Nome:
isCOOL.
O que faz:
A startup criou uma plataforma que organiza palestras e workshops de curta duração. O usuário preenche um formulário sobre o evento e a isCOOL cuida dos preparativos.
Que problema resolve:
O maior objetivo é desburocratizar a educação, facilitando o acesso do público a eventos de conteúdo interessante, com recursos multimídia e variedade de espaços na região sul do Brasil.
O que a torna especial:
O fundador considera a empresa uma “escola sem estrutura física fixa e sem professores”, que utiliza espaços físicos ociosos para realizar suas atividades. Para os palestrantes, a isCOOL oferece, além de estrutura, uma variedade de pacotes com diferentes participação nos lucros.
Modelo de negócio:
As atividades promovidas pela plataforma são as fontes de receita. A isCOOL fica com um percentual do faturamento bruto de cada evento, que deve ter um número mínimo de inscritos e um valor mínimo de ingressos.
Fundação:
Maio de 2015.
Sócios:
Rodrigo Oneda Pacheco – Fundador
Perfil dos fundadores:
Rodrigo Oneda Pacheco – 26 anos, Blumenau (SC) – formado em Marketing e cursando Economia na FURB. Foi fundador do escritório da AIESEC em Blumenau, diretor do DCE da FURB e também do Rotaract de Blumenau. É organizador da Semana Global do Empreendedorismo, TEDx Blumenau e faz parte do InovaBlu, uma iniciativa que reúne pessoas engajadas para discutir problemas reais da cidade voltada a inovação e ao empreendedorismo. Hoje, também é analista financeiro na LKC Capital.
Como surgiu:
Rodrigo usou a sua experiência do terceiro setor, realizando palestras e workshops nas empresas onde trabalhava, para criar uma plataforma facilitasse esse eventos. Ele criou uma rede de estabelecimentos que pudessem ser usados em Blumenau, onde a empresa está sediada, e outros pela região sul do país. Três deles se tornaram locais recorrentes para realizar as palestras. Os projetos começaram a aparecer quando o site isCOOL foi aberto para inscrições.
Estágio atual:
Não há escritório próprio. A empresa deve abrir uma sede em 2016. Com seis meses em operação, ela realizou 22 atividades de 28 facilitadores, com 550 inscritos ao todo.
Aceleração:
Não buscam.
Investimento recebido:
O capital inicial foi de aproximadamente 5 mil reais.
Necessidade de investimento:
Ainda não há planos para um novo investimento.
Mercado e concorrentes:
Rodrigo diz que a plataforma tem uma aceitação positiva do mercado até agora, especialmente na região de Blumenau. O fundador da isCOOL vê como seus concorrentes as plataformas educacionais que promovem palestras e workhops online, como a EduK.
Maiores desafios:
Trabalhar a segmentação dos conteúdos e buscar por alunos nas atividades promovidas pela plataforma. A projeção, baseada no histórico dos primeiros meses de operação, é ultrapassar os 2 mil inscritos e 86 eventos.
Faturamento:
O faturamento em 2015 foi de 21 mil reais.
Previsão de break-even:
O break-even foi atingido em outubro.
Visão de futuro:
O objetivo da startup é “se tornar maior modelo de educação independente e alternativa de Santa Catarina até 2017 em números de inscritos, e expandir essa visão dentro por todo o sul do Brasil”, de acordo com fundador.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A plataforma ensina e incentiva mulheres a tirarem seus sonhos do papel e transformá-los em negócios rentáveis, por meio de workshops, cursos, eventos, divulgação, rede de apoio e incentivos financeiros.