APRESENTA

Programa de aceleração da Nestlé seleciona MVPs e soluções prontas para a divisão Health Science até 15 de dezembro

Fernando Souza - 14 dez 2020
Em 2019, a primeira edição do Nestlé Beyond Food teve 130 startups inscritas e deu às duas vencedoras um contrato de desenvolvimento de soluções em nutrição médica.
COMPARTILHE

Até o dia 15 de dezembro, a Nestlé Health Science, divisão de produtos nutricionais tanto de uso clínico quanto de livre consumo da Nestlé, recrutará potenciais parceiros de inovação por meio de seu programa de aceleração Nestlé Beyond Food.

Na primeira fase, as startups serão selecionadas após uma busca do próprio Nestlé Beyond Food no ecossistema de saúde e nutrição e em hubs parceiros, como a Associação Brasileira de Startups de Saúde.

O programa é destinado a startups que já tenham um protótipo, produto ou serviço inovador na área de saúde e nutrição disponível no mercado, ou seja, ao menos um MVP (Produto Mínimo Viável) aperfeiçoado e validado.

As startups selecionadas realizarão um piloto com as suas tecnologias já desenvolvidas, em ambiente comercial, para validar a aderência dessas soluções às necessidades da Nestlé Health Science.

Não há restrições quanto ao local de origem da startup nem ao tipo de solução ou tecnologia empregada.

Concluído o período de pré-seleção (até 15/12), as candidatas passarão por um filtro que indicará, no dia 18/12, as aprovadas para o Speed Meeting (13/1/2021). Divulgadas as selecionadas dessa fase (no dia 14/1), as startups vão para o período de imersão (de 19/1 a 2/2), durante o qual criarão em conjunto com a Nestlé Health Science as provas de conceito no Canvas do piloto – o mapa visual da estrutura para a execução do projeto.

As escolhidas para o piloto serão anunciadas no dia 16/2, e, a partir de 1º/3, testarão a solução durante quase quatro meses com investimentos da Nestlé Health Service. Finalmente, no dia 30/6/2021, serão conhecidos os resultados para a formação de possíveis parcerias comerciais.

Para delinear as soluções buscadas, a Nestlé Health Science elencou cinco desafios voltados a promover uma maior eficiência operacional e ampliar os resultados da empresa:

• Ênfase na capacitação e desenvolvimento da força de vendas

Consiste na busca por uma solução on demand e gamificada, que proporcione adesão e UX, para a capacitação da equipe de vendas. Será usada para complementar os treinamentos tradicionais (presenciais ou remotos, de duração mais longa) e manter em evidência os tópicos que necessitem de atenção e reforço. O objetivo é elevar o nível de conhecimento e as habilidade técnicas da força de vendas em prol da execução com resultados.

• Incubadora de lançamentos: novos produtos e aceleração de processos

Busca o desenvolvimento de formatos e sabores que possibilitem a diversificação do portfólio e a ampliação do consumo de soluções nutricionais. Para acelerar a jornada de inovação de novos produtos, o processo requer tecnologias que colaborem com a idealização e prototipação até o lançamento no mercado.

• Plataforma de engajamento do público 50+

Procura-se uma solução que ajude a empresa a oferecer informações, conteúdo e ferramentas de engajamento para o público 50+, expandindo o pilar de serviços e reforçando o relacionamento da marca Nutren Senior com seu público.

• Gestão comercial preditiva

A solução deve integrar os dados internos (preço, mix, canais, entre outros) e externos em uma visão única, cruzando as informações e sugerindo os melhores cenários de estratégia mercadológica.

• Gôndola inteligente

Com o crescimento contínuo do portfólio da Nestlé Health Science e a limitação de espaço das gôndolas, nem sempre o consumidor está atualizado dos melhores produtos disponíveis para o seu perfil. Para resolver isso, a empresa busca uma solução diferenciada, interativa e empolgante que apresente todas as opções em uma “vitrine”. A ideia é proporcionar uma experiência única que aumente o engajamento com as marcas e permita a compra de qualquer item do portfólio.

Além da possibilidade de serem contratadas como fornecedoras ou parceiras da Nestlé Health Science sem nenhuma cessão societária (equity free), as startups que participarem do Nestlé Beyond Food vão vivenciar uma experiência focada na geração de negócios, sem a intervenção de mentorias, capacitações e eventos na agenda de trabalho.

O programa também é uma oportunidade para as startups testarem sua tecnologia em uma multinacional líder do setor, com a prova de conceito custeada pela Nestlé.

O Nestlé Beyond Food foi estruturado e é gerenciado pela consultoria Innoscience, especializada em transferir metodologia e expertise para grandes iniciativas de inovação. A empresa já realizou mais de 20 programas de conexão com startups, com os quais alcançou cerca de 2.500 inscrições, 150 pilotos aprovados e 70 contratos celebrados.

Fundada em 2011, a Nestlé Health Science está sediada na Suíça e tem mais de 5.000 colaboradores em 66 países. Líder no campo da ciência nutricional, conta com um amplo portfólio de marcas de suplementos, nutrição médica e saúde do consumidor – metade das quais dedicada a soluções prescritas clinicamente, metade voltada ao consumo de varejo, sem receita médica. Seu público vai de recém-nascidos a idosos, de esportistas que procuram melhorar o desempenho físico a pessoas que demandam cuidados nutricionais especiais por questões de saúde.

Em 2019, a primeira edição do Nestlé Beyond Food teve 130 projetos inscritos para concorrer a um aporte de R$ 1 milhão. Após duas fases de triagem, os projetos finalistas foram apresentados a uma banca de executivos da Nestlé Health Science, que deram a vitória à Meplis, do Rio de Janeiro, e à Insight Technologies, de São Paulo – ambas com seus projetos de nutrição médica em desenvolvimento, atualmente.

Nos últimos cinco anos, a Nestlé Health Science aumentou em dez vezes os investimentos para o fomento da inovação aberta, que hoje ultrapassam os 20 milhões de reais por ano nas operações no Brasil.

 

NESTLÉ BEYOND FOOD

De 15/12/2020 a 30/6/2021

• 15/12

Término da pré-seleção de startups

• 18/12

Divulgação das startups selecionadas para o Speed Meeting

• 13/1/2021

Realização do Speed Meeting

• 14/1

Anúncio das startups selecionadas para a imersão

• 19/1 a 2/2

Imersão nos desafios da Nestlé Health Science para cocriação de provas de conceito

• 16/2

Divulgação das startups selecionadas para o piloto

• A partir de 1º/3

Teste da solução ou tecnologia apresentada em ambiente da Nestlé Health Science

• 30/6/2021

Apresentação dos resultados para avaliação e possível parceria comercial com a Nestlé Health Science

2395 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: