Conheça o projeto Conviver, que apoia famílias que têm crianças com necessidades especiais

Helena Bertho - 13 out 2014Denise Iara arregaçou as mangas e decidiu ajudar mães de crianças especiais a se sentirem especiais também
Denise Iara arregaçou as mangas e decidiu ajudar mães de crianças especiais a se sentirem especiais também
Helena Bertho - 13 out 2014
COMPARTILHE

Em quase 20 anos trabalhando com educação de crianças especiais em Brasília (DF), Denise Iara aprendeu muito sobre seus alunos e sobre as famílias deles. “Minha profissão me ajuda em relação a várias questões que existem em mim”, diz. Durante o trabalho, no entanto, ela começou a notar que algumas mães também tinham “necessidades especiais” e percebeu um padrão: elas abriam mão da própria individualidade para estar à disposição dos filhos.

Desde o início, Denise sentia vontade de ajudar essas mulheres. Em 2005, que a oportunidade surgiu. Após uma cirurgia, ela parou de dar aulas, mas continuou na escola e criou o projeto Conviver. “Meu principal objetivo era intensificar a relação das famílias com a escola”, lembra. Ela passou, então, a oferecer às mães e acompanhantes dos alunos oficinas de crochê, fuxico e artesanato com objetos reciclados. Em seguida, os produtos eram vendidos em feiras. Hoje, Denise articula a participação do Conviver em exposições e eventos culturais, além de firmar parcerias com empresas.

Os resultados são notáveis: as mulheres passaram a contribuir para a renda famíliar, o que ajuda na construção de sua autoestima e em seu empoderamento. Elas estão também mais presentes na educação das crianças, participando das atividades escolares e acompanhando cada passo do desenvolvimento dos filhos. A escola oferece ainda alfabetização e inglês básico às mães para ajudar na comercialização dos itens produzidos.

Denise, tem o Conviver apoiado pelo Movimento Natura há três anos, quando decidiu inscrever o projeto. O melhor, na opinião dela, é o reconhecimento. “Recebemos ligações, as pessoas comentam. Isso mostra que estamos no caminho certo.”

No total são 45 mulheres envolvidas no Conviver, que chegam a conseguir um acréscimo de 450 reais em sua renda mensal. A participação no projeto Conviver faz com que elas se sintam mais ativas, em um processo de conquista de identidade. Para Denise, não podia ser melhor. “É muito gratificante! Faço o projeto com muito amor e prazer e noto que, além de ajudar essas mães, estou contribuindo para um aumento da solidariedade nas relações”, diz ela.

Conheça mais do trabalho da Denise e do Movimento Natura. E veja como inscrever lá projetos sociais que você toca, admira ou que gostaria de ajudar.

Esta matéria, e muitas outras conversas de marca da Natura, podem ser encontradas na Sala de Bem-Estar, no Rede Natura. Seja bem-vindo!

721 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: