APRESENTA
APRESENTA

“A Scania busca soluções disruptivas e quer se aproximar das startups, empresas jovens e inovadoras”

Bárbara Caldeira - 2 maio 2023
Fabricio Babler, diretor de Tecnologia da Informação da Scania, empresa que é referência mundial em soluções em transporte sustentável, fala sobre o programa de inovação aberta que acaba de ser lançado. As inscrições para a primeira rodada terminam em 05 de maio.
Bárbara Caldeira - 2 maio 2023
COMPARTILHE

Caminhões pesados, ônibus, motores industriais, marítimos e de geração de energia. É, o portfólio da Scania, empresa de origem sueca que há mais de 130 anos produz soluções em mobilidade, é bem diversificado.

A companhia, que está presente em mais de 100 países, acaba de lançar seu programa de inovação aberta no Brasil, o Inovação em Movimento, que busca conexão com o ecossistema de startups.

“A cultura da inovação está inserida em todas as frentes e áreas da empresa. Seguimos de olho em soluções disruptivas e queremos nos aproximar de empresas jovens e inovadoras para ampliar essa trajetória”, afirma Fabricio Babler, diretor de Tecnologia da Informação da Scania.

Ele explica que a indústria de transportes está se transformando rapidamente e, para impulsionar a mudança para soluções mais limpas, seguras e inteligentes, o negócio precisa ser capaz de inovar de forma ágil. É neste contexto que nasce o Inovação em Movimento:

“O programa chega para levar a cultura da inovação para fora de nossas estruturas. É uma oportunidade mútua para a Scania se conectar com o ecossistema de startups e que elas possam se conectar com uma multinacional que nasceu na Suécia, um dos berços da inovação no mundo, e tenha a chance de desenvolver e testar projetos, soluções ou tecnologias em conjunto para possíveis parcerias”

A primeira rodada do programa, com três desafios estratégicos para a Scania, está com inscrições abertas até 05 de maio.
O Inovação em Movimento conta com a expertise da Innoscience, consultoria que é referência em inovação corporativa e parceira das empresas mais inovadoras do Brasil.

Que tal inscrever sua startup na primeira edição do Inovação em Movimento? Clique aqui.

“Negócios responsáveis se fortalecem a partir da intersecção de tecnologia, transformação digital e inovação”

Fabricio conta que a Scania vem trabalhando com outras iniciativas focadas no desenvolvimento de pessoas e na ampliação da cultura da inovação dentro e fora da empresa que dialogam com a novidade.

“O Inovação em Movimento reforçará essa dinâmica, uma vez que também vai permitir que nossos times interajam e troquem experiência com as startups e vice-versa”, pontua.

A companhia já possui uma estrutura sólida de inovação. Na frente de Pesquisa e Desenvolvimento, por exemplo, a empresa trabalha em colaboração com universidades, faculdades e parceiros estratégicos para manter uma ampla base de competências e seguir liderando o setor de transporte e logística.

As startups, assim, entram como mais uma parte dessa rede formada pela Scania, reforçando a cultura de inovação. “Com o programa, reiteramos o incentivo à flexibilidade e à curiosidade na nossa companhia, promovendo uma mentalidade ágil e intraempreendedora”, diz.

O Inovação em Movimento foi o modelo encontrado para fomentar o mindset de inovação, agilidade e transformação digital para melhoria dos processos. A Scania entendeu que interagir e criar parcerias com o ecossistema de startups agrega ao negócio e estruturou, com a Innoscience, a iniciativa.

Para o diretor, negócios responsáveis, como a Scania, se fortalecem a partir da intersecção de tecnologia, transformação digital e inovação. “Estes elementos são a chave para que as startups compreendam e trabalhem as oportunidades elencadas nos três primeiros desafios do Inovação em Movimento”.

“Mais do que dores a serem resolvidas, criamos o programa pensando em oportunidades”

Fabricio explica que os desafios escolhidos para a edição de estreia do Inovação em Movimento estão ligados ao propósito da Scania, que é liderar a transformação rumo a um ecossistema de transporte e logística sustentável.

“Somos constantemente desafiados a buscar soluções que sejam boas para nosso business, para as pessoas e para o planeta. Para a Scania, ser um negócio responsável significa compreender e gerenciar esses impactos em todas as etapas da nossa cadeia de valor, desde a maneira como obtemos materiais até o fim da vida útil de nossos produtos”

O diretor ressalta que a Scania investe significativamente em tecnologia para viabilizar soluções de mobilidade coerentes com o propósito. “Ela é uma ferramenta que conduz a estratégia da empresa e está presente em todas as áreas e processos: desde as operações industriais até a entrega e a utilização dos veículos, passando pelas áreas de vendas, administrativas e financeiras”.

A digitalização, por exemplo, é uma das frentes priorizadas no Inovação em Movimento. “Ela tem um grande impacto no ecossistema do transporte sustentável e está na estratégia 2025 da Scania, sendo uma realidade no cotidiano da empresa”, conta Fabricio.

Os três desafios de estreia do Inovação em Movimento são dedicados a premissas bem estabelecidas na companhia, como a análise de dados para aprimorar processos e melhorar custo, desempenho, agilidade e sustentabilidade nas linhas de produção.

“Mais do que dores a serem resolvidas, criamos o programa pensando em oportunidades que nos permitissem abrir esse canal de diálogo e conexão com as startups”, pontua o diretor.

Três desafios, três oportunidades

Na edição de estreia do programa, as startups brasileiras são convidadas a se conectarem aos seguintes desafios:

1. Demanda de volume baseada em dados

O primeiro desafio está relacionado à previsibilidade da demanda para planejamento da produção. A empresa não trabalha com estoque de produtos e, por esse motivo, a produção é organizada a partir do feeling de volume indicado pelas unidades comerciais.

Porém, é possível aumentar a acuracidade do planejamento por meio do cruzamento de diferentes variáveis internas e externas, como análise de dados históricos e demanda real de mercado.

Assim, neste desafio, a Scania busca soluções capazes de analisar informações de diferentes fontes (dados) para impactar positivamente a previsibilidade da demanda e o processo produtivo.

2. Gerenciamento ambiental em tempo real

Um dos comprometimentos da empresa é com um ecossistema de transportes e logística sustentável. Por isso, um desafio voltado para o consumo de insumos na primeira edição do programa se fez prioridade.

O monitoramento do consumo de energia elétrica, gás e água da Scania é feito, atualmente, de forma macro e mensal. O desafio convida as startups a apresentarem soluções de acompanhamento individual, segmentado e em tempo real dos indicadores.

Assim, a empresa será capaz de fazer análise crítica, detectar possíveis desvios, tomar decisão de processos e realizar estudos de eficiência e otimização a partir dos dados coletados. A ideia é que a tecnologia apresente as informações reunidas de forma visual e de fácil entendimento.

3. Gestão do fluxo de pedidos

O terceiro desafio envolve o fluxo de pedidos dos muitos produtos que a Scania comercializa. Desde o recebimento até a entrega final, são várias etapas, validações e alterações por conta da alta variabilidade de especificações.

A empresa busca uma solução para monitorar com precisão o tempo para execução de cada uma dessas fases, antecipando possíveis gargalos e alterações nos pedidos, garantindo a qualidade e o tempo de entrega final do produto.

Ainda, que consiga realizar um comparativo de dados históricos das especificações das ordens com o que foi demandado anteriormente.

De olho nas datas

As inscrições para a edição 2023 do Inovação em Movimento terminam em 05 de maio e, na sequência, no dia 22, acontece o One on One com as startups selecionadas pelos times do projeto.

Em junho, a Scania e a Innoscience fazem uma imersão com as selecionadas e afunilam o número de startups escolhidas para o piloto, que acontecerá de 03 de julho a 03 de outubro.

Inscreva sua startup no programa Inovação em Movimento, da Scania! É só clicar aqui.

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: