APRESENTA
APRESENTA

Germinar, programa de open innovation da M. Dias Branco, está com chamada aberta para edição 2023

Bárbara Caldeira - 3 maio 2023
Fernando Bocchi, diretor de P&D da companhia, fala sobre a 5ª edição da iniciativa, que passa a contar com três rodadas por ano. As inscrições para a primeira de 2023 terminam nesta sexta, 5 de maio.
Bárbara Caldeira - 3 maio 2023
COMPARTILHE

Se você está na região Sudeste do Brasil, provavelmente já comeu um biscoito — ok, talvez uma bolacha — da marca Piraquê no café da manhã. Agora, se está no Nordeste, são grandes as chances de ter degustado um bolo feito com farinha de trigo da Finna, líder no segmento nesta região.

As duas marcas têm algo em comum: fazem parte da M. Dias Branco, empresa de alimentos que registra 32% de market share em algumas categorias no país, como massas e biscoitos. Com 70 anos de história, a companhia está presente em todo o território nacional e exporta para mais de 40 países.

Para garantir que tudo isso funcione da melhor forma, a M. Dias Branco investe em inovação aberta para resolver desafios internos. O Germinar, programa de open innovation da organização, acaba de chegar à 5ª edição e busca startups para conexão e novas oportunidades de parceria.

“O programa auxilia na consolidação da cultura de inovação na empresa, mas o objetivo maior é gerar negócios”, explica Fernando Bocchi, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da gigante de alimentos.

Para ele, a estrutura verticalizada da M. Dias Branco, o portfólio com produtos específicos por região e a aquisição de empresas que complementam a atuação no mercado são exemplos que evidenciam o quanto a inovação faz parte da essência da companhia.

A edição de 2023 do Germinar conta com uma novidade: serão três rodadas com desafios diferentes ao longo do ano. A primeira apresenta três oportunidades e recebe inscrições até sexta, 5 de maio.

Que tal inscrever a sua startup na primeira rodada da 5ª edição do Germinar? Clique aqui.

Disseminando a cultura de inovação

Para Fernando, a experiência que a M. Dias Branco adquiriu nas edições anteriores com o ecossistema de inovação proporcionou aprendizados e mais maturidade para a edição em aberto. Isso impactou a etapa de seleção dos desafios, por exemplo:

“A principal mudança neste ano foi transformar o Germinar em um programa contínuo e mais abrangente, envolvendo várias áreas da empresa. Qualquer colaborador poderá inscrever um desafio que esteja alinhado à estratégia do negócio e que possibilite uma solução via inovação aberta”

O diretor explica que, para o primeiro ciclo do Germinar 2023, a M. Dias Branco fez workshops envolvendo várias áreas, compartilhando a estratégia do negócio e criando uma página no Workplace destinada ao recebimento dos desafios sugeridos pela equipe.

“Experimentamos um novo modelo de captação e tivemos muito sucesso, mensurado pela boa recepção, adesão e grande quantidade de propostas inscritas logo nas primeiras semanas após abertura”, diz Fernando.

Ele afirma que o time se engaja no programa e participa de todas as etapas, incluindo a escolha das startups e validação do projeto. “Muitas das áreas que já participaram de edições anteriores do Germinar mantêm a inovação aberta em sua rotina, o que mostra o sucesso do programa em disseminar essa cultura”, conta.

Além do Germinar, a M. Dias Branco desenvolve outras iniciativas voltadas para a inovação, como projetos da área de Operações, focados na Indústria 4.0 envolvendo machine learning, algoritmos e análises preditivas, e o Unitalk, que oferece, via Universidade Corporativa, palestras educativas com foco em inovação para toda a equipe.

Relacionamento com as startups: novos olhares

Fernando acredita que o relacionamento com startups é muito rico tanto para a M. Dias Branco quanto para os empreendedores em fase de escala dos seus negócios:

“Para nossa empresa, é uma forma rápida de testar uma inovação e, dando certo, escalar, além de envolver o time com novas metodologias e formas de trabalho, ampliando o conhecimento. Para as startups, é a possibilidade de testar sua tese, de se relacionar com diversas áreas e ser potencial parceira de uma grande empresa”

Até hoje, 17 empresas foram selecionadas para contratação, parceria ou investimento pela companhia. A intenção do programa é estabelecer novos negócios e alianças.

“Temos muito cuidado na seleção dos desafios, no alinhamento com a estratégia da empresa e na disponibilidade do time que tocará os projetos com as startups”, pontua o diretor, frisando que a parceria só é mútua se gera valor real para os dois lados.

Fernando ressalta ainda que, além das startups, a M. Dias Branco vem realizando pilotos com pesquisadores, universidades e com outros centros tecnológicos, como o SENAI-CE e o CIMATEC-BA. “Buscamos o desenvolvimento de inovações em conjunto, alavancando oportunidades para a empresa e para a comunidade.”

Três novas oportunidades de parceria em 2023

Na primeira rodada da 5ª edição do Germinar, a M. Dias Branco convida as startups a se conectarem com os seguintes desafios:

1. Inteligência no planejamento de Demanda/Vendas

O primeiro desafio se relaciona com a integração de dados entre as áreas de logística, indústria e comercial da M. Dias Branco.

Como a previsão de demanda e vendas não tem, hoje, uma inteligência associada, a variabilidade entre os dados previstos e reais é um gargalo. A empresa busca soluções que envolvam a modelagem, predição e análise de dados correlacionando variáveis e gerando insights a partir de dados históricos tanto externos quanto internos.

Assim, será possível potencializar a eficiência nas operações de abastecimento e transferência, além de alavancar a assertividade do plano de demanda e produção.

2. Solução para diversificação da Matriz Energética

O segundo desafio está localizado na vertical de sustentabilidade e busca reforçar a responsabilidade com políticas relacionadas a este tema dentro da M. Dias Branco.

Uma das fontes de energia utilizadas dentro da matriz energética da empresa é o gás natural, e a companhia quer realizar a transição para outras fontes alternativas sustentáveis.

Os resultados esperados para este desafio são a redução das emissões de gases de efeito estufa e, também, de custos dentro da operação.

3. Otimização no processo de prototipação de produtos e embalagens

O último desafio da primeira rodada busca soluções para prototipagem de novos produtos e embalagens. O processo envolve aprendizados que, atualmente, ficam restritos aos pesquisadores da área de P&D.

A M. Dias Branco quer criar uma base de dados inteligente e lançar inovações no mercado de forma cada vez mais ágil e eficiente e, para isso, busca tecnologias que envolvam a modelagem e a análise de dados, através de inteligência artificial e machine learning, que sejam capazes de utilizar a base interna e/ou externa e sugerir novas formulações e condições de processos baseados no aprendizado dos testes anteriores.

Primeira rodada fecha inscrições nesta sexta, 5/5

A equipe da M. Dias Branco está animada com a 5ª edição do Germinar e aguarda as inscrições das startups nos três desafios propostos até sexta, 5 de maio.
As duas rodadas que ainda serão realizadas em 2023 terão as datas de início anunciadas posteriormente.

O programa conta com a expertise da Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa que trabalha junto às empresas mais disruptivas do país.

Para inscrever a sua startup no Germinar, da M. Dias Branco, é só clicar aqui.

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: