 2004, ainda nascia o mercado de marketing digital no Brasil e pouco se falava sobre o tema no Nordeste

Apesar dos desafios, essa foi uma experiência que me proporcionou atender empresas globais, liderar equipes diversas e aprender. E como aprendi…  

Mas um dos meus momentos mais desafiadores ainda estava por vir. Foi em 2015, já morando em São Paulo e ainda sócia da agência, que vivi uma fase de grande transição de vida, tanto profissional como pessoal.

MAIS DESAFIADOR QUE EMPREENDER FOI LIDAR COM O TÉRMINO DA SOCIEDADE E DO MEU CASAMENTO — TUDO AO MESMO TEMPO

Um ano em São Paulo, apartamento recém-montado, cheia de sonhos, longe das minhas raízes e da minha família…

E de repente, eu vivia um caos. 

Era hora de lidar com dois grandes términos: o da sociedade e do casamento. Ambos ao mesmo tempo.

Uma grande onda avassaladora passava em minha vida e só me restava escolher entre dois caminhos: acreditar que não seria possível voltar à superfície ou aprender a me equilibrar para “surfar” essa onda

E eu, que em nenhum momento deixei de acreditar que tudo acontece para o nosso bem, escolhi a segunda opção para viver da melhor forma esse momento.

Para isso, fiz um período sabático, busquei todas as possíveis ajudas e recursos necessários para que pudesse olhar tudo sob uma nova e positiva perspectiva.

Precisava me reconectar, me inspirar, restabelecer minhas forças para recomeçar e responder a uma pergunta: “Como poderia seguir em frente, porém realizando algo com mais significado para a minha vida e para o mundo?”.

ENTENDI QUE PARA ME RECONECTAR COMIGO MESMA PRECISAVA FAZER ALGO QUE ME DESSE PROPÓSITO. ASSIM NASCEU O INSPIRE & CONTE-ME

Meses depois, em uma dessas buscas e enquanto fazia a leitura de uma obra chamada Meaningful: The Story of Ideas that Fly (em tradução livre, Significativo: Histórias de ideias que voam), da escritora Bernadette Jiwa, me deparei com a seguinte frase:

 “O maior presente que você pode dar a outra pessoa é ver quem ela é e mostrar isso para ela. Quando ajudamos as pessoas a serem quem elas querem ser, estamos fazendo nosso melhor e mais significativo trabalho”.

Como essa definição me inspirou! Naquele momento, tive a certeza que recebi a resposta que precisava. Assim, o que eram apenas rabiscos passaram a ser ideias e ideias se tornaram o Inspire & Conte-me, que nasceu em 2016.

Em sua primeira versão, era uma série documental independente, na qual contei, através de quatro episódios, histórias de empreendedores, pessoas reais, gente como a gente, que estão transformando e impactando positivamente o mundo

Contamos a história da Anne e Tiala, duas surfistas, da Congo, e de uma fábrica de pranchas na Bahia; a da Fernanda Bianchini e sua Associação de Ballet para cegos, única no mundo; a do Jonathan Berezovsky com o seu negócio social que empodera refugiados e imigrantes, o Migraflix; e a história do Gerfried e da Natacha, com a PanoSocial, que une a moda sustentável com a reinserção de ex-detentos.

Com o propósito de inspirar o maior número de pessoas e com o desejo de manter essas histórias e o projeto vivo, o Inspire & Conte-me foi exibido em festivais, eventos e em escolas públicas, inscrito em editais, em leis de incentivo, assim como apresentado a possíveis apoiadores e patrocinadores.

Foi em 2020, em meio à pandemia e faltando poucos dias para expirar o meu prazo para captar patrocínio, que consegui fechar o apoio que precisávamos para viabilizar a realização do novo projeto.

Essa foi uma conquista muito simbólica, principalmente pelo momento que vivíamos. Me trouxe esperança e uma força imensa para recomeçar.

Algo me dizia que era a hora certa de retornar com o Inspire & Conte-me em um novo formato — e trazer mais histórias ao mundo.

DE SÉRIE PARA DOCUMENTÁRIO: CORRI EM BUSCA DE NOVAS  HISTÓRIAS DE GENTE QUE ESTÁ FAZENDO A DIFERENÇA PARA CRIAR UM MUNDO MELHOR

Assim, em janeiro de 2022, foi iniciada a execução do Inspire & Conte-me, desta vez, um documentário, longa metragem, com novas histórias de pessoas que estão fazendo a diferença e inspirando a construção de um mundo mais sustentável, inclusivo e diverso.

Contamos a trajetória da Anna Beserra e do Anderson Cerqueira, do Irton Silva, do Eduardo Ávila, do Adalberto Almeida, do Gui Brammer, da Adélia Rodrigues, do Edson Leite, da Zélia Damasceno e do Francisco Samonek.

Com seus negócios de impacto positivo, eles nos mostram como é possível fazer a diferença através de temas sociais e ambientais urgentes como saneamento básico, inclusão de pessoas com deficiência, energia limpa, aproveitamento do alimentos, crise climática, consumo consciente e economia circular.

Foram meses de curadoria, gravação e produção. Foi muito gratificante descobrir cada uma das histórias, viajar e gravar em diversas regiões do Brasil, entrar em contato com diferentes culturas e pessoas especiais, evoluir a cada dia com a edição

E ver, enfim, o documentário ficar pronto com versões acessíveis para PCDs, se tornando o primeiro documentário a realizar a compensação de carbono no Brasil, foi especial demais. 

O longa foi lançado em 7 de dezembro de 2022 em um cinema na Avenida Paulista, em São Paulo. Tudo isso me trouxe uma alegria imensa, satisfação e orgulho que há muito tempo eu não sentia. 

O QUE APRENDI COM O INSPIRE & CONTE-ME E QUE PODE SER ÚTIL TAMBÉM PARA VOCÊ

Foram muitos aprendizados que o Inspire & Conte-me me proporcionou ao longo de sete anos. E quero compartilhar alguns deles aqui:

1) Escute o seu coração, a sua intuição
Em tempos de excesso de informação e “barulhos” externos, é fundamental encontrar formas para se reconectar com a sua essência, sentir e escutar a sua intuição, falar com você.

Pode ser através de uma caminhada, de um esporte, de uma meditação, de uma oração, ao ouvir uma música de qualidade, através de uma leitura de um livro ou de alguma atividade que você goste

Seja qual for a maneira escolhida, permita-se vivenciar estas atividades com a devida presença. Esteja atento(a) aos sinais!

2) Acredite em você
Entre a criança tímida, calada e introspectiva que na escola tinha vergonha de se apresentar e a mulher que sou hoje — nordestina e empreendedora, que acaba de dirigir e produzir um documentário, com uma equipe de profissionais diversos, além de apresentar o resultado para o mundo — existe uma grande transformação marcada pelo meu compromisso com a mudança de vida que eu desejava.

Para isso, foi necessário acreditar muito mais em mim. Confesso que não foi fácil e em inúmeros momentos fui colocada à prova

Sempre me fortalecia trazendo em mente alguns pensamentos como: (a) você e o seu projeto são únicos; (b) você está a serviço de um bem maior — foque no propósito dele; (c) relembre o quanto você fez até aqui; (d) não se preocupe em falhar ou não entender um determinado processo; (e) não tenha medo de ser você de verdade, de se sentir vulnerável.

Você não é perfeita, você está em constante aprendizado!

3) A empatia vai revolucionar o mundo
Foi maravilhoso poder entrar em cada universo de cada uma das histórias, me conectar com suas culturas, realidades e dificuldades.

Foi uma experiência que me permitiu registrar depoimentos especiais de pessoas tão diversas que tivemos no nosso documentário, como o das artesãs e seringueiras de uma comunidade ribeirinha, dos alunos com deficiência auditivas e dos cooperados de uma cooperativa de reciclagem.

Em um mundo cada vez acelerado, acredito que a empatia, isto é, nossa capacidade de nos conectarmos com o outro, é uma habilidade essencial para quem quer contar uma nova história e contribuir com um mundo mais inclusivo, sustentável e melhor para se viver. 

4) Só vive o propósito quem suporta o processo
Você já deve ter lido essa frase e para mim ela é a uma grande verdade.

Para viver genuinamente o seu propósito, você precisa estar disposto a viver uma jornada em que haverá desafios, vontade de desistir, desânimo. Porém sempre haverá oportunidades incríveis

Será preciso acreditar, agir com o coração (coragem), ter paciência e resiliência.

5) Não fazemos nada sozinhos
Eu só consegui realizar esse documentário porque tive a colaboração de muitas pessoas incríveis que conheci durante essa jornada de longos anos e convidei para participar dessa experiência junto comigo.

Aos profissionais da nossa equipe que se dedicaram para termos o melhor resultado, ao nosso patrocinador, aos apoiadores, familiares e amigos que nos apoiaram e confiaram, só tenho a agradecer.

Quando temos as pessoas certas ao nosso lado, tudo se torna possível.

6) Muito além de um documentário
Desde o seu surgimento, foi possível ajudar a revelar muitas vozes e histórias genuínas. Exemplos de ancestralidade, inclusão e diversidade que nos inspiram, nos emocionam, renovam nossas esperanças, elevam o nosso otimismo, nossa consciência e nos mostram como é possível melhorar e, por que não, curar o mundo em que vivemos.

Por isso, Inspire & Conte-me vai além de ser apenas um documentário: ele é movimento, que inspira, impacta e transforma.

Junto com essas histórias, também tive a oportunidade de expressar a minha voz, de contar a minha história (assim como estou contando aqui) para o mundo.

O Inspire & Conte-me mostra como é possível sermos protagonistas e contarmos uma nova história.

O meu grande propósito é continuar a inspirar pessoas a contarem suas histórias, mostrando que é possível viver uma vida com significado e propósito, vencer desafios, realizar sonhos e construir um mundo melhor para se viver

Eu sigo por aqui, contando a minha história e, desta forma, espero que possa inspirar outras pessoas.

E você, qual a história quer contar?

 

Ingrid Queiroz é idealizadora e diretora do Inspire & Conte-me e fundadora da Inspire Narrativas. Apaixonada por boas histórias, acredita que através delas podemos inspirar pessoas, criar uma sociedade mais consciente, um mundo mais sustentável e igualitário. Para assistir e saber mais sobre o documentário Inspire & Conte-me, clique aqui.
COMPARTILHE

Confira Também: