O 99fórmulas ajuda os usuários a encontrarem a farmácia de manipulação com o melhor preço

Dani Rosolen - 20 fev 2019 Dani Rosolen - 20 fev 2019
COMPARTILHE

Nome:
99fórmulas.

O que faz:
É um marketplace que conecta pessoas com receitas de medicamentos ou suplementos manipulados a farmácias de manipulação.

Que problema resolve:
Para o usuário, encurta o tempo gasto no processo de cotação de manipulados assim como fornece várias informações para ele tomar a melhor decisão de compra (basta o cliente entrar na plataforma e enviar uma foto da receita). Para as farmácias, garante um novo canal de vendas atingindo clientes que normalmente não teria acesso.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a empresa consegue oferecer ao cliente final preços menores do que os praticados pelo mercado e disponibiliza informações completas sobre as farmácias de manipulação parceiras (como a data de fundação do estabelecimento, o rating desta farmácia dentro da plataforma, verificação diária da situação dos estabelecimentos junto com a Anvisa, entre outros). O 99fórmulas também faz cotações de suplementos manipulados, bem como remédios para pets e produtos homeopáticos.

Modelo de negócio:
O 99fórmulas cobra das farmácias uma taxa de serviço de 20% sobre cada transação. Para o consumidor final a plataforma é gratuita.

Fundação:
Março de 2018.

Sócios:
Clayton Oliveira — CEO
André Ghion — Fundador
Ronaldo Takahashi — Fundador

Perfil dos fundadores:

Clayton Oliveira — 26 anos, São José dos Campos (SP) — foi mobile developer da BovControl e cofundador e CTO da Marmotex.

André Ghion — 47 anos, Manaus (AM) — é formado em Administração de Empresas pela  UNIP, pós-graduado em pela FECAP e com Master in Business Integration pela UFRJ.  Foi VP de Business Alliances do Buscapé, CEO da Brandsclub (NASPERS),  Board Member da Marmotex e fundador da venture builder Move2 The Next Level.

Ronaldo Takahashi  43 anos, São Paulo (SP) — é formada em Engenharia Elétrica pela USP. Foi fundador do Buscapé e atua na venture builder Move2 The Next Level.

Como surgiu:
Clayton conta que o sócio Ronaldo foi a uma consulta e o médico indicou um remédio manipulado. Ao cotar com as farmácias, percebeu que era um processo repetitivo e trabalhoso, pois as farmácias enviavam as cotações em momentos diferentes e em formatos diferentes. Havia também muita dificuldade de encontrar farmácias de confiança. A partir disso, os sócios se reuniram para fundar o 99fórmulas.

Estágio atual:
Atualmente, o 99fórmulas fica dentro do escritório da Move2, na Vila Olímpia, em São Paulo. A startup tem cerca de 15 pessoas dedicadas de forma direta e indireta. Já realizou cerca de 30 mil cotações para mais de 10 mil usuários e conta com uma rede de cerca de 35 farmácias parceiras.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
Recebeu mais de 300 mil reais da Move2.

Necessidade de investimento:
A startup foi criada dentro da Move2, que é uma venture builder e atualmente é financiada por ela. Com o crescimento e amadurecimento da plataforma, a Move2 entende que em breve a startup entrará em uma nova rodada de investimentos, mas os sócios ainda não sabem avaliar o valor.

Mercado e concorrentes:
“O 99fórmulas atua em um setor bastante promissor, tanto pelo mercado, que foi um dos poucos que cresceu durante a crise, quanto pelo segmento de healthtechs. Cada vez mais, as pessoas estão buscando produtos e serviços que possam de alguma maneira se moldar ao seu perfil. Por outro lado, a velocidade de criação de medicamentos de prateleira é demorada, pois envolve grandes fabricantes. Nesse caminho, os produtos manipulados se destacam pois focam na individualização de forma mais rápida e mais barata”, conta Clayton. Como concorrentes, ele aponta a Memed e o Farmácias App.

Maiores desafios:
“O 99fórmulas atua em um mercado que ainda não se consolidou tanto em questão de rede, pois ainda é extremamente pulverizado, quanto em questão de cultura. O consumidor ainda está acostumado a cotar em cada farmácia antes de comprar. O desafio é oferecer uma solução para isso em um tempo de implementação bastante curto. Outro desafio é tornar a startup conhecida e ganhar credibilidade com o serviço que ela oferece”, conta o CEO.

Faturamento:
A expectativa é que a plataforma gere em torno de 5 milhões de reais em negócios em 2019.

Previsão de break-even:
2020.

Visão de futuro:
“Nos próximos 12 meses, o 99fórmulas pretende intensificar a taxa de conversão para ter um business suportável economicamente, aumentar a integração com as farmácias de manipulação, ganhando escala operacional, e produzir BI sobre o consumo e produção de manipulados, com um futuro report para o mercado”, afirma Clayton.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: