APRESENTA

Glossário Mercado Pago: O que são adquirentes e subadquirentes?

Patrícia Büll - 18 dez 2018
O Mercado Pago é um subadquirente, agregando valor com tecnologia e serviços ao pagamento.
COMPARTILHE

Adquirentes e subadquirentes são daqueles termos que quase ninguém conhece o significado, mas que são imprescindíveis no dia a dia. Sem eles, especificamente, as operações com cartão não ocorreriam nem no varejo físico e nem no e-commerce.

“Adquirentes” são as credenciadoras (ou operadoras) de cartão de crédito. No mundo físico, são elas que fornecem as “maquininhas” responsáveis por receber o cartão e processar as operações de crédito ou débito. Elas recebessem uma “licença” das bandeiras de cartão (Visa, Mastercard, Amex, Elo etc) para fazer a intermediação com os bancos emissores – responsáveis por emitir o cartão, conceder o crédito e acessar o saldo na conta (no caso de débito). Cielo, Rede, GetNet e Stone são alguns exemplos de adquirentes que atuam no Brasil.

O subaquirente, por sua vez, não tem relação direta com as bandeiras e por isso utiliza os adquirentes para processar as transações. É o caso do Mercado Pago. Tanto no online (dentro de e-commerces) como no mundo físico com as maquininhas mobile.

Os subadquirentes agregam valor com tecnologia e serviços ao pagamento. A Point, por exemplo, embora receba pagamentos com cartão da mesma forma que o adquirente, introduz um modelo diferente com leitor mobile (tecnologia), amplia aceitação (tanto pequenas e médias empresas quanto pessoas físicas podem utilizar) e ainda oferece recebimento imediato (antecipação de crédito). Já no mundo online, trazemos uma solução completa de pagamento e segurança.

Imagine a seguinte situação: um consumidor navega pelo seu e-commerce e decide comprar algumas coisas. Na hora do pagamento, escolhe a opção cartão de crédito. Esse tempinho em que ele espera até que pagamento seja confirmado, é o intervalo necessário para que o Mercado Pago (subadquirente) entre em contato com a adquirente (credenciadora) e esta com o banco que emitiu o cartão para confirmar se há saldo ou algum impedimento para a sua realização. Só então o pagamento é confirmado. Na loja física, isso tudo acontece enquanto o cartão ainda está na maquininha.

Além da facilidade de integração do sistema com o lojista – o Mercado Pago, como subadquirente, oferece serviços como boleto integrado – todo o processo é focado na segurança dos dados. Afinal, um dos fatores mais importantes para ter sucesso com vendas na internet é oferecer a melhor experiência de compra possível ao usuário. E, é isso que o Mercado Pago proporciona, em todas as fases do processo.

* Com a consultoria de Tiago Godoi, head de Wallet no Mercado Pago

O Mercado Pago está pronto para te ajudar a comprar e a vender. Clique aqui e descubra tudo o que podemos fazer por você.

Mercado Pago - Banner Draft v1

613 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE