APRESENTA

Qual a diferença entre um banco e uma financeira?

Jacilio Saraiva - 17 jul 2019
COMPARTILHE

Financeiras e bancos são bem mais parecidos do que se imagina. “Na verdade, há mais similaridades do que diferenças”, explica Tadeu Silva, presidente da financeira Omni, uma das instituições participantes da fintech PoupaBrasil, há 25 anos no mercado e com 4,7 milhões de clientes ativos.

Bancos e financeiras concedem empréstimos para pessoas e empresas, ambos são regulados pelo Banco Central e ambos emitem investimentos. As financeiras podem emitir LCs (Letras de Câmbio) e RDBs (Recibos de Depósito Bancário). Já os bancos oferecem outras opções, como CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCIs (Letra de Crédito Imobiliário), LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio), entre outros. Mas, nos dois casos, os clientes sempre podem fazer aplicações com segurança. “Todos os investimentos são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC)” , diz Silva.

O FGC é uma entidade de proteção a correntistas e investidores que garante que suas aplicações estão seguras mesmo em eventos extremos, como a falência de uma instituição financeira.

Na ponta do lápis, a principal diferença entre financeiras e bancos é que o segundo oferece conta-corrente e rede de agências. Confira no infográfico abaixo as semelhanças e diferenças entre as duas instituições:

Conheça mais o PoupaBrasil, faça uma simulação e invista com excelente rentabilidade em títulos de renda fixa com a segurança do Fundo Garantidor de Créditos. Clique aqui.

Sobre o PoupaBrasil Investimentos – Somos uma fintech de investimentos, o único marketplace especializado em renda fixa no Brasil, que reúne instituições financeiras que oferecem oportunidades de investimentos com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e registro na B3. Criado há três anos, O PoupaBrasil tem por objetivo democratizar o acesso da grande maioria dos brasileiros – que hoje estão limitados ao modelo da caderneta de poupança – a novas oportunidades com a mesma segurança e excelente rentabilidade.

 

127 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: