O Zanzant gerencia (e pode diminuir) o tempo que clientes passam na fila de lojas

Dani Rosolen - 11 set 2017 Dani Rosolen - 11 set 2017
COMPARTILHE

Nome:
Zanzant.

O que faz:
É um aplicativo para gerenciamento e otimização do tempo de espera em filas de estabelecimentos comerciais e empresas prestadoras de serviços.

Que problema resolve:
Para o usuário, diminui o tempo que passaria em filas. Para os estabelecimentos, diminui perdas por produtos abandonados em carrinhos e ajuda a organizar a circulação de pessoas.

O que a torna especial:
O app dá aos clientes a opção de usarem o tempo de espera no caixa.

Modelo de negócio:
O Zanzant pretende lucrar de três formas: licenciamento do hardware e do software para estabelecimentos, cobrança de uma assinatura mensal de manutenção e venda de espaço para publicidade.

Fundação:
Maio de 2016.

Sócios:
Lara Velho — CEO
Paulo Rezende — CPO
Igor Lins e Silva — CTO
Dominique Deschatre — Desenvolvimento
Marcelo Ayres — Relações Empresariais

Perfil dos fundadores:

Lara Velho — 44 anos, Rio de Janeiro (RJ) — é pós-graduada em Administração pelo Instituto COPPEAD/UFRJ e tem especialização em Inovação pela San Diego University. Trabalhou com direção e produção no Canal Brasil e atua na produtora Terra Brasilis Filmes.

Paulo Rezende — 58 anos, Rio de Janeiro (RJ) — é formado em Engenharia pela Universidade Santa Úrsula e pós-graduado pelo Instituto Militar de Engenharia. Trabalhou como desenvolvedor de hardware na Marinha e há mais de 20 anos é sócio da ECCE Marketing e Empreendimentos.

Igor Lins e Silva — 26 anos, Rio de Janeiro (RJ) — é mestrando em Engenharia Elétrica na PUC. Trabalha como desenvolvedor na Rede Entropia de Inovação e Empreendedorismo.

Como surgiu:
A ideia veio em uma fila. Onde mais poderia ser? Lara Velho entrou em uma loja de cosméticos, escolheu alguns produtos e se dirigiu ao caixa, com dois clientes na sua frente. O cartão de um deles apresentou problema e o tempo de espera aumentou. Os próximos a serem atendidos eram mãe e filha. Uma delas aproveitou a demora para continuar circulando pela loja. Voltou cinco minutos depois com mais três produtos. “Eu pensava que, se não estivesse presa naquela fila, também estaria ‘zanzando’ livremente pelo estabelecimento”, conta Lara. Convencida de que as filas de espera representam perda de oportunidades de vendas para os lojistas, além de um transtorno para os clientes, ela decidiu criar um app para enfrentar o problema.

Estágio atual:
O Zanzant tem um escritório no centro do Rio de Janeiro e o aplicativo roda nos sistemas iOS e Android.

Aceleração:
A startup é acelerada pela StartUp Rio e foi selecionada pela International Accelerator, uma aceleradora americana de Austin, no Texas.

Investimento recebido:
Os sócios fizeram um investimento próprio de 50 mil reais e receberam um aporte externo do programa StartUp Rio de 95 mil reais.

Necessidade de investimento:
Os empreendedores têm planos de buscar investimento para a escalada da empresa, mas primeiro querem conquistar clientes.

Mercado e concorrentes:
Existem propostas semelhantes no mercado, como o Styme, que organiza filas em restaurantes, e a ToLife, que faz o mesmo em pronto-socorros. “O mercado é promissor, já que hoje 84% dos consumidores fazem compras munidos de um smartphone e as filas de espera estão entre os itens que mais desagradam os clientes”, diz a CEO.

Maiores desafios:
“Nossos maiores desafios são entrar no mercado e conseguir clientes pagantes”, diz Lara.

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
Fevereiro de 2018.

Visão de futuro:
“Vemos o Zanzant como um produto altamente escalável, não só no Brasil como no exterior, pois resolve um problema que afeta a todos em vários locais do mundo”, afirma a CEO.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.

COMPARTILHE

Confira Também: