APRESENTA
APRESENTA

Economia circular em ação: a 3M ajuda a recolher mais de 180 toneladas de plástico do litoral brasileiro

Daniella Grinbergas - 11 out 2022 Daniella Grinbergas - 11 out 2022
COMPARTILHE

Como uma das grandes descobertas do século 20 se tornou um dos maiores desafios do século 21? O plástico sintético chegou como promessa de novos tempos no comecinho de 1900, abrindo uma série de possibilidades para a indústria nas mais diversas áreas. Seu potencial foi muito explorado a ponto do plástico se tornar tão importante que nem conseguimos imaginar a vida sem ele.

Só que essa revolução – importantíssima, não se pode negar – aconteceu sem um planejamento para a etapa final da vida do plástico e, depois de um século de produção, um problema sério cresce diante de nossos olhos.

São mais de 11 milhões de toneladas que entram nos oceanos do mundo anualmente e a expectativa é que esse número triplique até 2.040, segundo publicação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A organização estima que mais de 85% do total de resíduos produzidos pelo homem que chegam aos ecossistemas marinhos sejam constituídos de plástico.

Resolver a questão não é uma tarefa simples. O plástico continua sendo importante para a sociedade, mas também é uma responsabilidade de cada um de nós. É aí que entra a economia circular. É preciso evoluir para que a cadeia produtiva faça melhor uso dos recursos, com a otimização nos processos de fabricação, menor dependência de matérias-primas virgens, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis e operando dentro de novos modelos de negócio.

Como afirma Marcelo Gandur, ​​Líder de Sustentabilidade da 3M no Brasil:

“Estamos trabalhando para resolver um legado de modelos de negócio do passado. E só conseguiremos vencer esse desafio em conjunto. Não se pode esquecer que não é possível fazer economia circular sozinho”.

A empresa, atenta à agenda de sustentabilidade, tem ações efetivas, a exemplo do compromisso de reduzir a dependência de plástico fóssil virgem em 57 mil toneladas até 2025. No campo da economia circular, entre diversas iniciativas, há anos a 3M desenvolve o projeto de reciclagem de esponjas em parceria com a Terra Cycle bem como se mantém parceira do Programa “Dê a Mão para o Futuro”, criado pela ABIHPEC, que promove a recuperação e reciclagem de embalagens pós-consumo.

Dentro dessa visão, a 3M Global viu oportunidade de reforçar a economia circular, estimulando a coleta de plástico em pontos do litoral brasileiro, levando o material de volta à cadeia produtiva.

A contribuição da 3M, realizada por meio da entidade sem fins lucrativos Global Giving, se efetivou por meio do aporte de 100 mil dólares para a Plastic Bank, uma empresa social canadense que possui operações no Brasil desde 2019, responsável por promover a retirada de plástico em áreas costeiras, evitando a poluição dos oceanos.

A empresa social atua em conjunto com comunidades litorâneas locais, oferecendo emprego de coleta e capacitação profissional para a atividade de reciclagem – há 4.194 pessoas registradas no Brasil.

“Os catadores são incentivados por meio de uma remuneração adicional a buscar esse material plástico para reciclagem. Além do benefício ambiental, existe portanto um importante impacto social que melhora a vida de comunidades vulneráveis”, comenta Gandur.

O valor investido pela 3M vai ajudar a recolher cerca de 182 toneladas de plástico do litoral brasileiro. Fazendo uma conversão simbólica, isso representa algo próximo a 9,1 milhões de garrafinhas plásticas de 500 ml.

E a companhia pode acompanhar virtualmente cada passo dessa ação que se apoia na tecnologia blockchain. Analisando o dashboard da Plastic Bank, Gandur exemplifica:

“Dá para saber que, de abril até agora, já distribuímos em bônus 59% do valor que destinamos, o que corresponde a 106 toneladas de plástico, com impacto positivo para 294 pessoas em 11 comunidades. Há um mapa interativo e é possível ver exatamente onde essa coleta aconteceu”.

Além de garantir a segurança e a transparência dos registros (que são feitos em tempo real), poder enxergar esse impacto é um grande incentivo.

Voluntários da 3M em ação!

Para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), a 3M está organizando uma visita com seu grupo de Sustentabilidade a uma das cooperativas da Plastic Bank situada em Bertioga, litoral norte de São Paulo.

“A ideia é reunir nossos funcionários para fazer um ‘hands on’, participar da coleta, conhecer o trabalho da cooperativa, ver como é feita a aferição dos materiais e aprender até sobre o ingresso das informações no blockchain”, explica Gandur.

A proposta é entender melhor sobre a destinação desse plástico social e, eventualmente, incorporá-lo nos processos da 3M, que já lançou a primeira embalagem de produto feita com plástico 100% reutilizado na área automotiva.

“Estamos tendo essa conversa com a Plastic Bank e queremos trabalhar para conseguir incorporar o material coletado nas nossas embalagens, para escrever a história completa”, visualiza o líder de Sustentabilidade da 3M.

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: