APRESENTA

Empreendedores contam como programas de inovação transformaram o ecossistema de startups do país

Bárbara Caldeira - 1 abr 2020
Inscrições para Ocyan Waves Challenge 2020, programa de inovação da Ocyan, estão abertas até 15 de maio
COMPARTILHE

Quantas startups existem no Brasil enquanto você lê esta matéria? Difícil precisar, mas segundo o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), pelo menos 10 mil.

Mais de 70% delas têm até 3 anos de operações. De todo o montante, 45% já participaram de programas de aceleração ou incubação. E como foi para quem começou a caminhada bem antes, desbravando esse mercado?

Maurício Fragoso, co-founder da Checklist Fácil, sabe dizer. O negócio se consolidou em 2013. Começou quando ele ainda era desenvolvedor e tocava uma agência que criava sites e sistemas personalizados.

“Um cliente nos contratou para resolver um problema relacionado a checklist em sua ampla rede de lojas”, lembra. Daí, nasceu a solução.

As inscrições para Ocyan Waves Challenge 2020 estão abertas. Conheça os desafios! 

 

NOITES EM CLARO E MUITOS “NÃOS”

Maurício Fragoso

Maurício Fragoso, co-founder da Checklist Fácil

Com a solução em mãos — ainda um rascunho —, Maurício e seus sócios, Rafael Laguna e Raul Zambelli (que aliás é pai de Rafael) partiram para as vendas. “A expertise do Raul foi decisiva, porque ele já tinha muita maturidade profissional e uma postura agressiva para os negócios”, pontua.

“Era uma fase intensa, eu virava a noite desenvolvendo. Quando começamos, não existiam programas de inovação e desafios para startups. A gente ia vender nossa solução de porta em porta”.

O empreendedor frisa que, antes, era muito mais difícil acessar um potencial cliente. E é por esse motivo que o co-founder da Checklist Fácil, que hoje opera em 16 países e tem mais de 500 clientes ativos, é entusiasta dos programas de inovação.

“Venho percebendo essa movimentação de 2018 para cá, e isso é muito positivo. Se existissem antes, com certeza a gente teria crescido mais rápido”.

 

PROGRAMAS DE INOVAÇÃO: UM CATALISADOR PRECIOSO

A startup de Maurício participou da edição de 2019 do Ocyan Waves Challenge, programa de inovação da Ocyan, uma das maiores prestadoras de serviços no setor de Óleo & Gás do Brasil.

A empresa estava em busca de startups parceiras para ajudar a resolver suas dores ligadas à ineficiência da gestão de tempo, ausência de visibilidade das informações nos documentos de bordo e tratamento de dados de inspeções.

A solução oferecida pela Checklist Fácil é um software que pode ser utilizado nos tablets e smartphones da equipe, sem necessidade de conexão com a internet (acredite, o sinal é bem limitado no meio do oceano!) compilando dados em tempo real.

A startup tinha seus próprios desafios junto aos da Ocyan, como fazer com que os funcionários se engajassem e aderissem à plataforma.

Os resultados nos três meses da fase de projetos piloto (ou Proof of Concept, ou apenas POC) foram muito melhores do que o esperado: o número de acessos semanais foi 7 vezes maior do que o previsto. Além disso, o resultado em ganho de produtividade foi o dobro do aguardado.

Será que sua startup tem potencial para fazer parceria com a Ocyan? Clique aqui para saber mais sobre os desafios do Ocyan Waves Challenge 2020.

 

DESAFIOS AMPLIAM A CONSCIÊNCIA DE BUSINESS DE UMA STARTUP

“A nossa plataforma é flexível e atende bem todos os segmentos, mas ainda não tínhamos clientes offshore. Participar do desafio nos proporcionou uma abertura de visão e novos insights de negócios”, relata Maurício.

Para ele, em desafios como esse, mesmo quem “perde” ganha. Uma solução pode até não ser selecionada, mas um retorno consistente sobre o porquê disso vai ser dado, até mesmo para ajuste de rota.

“Lá atrás, a gente levava muito não na cara, mas não tinha um feedback qualificado. Quando isso existe, a maturação da solução é muito mais ágil”.

Há outra questão crucial que faz com que a participação em programas de inovação seja tão positiva para as startups, de acordo com Maurício. “Existe um sponsor, um responsável interno da empresa dedicado a fazer dar certo. É uma estrutura favorável”, opina.

 

CONSELHO (BOM E GRÁTIS!) DE QUEM ESTÁ HÁ MAIS TEMPO NO MERCADO

Leonardo Camacho

Leonardo Camacho, diretor da SocialBase

“Você deve olhar para o desafio e se perguntar: o meu propósito é resolver esse problema? Se sim, mergulhe”.

Assim aconselha Leonardo Camacho, diretor da SocialBase. A startup também participou do Ocyan Waves Challenge em 2019, no desafio “Comunicação com funcionários offshore”. “Para nós, Ocyan é um cliente desafiador e complexo, então é uma enorme oportunidade de aprendizado”, comenta.

Leonardo acredita que, se uma startup identificar que sua solução pode sanar as dores da empresa, deve investir na sua participação mesmo que o produto não esteja pronto.

“Sua equipe pode ser pequena, sua empresa pode ser jovem. Se tem conexão, confie no processo. Você vai encontrar parceiros para se desenvolver.”

Essa não é mais a realidade da Social Base, que hoje tem mais de 80 clientes, mas foi um dia. Idealizada por Radamés Martini, criou sua primeira versão da solução em 2012, chegando a participar do programa de aceleração Plug and Play, no Vale do Silício (EUA).

 

TROCA ÁGIL DE INFORMAÇÕES ANDA JUNTO COM A PRODUTIVIDADE

Leonardo comenta que o entendimento por parte das organizações quanto à importância da comunicação interna foi sendo refinado aos poucos. “Ainda são raras as empresas que compreendem que isso bate direto no bolso, no lucro”, defende.

“Organizamos informações e conhecimentos relevantes para que as pessoas gerem mais valor. Queremos engajá-las para atingirem o máximo de sua produtividade”, resume Leonardo. Ele acredita que a comunicação na empresa deve ser multilateral.

“É sobre a equipe não apenas receber informação, mas criar. Há um primeiro nível de dor, o da acessibilidade. Um segundo, quando isso é garantido, é promover engajamento. Um terceiro é entender as informações para trabalhá-las de forma preditiva”.

Como 65% do corpo de colaboradores da Ocyan trabalha embarcado, o portal interno apresentava dificuldades de acesso e pouco alcance. Na fase POC, a expectativa de adesão à plataforma da SocialBase foi superada em 63%.

Plataforma Offshore Ocyan

Quem participou do Ocyan Waves Challenge de 2019 está, hoje, mudando a realidade operacional em plataformas offshore como esta

INSCRIÇÕES PARA OCYAN WAVES CHALLENGE 2020 ESTÃO ABERTAS

O programa que contou com a adesão das startups de Maurício e Leonardo no ano passado abre espaço para novas parcerias em 2020. As inscrições estão abertas até 15 de maio. Mais uma vez a Ocyan, em conjunto com a Innoscience, quer se conectar com esse ecossistema de inovação.

Os desafios deste ano são:

Sistema Inteligente de Gestão de Alarmes: busca por solução que traga significado e inteligência para alarmes de equipamentos, que são conectados em sistemas supervisórios por automação em suas plataformas de perfuração offshore, apoiando na manutenção e predição de falhas.

Digital Twin do BOP (Subsea Blowout Preventer): procura uma solução que integre todas as informações do BOP em um só lugar, através de uma cópia digital do mesmo (digital twin), para que suas informações operacionais e críticas sejam acessadas de forma visual e amigável.

Análise de fluidos do BOP em tempo real: busca uma solução que consiga medir a integridade e qualidade do fluido do BOP na saída do tanque e antes de chegar ao equipamento, permitindo seu monitoramento em tempo real.

Predição de Falhas e Gestão de mangueiras do Topdrive: o objetivo é encontrar uma solução que consiga inspecionar de forma preditiva as mangueiras da embarcação, dando ao time operacional informações para manutenção eficiente e preditiva.

Autoatendimento em almoxarifado: o desafio procura uma solução que automatize o almoxarifado para que cada pessoa possa acessar o espaço, de forma controlada, encontrar o que precisa e realizar a saída dos materiais sem a necessidade do apoio de um atendente e que seja integrado de modo automático ao sistema de gestão de inventário.

Que tal encarar um desses desafios? Clique aqui para inscrever sua startup no Ocyan Waves Challenge 2020. Estamos na torcida! 

Banner Ocyan

2845 Total Views 5 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: