APRESENTA
APRESENTA

Conexão e oportunidade: Open Dexco é criado para estreitar laços entre companhia e startups

Mariana Alencar - 31 mar 2022Em parceria com Innoscience, Dexco lança programa de inovação aberta, focado em conexão com startups; as inscrições vão até dia 02 de Maio. (Foto: Pixabay)
Em parceria com Innoscience, Dexco lança programa de inovação aberta, focado em conexão com startups; as inscrições vão até dia 02 de Maio. (Foto: Pixabay)
Mariana Alencar - 31 mar 2022
COMPARTILHE

Quando Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra enxergaram na fabricação de chapas de fibra de madeira no Brasil uma oportunidade de negócios, certamente eles não imaginavam que a produção resultaria em uma empresa moderna e comprometida com o bem-estar de seus clientes. Em 1950, ano em que a Dexco foi criada, “transformação digital” era um termo desconhecido, e “inovação” tinha outros significados. 

Hoje, sete décadas depois de sua fundação, a Dexco, por meio das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor,  oferece soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Recentemente, a companhia iniciou uma jornada digital tornando-se ainda mais digital, aberta e integrada.

Uma das ações que faz parte dessa transformação é a primeira edição do Open Dexco, seu programa de inovação aberta. Desenhada em parceria com a Innoscience, a iniciativa busca potencializar o processo de integração da empresa ao ecossistema de inovação por meio de parcerias com startups e scale-ups do Brasil. Para Daniel Franco, Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento de Negócios e Inovação, 

“O conhecimento no ecossistema externo é muito maior do que tudo que a Dexco consegue criar sozinha e neste sentido temos que aproveitar de programas como o Open Dexco para extrairmos o máximo do ecossistema empreendedor em benefício da materialização do nosso propósito de soluções para melhor viver.”

Conheça outros projetos de inovação aberta desenhados pela Innoscience.

Desafios e oportunidades 

O programa Open Dexco reúne 10 desafios que buscam otimizar e renovar os processos operacionais e negócios já existentes na companhia. São eles: 

  • Rastreabilidade de produtos na cadeia de produção: soluções para o desafio de rastrear produtos do segmento de louças ao longo do seu processo produtivo. 
  • Otimização do processo de produção de enfornamento de louças: soluções para definir a posição e configuração ótima de peças de louça a serem enfornadas de forma padrão. 
  • Inspeção e classificação automatizada de peças de louça em fase crua e queimada: soluções para inspeção automatizada e classificação de peças para identificar defeitos e anormalidades, segundo padrões de qualidade. 
  • Sistema inteligente para gestão de dúvidas tributárias e fiscais: soluções para atendimento a clientes e fornecedores para suporte tributário e fiscal. 
  • Gestão e captura de dados para inteligência comercial: solução para captura de dados de clientes e de mercado de forma automatizada, dinâmica e abrangente. 
  • Otimização do processo de requisição ao pagamento: soluções para aumentar a eficiência no processo de requisição ao pagamento para proporcionar melhores experiências aos fornecedores parceiros e usuários. 
  • Hub para gerenciamento de conteúdos de comunicação: soluções que possibilitem o acesso rápido e fácil a conteúdos de comunicação de forma segura e democratizada.
  • Gerenciamento de energia elétrica: soluções para o gerenciamento de energia permitindo avaliar estratégias de redução de consumo e otimização energética. 
  • Inspeção de equipamentos em locais de difícil acesso: soluções para automação da inspeção visual de nossos equipamentos em locais de difícil acesso. 
  • Monitoramento de processos: soluções relacionadas à inspeção da conformidade nas diversas etapas do processo produtivo de painéis de madeira

As startups selecionadas vão participar de um Pitch Day. Uma vez aprovadas, elas passarão por um período de imersão, no qual os times terão a oportunidade de cocriar o escopo de um piloto em conjunto com o time Dexco. Ao fim do processo, deverão executar um projeto piloto (ou prova de conceito) remunerado, em ambiente comercial, para validar a aderência de suas soluções às necessidades da Dexco. 

As startups participantes poderão, também, se tornar fornecedoras ou parceiras estratégicas da companhia. Para Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, essa é uma excelente oportunidade para startups se firmarem no mercado por meio da parceria com uma empresa de referência, como a Dexco. 

“A Dexco tem ativos que podem ajudar as startups a testar, validar e escalar suas soluções. A companhia reúne uma gama ampla de marcas e tem canais sólidos de distribuição. As startups que participarem do Open Dexco encontrarão um programa que conta com o envolvimento de diversas áreas. Trata-se de um programa para fazer negócios”. 

As inscrições para o Open Dexco estão abertas até o dia 02 de Maio. As startups interessadas podem aplicar pelo site do programa. Na segunda quinzena de maio será realizado o Pitch Day. Já a imersão acontece entre os dias 21 a 23 de Junho. O período de execução de projeto-piloto acontecerá no período entre 20 de Julho a 19 de Outubro. 

Clique aqui e inscreva-se já!

 

As inscrições para o Open Dexco estão abertas até o dia 02 de Maio.

 

1167 Total Views 2 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: