APRESENTA
APRESENTA

Programa Village transforma vida de agricultores na Bahia

Mariana Alencar - 22 abr 2022Famílias que participaram do programa Village tiveram aumento de 230% em sua renda.
Famílias que participaram do programa Village tiveram aumento de 230% em sua renda.
Mariana Alencar - 22 abr 2022
COMPARTILHE

A agricultora Luzinete Freitas Leites viu a sua vida se transformar no último ano. Até 2019, toda a produção de seu pequeno espaço de terra era condicionado ao período de chuva. As dificuldades enfrentadas pela pequena produtora rural fizeram com que ela, inclusive, pensasse em desistir do cultivo de alimentos. Mas isso mudou. Em 2020, Luzinete e outros 16 pequenos produtores rurais de Barreiras (BA) conheceram o programa Village, do Instituto Mosaic em parceria com The Mosaic Company Foundation.

Trata-se de uma iniciativa de investimento social privado que tem como objetivo gerar prosperidade para o campo e riqueza para pequenas propriedades rurais. Com o intuito de apoiar produtores agrícolas, o projeto resultou em uma verdadeira transformação na vida de Luzinete.

“O Village nos orientou com a plantação de alho, feijão e de milho, por exemplo. A presença do programa em nossas vidas foi importante para nos ensinar como agir diante de certas situações. Por isso, tivemos uma produção maravilhosa”.

Com o aporte anual de R$ 1,5 milhão, o programa atua em três eixos para garantir o aumento de produtividade e renda das propriedades e qualidade de vida dos agricultores:

  • Assistência técnica e agricultura: visa a ampliação da produtividade da agricultura familiar e melhorar seu acesso ao mercado.
  • Educação: por meio de capacitações e da implementação de horta em escola rural, busca apoiar a realização de atividades curriculares.
  • Água: objetiva melhorar o acesso e utilização de água para o cultivo de alimentos.

Primeira parada: Barreiras (BA) 

O programa Village tem como base o modelo de investimento social que já existe há mais de 10 anos na Índia. No Brasil, a iniciativa foi adaptada para atender às demandas de produtores rurais com até cinco hectares de terras de regiões no cinturão de pobreza da agricultura.

O primeiro local escolhido para receber o programa no país foi a cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia. O município é conhecido pelo agronegócio e pelo alto potencial de produção na agricultura familiar. Entretanto, devido às condições climáticas da região e da falta de incentivos governamentais, o local é carente de assessoria técnica rural capacitada. 

Segundo Camila Bellenzani, diretora do Instituto Mosaic, a escolha da cidade baiana foi pautada em critérios que englobaram desde a localização até ao potencial de produtividade da região. Ela explica que 

“A seleção de Barreiras foi feita a partir da análise de várias cidades brasileiras. Durante o estudo, foram ponderados aspectos como: a atuação que existe da Mosaic Fertilizantes naquela região, a capacidade de gerar riqueza e o histórico de produção agrícola, tanto do grande produtor, quanto do pequeno produtor.”

Village na prática

O primeiro passo para execução do programa é a seleção das famílias que serão beneficiadas. O processo leva em conta aspectos como acesso a água, área produtiva, potencial produtivo, abertura do proprietário a receber orientações e conteúdo, desejo do proprietário em aumentar sua produção. Em seguida, são avaliadas as melhorias a serem adotadas nas técnicas de cultivo e nos sistemas de irrigação.

Os agricultores recebem, então, capacitações técnicas agrícolas e apoio para a melhoria na infraestrutura de abastecimento e distribuição de água das propriedades. Cada família recebe suporte e orientação por um ciclo de três anos, até que tenha independência e maturidade para continuar a gestão do negócio. 

Para atender ao eixo “Educação”, são realizadas capacitações de professores das escolas rurais da comunidade. Por meio da implementação de uma horta, os profissionais se tornam capazes de transferir os aprendizados para as crianças impactadas pelo projeto. Camila detalha que 

“O Village tem uma gestão robusta. Existe um parceiro técnico, contratado pelo Instituto Mosaic. Dentro dessa estrutura, nós temos engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, e toda uma equipe multidisciplinar que acompanha as ações em campo diretamente nas propriedades. Para cada etapa do desenvolvimento das ferramentas dentro da propriedade de cada família, agregamos um profissional específico que faz um gerenciamento de todo o processo.”

Ao fim do programa, as famílias participantes notam o aumento da produtividade da lavoura, com a diversificação de cultivo, a ampliação ao acesso à água, o fortalecimento da educação no campo e a melhoria dos ganhos financeiros.

 Ampliação da riqueza no campo 

 “O legado do Village é a prosperidade da agricultura familiar e do alimento. Quando levamos conhecimento para o campo, estamos valorizando nossa terra”, afirma Camila Bellenzani. Prova disso são os números que comprovam o sucesso do programa no Brasil. 

Durante o primeiro ano de implantação do programa, as famílias atendidas pelo Village, entre elas a de Luzinete, tiveram aumento de 230% em sua renda. Isso porque o acompanhamento técnico constante das lavouras fez com que a produção de alimentos na região fosse potencializada. A partir de 2021, o Village passou a atender mais 23 núcleos familiares de Barreiras e, neste ano, será ampliado para Balsas, no Maranhão. 

Assista ao vídeo a seguir e conheça mais sobre o Programa Village:

 

1208 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: