APRESENTA
APRESENTA

Inscrições abertas para o MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo da FIA

Luiza Lages - 30 ago 2022 Inscrições abertas para MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo da FIA
Com formação multifacetada e mais de 20 anos desde sua fundação, o curso tradicional da FIA é um dos únicos MBAs brasileiros com foco em inovação.
Luiza Lages - 30 ago 2022
COMPARTILHE

Estão abertas as inscrições para o MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo da FIA – Fundação Instituto de Gestão. Em sua 44ª turma, o curso já carrega uma história de mais de 20 anos com o ensino da gestão da inovação para profissionais de diversas áreas e setores do mercado – e é um dos únicos MBAs brasileiros especializados na temática.

Um dos cursos mais tradicionais da FIA, o MBA se renova a cada turma. Com uma grade  específica da gestão da inovação e do empreendedorismo, além de disciplinas como marketing, estratégia, operações, finanças e gestão de pessoas,  o MBA oferece uma formação horizontal e multifacetada, que percorre um escopo de negócios amplo, característico dos processos de inovação e empreendedorismo. Se antes a responsabilidade pela inovação era vista associada à área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), hoje, sabe-se que a gestão de novos produtos e processos depende de toda a empresa.

“Agora entendemos que a inovação abrange toda a empresa. Nas grandes corporações e nas empresas intensivas em novas tecnologias,  a área de P&D é a que dá o maior suporte, desde o desenvolvimento do conceito até chegar a um protótipo. Já na fase de  implementação, é fundamental o apoio e a participação intensa de todas as áreas: logística, financeira, jurídica, RH, marketing, entre outras”, diz o coordenador do curso Isak Kruglianskas, fundador e coordenador de projetos e do Progesa FIA – Programa de Gestão da Sustentabilidade da FIA.

 

CONEXÕES E GANHO DE REPERTÓRIO

Isak Kruglianskas, coordenador do MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo

Isak Kruglianskas, coordenador do Progesa FIA, explica que o MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo atende a uma gama grande de profissionais.

Assim, apesar do MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo ter nascido com a abordagem tradicional da inovação e do empreendedorismo, focado na administração de P&D, aos poucos foi ganhando um enfoque sistêmico. Hoje, segundo o professor Isak, o curso atende a uma gama grande de profissionais:

“A rigor, interessa a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos no processo da inovação e do empreendedorismo. O curso é pensado para qualquer profissional, desde que entenda que a inovação, o empreendedorismo e o intraempreendedorismo são imperativos para a sobrevivência e a perenidade de qualquer organização.” 

Sendo um curso voltado para profissionais tão diversificados, o MBA tem um histórico de turmas compostas por alunos com formações e experiências muito variadas, como advogados, médicos, engenheiros e comunicadores, entre outros perfis. Professores e alunos relatam que essas diferentes bases profissionais levam a discussões ricas e aprendizados valiosos. Tudo isso torna o curso um ponto de encontro para as pessoas desenvolverem ideias, se conectarem e construírem comunidades.

Entre os debates com pessoas vindas de contextos profissionais tão diversos e uma grade curricular ampla, ministrada por um corpo docente que une vivência acadêmica e de mercado, o MBA contribui para que o aluno desenvolva a capacidade de estabelecer conexões entre assuntos, pessoas e ideias. Para o professor Isak, é uma característica que leva ao enriquecimento do repertório dos participantes, algo que outros cursos, menos multifacetados, não propiciam de forma tão eficaz. 

“O profissional que tem mais repertório passa a ser visto por chefes e dirigentes como candidato com maior potencial para promoções ou para ser atraído pelas empresas nos processos de recrutamento. Pessoas com essa capacidade se tornam profissionais mais competitivos.”

 

NOVO OLHAR SOBRE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

Marcelo Moraes, CEO NetZero

Os aprendizados no MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo da FIA serviram de base para o trabalho de Marcelo Moraes, hoje CEO do NetZero.

Administrador de empresas, especialista em marketing e CEO do NetZero, Marcelo Moraes foi aluno do MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo da FIA em 2012. Na época, ele entendeu que precisava se reciclar e aprender novos conceitos ligados à inovação e à construção de novas iniciativas, produtos e serviços. Ele conta como a experiência no MBA foi transformadora:

“O que mais me chamou a atenção foi a provocação para que eu como profissional revisitasse meus conceitos. Os temas e as discussões foram muito transformadores em relação a abrir novas perspectivas e a repensar o comportamento das pessoas, o papel da inovação e como fazer a implementação de uma estratégia efetiva de inovação.”

Os aprendizados durante o curso serviram de base para o trabalho de Marcelo no Estadão, onde se tornou diretor de marketing e projetos especiais e liderou a criação do Media Lab Estadão, plataforma de inovação com diversos projetos do grupo. Para ele, foi uma experiência que impulsionou sua carreira, mas que vai muito além do aspecto profissional.

A experiência de Marcelo não é isolada, e, segundo o professor Isak, é um tipo de relato compartilhado entre diversos alunos que passaram pelo mesmo curso da FIA. Segundo eles, o MBA ampliou a visão sobre o mundo dos negócios, especialmente no que tange à inovação e ao empreendedorismo.

“Essa é a grande contribuição do curso: abrir a cabeça dos alunos. É um curso que amplia a visão do profissional de tal modo que a pessoa fica mais preparada para o mercado. Isso impacta diretamente na capacidade de contribuir de forma mais eficaz e impactante no negócio, onde quer que esteja trabalhando.”

 

ENSINO E CORPO DOCENTE

Isak lembra ainda que a ampliação de repertório e o conjunto de habilidades sociais e comportamentais vêm associados ao ensino de diversas técnicas, conceitos e competências. No MBA, há uma grande participação dos alunos por meio de aulas expositivas, palestras, aulas práticas, estudos de caso e trabalhos em grupo – tudo comandado por professores qualificados e uma coordenação próxima e presente.

Ao longo desses 20 anos, o MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo da FIA consolidou a construção de um corpo docente que conjuga experiência prática com conhecimentos acadêmicos. Os professores responsáveis pelas disciplinas, com mestrado ou doutorado, são também profissionais atuantes no mercado, que vivem no dia a dia a inovação e o empreendedorismo. Eles se dividem ao ministrar cada uma das disciplinas do curso, de modo que cada um contribua com os temas em que tenham maior domínio. Assim, segundo Isak, cada professor pode oferecer o seu melhor:

“São escolhidos para que deem aulas dentro de determinadas temáticas, sempre aproveitando a sua experiência profissional. É uma composição docente multifacetada.”

Também são realizadas simulações e jogos de empresas, intercâmbio de experiências e a elaboração do projeto de conclusão do curso, que conta com uma modalidade gamificada. Todos os conceitos e técnicas estudados durante o MBA podem ser aplicados à realidade de cada aluno e ajudam no desenvolvimento de atitudes empreendedoras – e o repertório ganho é, assim, direcionado para as necessidades específicas dos profissionais.

O MBA oferece ainda a possibilidade de participação de forma intensa e imersiva em cursos internacionais, de forma presencial, em universidades do exterior. Durante uma semana, os alunos participam de um módulo focado em gestão da inovação e do empreendedorismo na instituição parceira, além de visitarem empresas e outras organizações de um ecossistema de inovação e de empreendedorismo. Lorena Lima, gerente de produto do Itaú Unibanco foi aluna do MBA e conta sobre a imersão internacional:

“O curso na Bentley University foi uma experiência única em toda minha jornada de formação e conhecimento. Conhecer o MIT – Massachusetts Institute of Technology e estar presente em um dos maiores centros de inovação do mundo me fez ter a certeza de que iremos revolucionar o nosso mercado.”

 

INSCRIÇÕES PARA O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 12 de setembro, quando as aulas se iniciam. A seleção se baseia na análise de currículo para verificação da aderência do perfil do aluno ao curso e entrevista pessoal. Para a turma 44, a FIA está oferecendo 30% de desconto sobre o valor do MBA até 2 de setembro.

O MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo da FIA é oferecido em duas modalidades: presencial e EAD ao vivo. O aluno deve optar por uma das modalidades durante a inscrição, mas, caso eventualmente necessite, pode fazer a aula remota ou, se estiver em São Paulo, pode assistir a algumas aulas presencialmente.

Faça sua inscrição!

510 Total Views 3 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: