APRESENTA
APRESENTA

“Quando incorporamos esses novos olhares para dentro da casa, mudamos nossas estratégias e expectativas”

Mariana Alencar - 19 ago 2022Estudantes e pesquisadores da UFRN buscam soluções e melhorias para demandas da Neoenergia por meio da inovação.
Estudantes e pesquisadores da UFRN buscam soluções e melhorias para demandas da Neoenergia por meio da inovação.
Mariana Alencar - 19 ago 2022
COMPARTILHE

O que as empresas privadas podem compartilhar com as Universidades? E em que as Universidades podem contribuir no desenvolvimento de empresas privadas? A Neoenergia e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm essas respostas na mão! 

Isso porque, desde 2019, a Neoenergia e a UFRN, com o Instituto Metrópole Digital (IMD), desenvolvem um projeto de colaboração entre instituição pública de ensino e iniciativa privada, que se iniciou com um hackathon em que equipes de estudantes deveriam desenvolver projetos relacionados à energia eólica e à distribuição de energia elétrica, criando aplicativos e protótipos funcionais. Os resultados foram tão positivos que, em 2022, as instituições desenvolveram o Lab Neoenergia. Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern, explica a parceria: 

“A proposta é manter um centro de inovação fora da companhia para trazer a experiência da Universidade para dentro da Neoenergia Cosern. Juntamos dois elementos importantes: o desenvolvimento de ações e o olhar da universidade. Neste projeto, contamos com o envolvimento de estudantes, professores e pesquisadores da UFRN e temos o apoio da empresa”. 

Inovação para além dos muros da empresa 

A inovação é um pilar importante para a Neoenergia, e a companhia busca desenvolver ações que fomentem o tema internamente. Márcio Caires Vasconcelos, diretor-presidente da Neoenergia Cosern, comenta que o Lab Neoenergia é mais uma forma de garantir que a inovação atinja todos os níveis da empresa. 

“Essa parceria extrapola as fronteiras da Neoenergia, pois estamos lidando com pessoas que pensam diferente da gente, mas, ao mesmo tempo, entendem a importância da inovação. Quando incorporamos esses novos olhares para dentro da casa, mudamos nossas estratégias e expectativas”.

Atualmente, o projeto reúne dez estudantes e cinco professores pesquisadores que se dividem em três áreas de atuação: ciências de dados, desenvolvimento web e design. Para os estudantes, essa é uma forma de fazer pesquisa aplicada às demandas do mercado. Já para a Neoenergia, a parceria é uma oportunidade de encontrar respostas às demandas do mercado com a internalização da pesquisa aplicada e a experimentação em seu sentido mais amplo. Segundo Anna Giselle Câmara, coordenadora do projeto acadêmico, o Lab Neoenergia é um projeto de ganha-ganha. Ela comenta: 

“As empresas privadas não estão acostumadas a enxergar as Universidade para além da pesquisa. Geralmente preferem terceirizar com outra empresa privada, mas tem muitos benefícios de fazer parcerias com universidade, como a expertise dos professores e pesquisadores. A Neoenergia nos ensina muito, e nossos alunos aprendem sobre a dinâmica de uma empresa privada. Sem contar que é uma porta que se abre para eles no mercado de trabalho”. 

Coordenação do Projeto

Na Neoenergia, iniciativas conjuntas com parceiros externos para projetos inovadores de impacto em Inovação e ESG são promovidas pela superintendência corporativa de Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Por meio dessa superintendência, e em conjunto com a Neoenergia Cosern e o departamento de Projetos Ágeis e Gestão da Mudança em Redes, surgiu a intenção de desenvolver o apoio à parceria com a UFRN.

“Essa é uma oportunidade de promover experiências de enorme crescimento para cada um dos participantes e para a empresa como um todo. Além de concluirmos esse processo melhores do que quando entramos e alcançarmos resultados que surpreendem ou superam expectativas, nos tornamos uma empresa mais resiliente e mais preparada para atuar como protagonistas frente às grandes transformações que já vivenciamos e que certamente se tornarão mais intensas e radicais” comenta Francisco Carvalho, superintendente corporativo de Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. 

O projeto é coordenado tecnicamente por profissionais experientes, oferecendo insumos e direcionamentos para os estudantes da UFRN, trazendo maior assertividade nas soluções propostas e uma troca mútua de conhecimentos e experiências.

“É motivador ver jovens que estão no início de sua vida profissional trocarem experiências com a nossa equipe e entregarem muito engajamento e vontade de aprender conosco desenvolvendo soluções para desafios reais da Neoenergia. Atualmente já possuímos uma estrutura voltada para soluções ágeis já bastante madura na nossa organização e dessa forma oferecemos metodologia, ferramentas e aplicações práticas para acelerar o desenvolvimento dos alunos. Com certeza é um projeto que tem tudo para dar certo e ganhar escala dentro da companhia”, afirma Carlos Eduardo Soares, superintendente de Desenvolvimento e Aplicação em Processos & Tecnologias de Redes.

Parceria na prática

Diante da coordenação citada, já desde abril deste ano, estudantes e professores do IMD/UFRN recebem demandas da Neoenergia e buscam encontrar melhorias para a empresa. Um desses projetos envolve a logística de posicionamento de células de distribuição de energia. Os estudantes buscam encontrar a melhor locação para instalação de bases levando em conta o número de chamadas, a distância das cidades, o entorno etc. Para isso, são utilizados estudos de Data Analytics e outras metodologias de dados. 

Apesar de ser uma parceria recente, Julio Giraldi também já consegue apontar os ganhos para a Neoenergia. Para além da expertise dos estudantes e pesquisadores, a colaboração entre companhia e universidade gera uma série de benefícios para a Neoenergia.

“Geralmente, no nosso dia a dia, acabamos ficando enviesados em relação a alguns processos. O contato com a universidade aumenta, portanto, a capilaridade da inovação. Quanto mais falamos de inovação, mais rápido o negócio evolui. Quanto mais investimos no tema, mais capilaridade vamos ter. Esse projeto também é uma oportunidade de treinar futuros profissionais, gerando neles um encanto pela empresa. Ou seja, é um investimento que estamos fazendo em mão de obra qualificada também”. 

O Lab Neoenergia é só uma das muitas ações desenvolvidas pela empresa com o intuito de acelerar os temas agilidade e inovação na companhia. Recentemente, a Neoenergia lançou a plataforma Go In, um software destinado a instrumentalizar a governança da inovação na companhia, que permite, entre outras funções, orientar os colaboradores numa jornada de registro e aceleração de ideias inovadoras dentro de um método estruturado, além de viabilizar a gestão do portfólio corporativo em suas distintas fases de desenvolvimento: Ideação, Prototipação, Mínimo Produto Viável (MVP) e Implantação.

946 Total Views 2 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: