APRESENTA
APRESENTA

Eurofarma busca startups para participar de programa que abrange América Latina

Mariana Alencar - 9 maio 2022Eurofarma Synapsis recebe inscrições até 19 de junho e é aberto a startups de toda a América Latina.
Eurofarma Synapsis recebe inscrições até 19 de junho e é aberto a startups de toda a América Latina.
Mariana Alencar - 9 maio 2022
COMPARTILHE

“A Eurofarma é uma empresa com DNA empreendedor”. É assim que Helton Carvalho, diretor de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma, define uma das principais farmacêuticas da América Latina. A multinacional nasceu em 1972 e tem como propósito tornar a saúde acessível para que as pessoas possam viver mais e melhor. 

Presente em 20 países da América Latina, a companhia investe consistentemente em inovação de novos produtos e serviços voltados ao ecossistema de saúde. O resultado pode ser percebido no lançamento de produtos inovadores, adoção de tecnologias para otimização de processos e no desenvolvimento de plataformas disruptivas que visam novos modelos de negócio. 

O empreendedorismo move a empresa e, por isso, foi pioneira no lançamento do Eurofarma Synapsis, que chega, agora, em sua 5ª edição, marcada por novidades. Esta nova rodada foi desenvolvida junto à Innoscience e conecta as áreas de negócio a startups de diversos segmentos. Em seus 4 anos, o programa teve a participação de mais de 300 startups, das quais, 39 realizaram projetos-piloto e mais de 50% assinaram contrato. Para esta rodada o Synapsis foi expandido para a América Latina.

“Este ano teremos 16 desafios e em todos os países onde atuamos. Essa expansão traz para a empresa a possibilidade de todas as operações terem acesso ao programa. Nesse ganha-ganha, abrimos oportunidades imensas para startups de diferentes países, além de garantirmos o intercâmbio de ideias e a expansão de seus negócios”, explica Helton. 

Internacionalização e oportunidades

A construção do formato mais abrangente do Synapsis envolveu a participação de líderes de diferentes áreas das empresas. O objetivo do programa, portanto, vai além do fomento à inovação e busca dar oportunidades de startups testarem soluções por meio de um projeto-piloto remunerado.

“O primeiro grande motivo é atuar na indústria farmacêutica com uma empresa como a Eurofarma. Trata-se de uma companhia que tem contato com muitos clientes e fornecedores, além de uma credibilidade enorme no setor. Uma vez em contato com o nosso ecossistema, as startups podem dar escala às soluções e colocá-las em outro patamar”, reforça Helton. 

Helton Carvalho, diretor de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma

Helton Carvalho, diretor de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma

A ideia é que o projeto conte com participação de startups em diferentes estágios de maturidade, que atuem em diferentes segmentos e que apresentem soluções inovadoras. O programa recebe inscrições até 19 de junho e é aberto a startups da América Latina. Isso quer dizer que mesmo que a startup seja originária de um determinado país, ela pode apresentar uma solução a ser implantada em outra região, desde que cumpra os requisitos estabelecidos no regulamento. 

Synapsis e seus desafios 

Dos 16 desafios, quatro terão o Brasil como local de implantação. São eles: 

  • Plataforma de Strategic Sourcing: busca por uma plataforma que gerencie o fluxo de avaliações técnicas de cada insumo, provendo alertas às partes envolvidas e registrando toda a atividade em histórico. 
  • Gerenciamento automatizado de amostras para estudo de estabilidade: busca por um sistema para otimizar e padronizar o fluxo de programação, solicitação, retirada e entrega das amostras de produtos.
  • Gestão de Mudanças para Governança de TI: solução que realize o controle de mudanças com mapeamento das interdependências dos componentes de rede e de indicadores de risco. 
  • Digitalização do Banco de Leite Lactare:  solução que integre a roteirização de coleta dos motoristas; sistema de registro de formulários; gerenciamento de prontuários, preservando a segurança de dados dos doadores e receptores.

As operações na América Latina têm como desafios:

  • Captura de medições de instrumentos industriais (América Central): busca por um sistema para digitalizar as medições de instrumentos por meio de fotografias, o que gera alertas à medida que ocorrem desvios de especificações.
  • Precificação ágil a partir de preços de insumos atualizados diariamente (Argentina): busca por uma ferramenta capaz de considerar o preço diário dos insumos, permitindo ajustes na política de preços e calculando a margem de lucro para cada preço estipulado.
  • Integração e visualização de dados comerciais setorizados (Bolívia): busca por uma ferramenta que integre de forma unificada os dados de cada distribuidor, como estoque, vencimento e venda de produtos, farmácias atendidas etc. 
  • Targeting e segmentação de perfis de médicos para melhoria de atendimento (Chile): busca por um sistema que, a partir de informações relativas aos médicos atendidos e de informações oriundas de bases de dados de prescrição de medicamentos, ofereça uma interface de visualização de dados orientada ao processo de estratégia promocional.
  • Gestão informatizada de compra de insumos para produção (Chile): busca por uma ferramenta que colabore com a gestão dos processos contidos no fluxo de compras de insumos de produção  etc. 
  • Pesquisa e processamento de dados da base de aprovações de novas moléculas (Colômbia): busca por um software capaz de pesquisar casos históricos, desde pedidos de aprovação da agência até moléculas em estudo. 
  • Transcrição automática de pedidos de clientes (Colômbia): software que realize a leitura automática do texto dos pedidos de venda e transfira para os sistemas adotados.
  • Plataforma de conteúdo e ferramentas científicas voltada aos médicos (Equador): busca por uma plataforma voltada aos médicos, que possua seções como divulgação de informações científicas, promoção de campanhas, cursos de formação. etc. 
  • Gerenciamento de qualidade automatizado (México): busca por um sistema de gerenciamento de todos os processos e documentações ligadas à qualidade, alinhado à norma mexicana NOM-059. 
  • Intercâmbio de conteúdo de Marketing (Paraguai): busca por uma plataforma com interface intuitiva, que permita à equipe de cada país disponibilizar peças publicitárias, pesquisas de mercado, abordagens adotadas, experiências positivas e aprendizados a serem acessadas por equipes Eurofarma de outros países.
  • Sistema automatizado de tracking de fatura (Peru): busca por uma solução amplamente automatizada que facilite a gestão de processos envolvidos desde o faturamento de pedidos de venda até o recebimento do produto pelo cliente. 
  • Plataforma de adesão (Uruguai): Implantar plataforma de atendimento médico com funcionalidade de envio automático de receitas a farmácias próximas ao paciente, oferecendo um serviço mais ágil e conveniente.

Para saber mais, acesse eurofarmasynapsis.com.br. Lá também é possível encontrar o formulário de inscrição. Inscreva-se agora! 

 

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: