Real Networking, uma plataforma colaborativa para empresas aprenderem juntas

Luisa Migueres - 11 abr 2016 Luisa Migueres - 11 abr 2016
COMPARTILHE

Nome:
Real Networking.

O que faz:
É uma rede de compartilhamento de conhecimento entre empresas. Pela plataforma, um colaborador de uma empresa pode agendar uma visita para aprender diretamente com o colaborador de outra empresa da rede.

Que problema resolve:
A intenção é ajudar empresas com problemas semelhantes, que estão em busca soluções eficazes. Os sócios se basearam em pesquisas que mostram que a maioria dos profissionais brasileiros que participam de treinamentos não os enxergam como efetivos. Por isso, a ideia da Real Networking é fazer com que empresas aprendam juntas, com novos mecanismos que possam mudar a dinâmica dos ambientes de trabalho.

O que a torna especial:
O objetivo é criar um mecanismo de treinamento que seja mais barato e eficaz para as empresas. A chave para essa solução foi a combinação dos conceitos de networking, benchmarking e economia colaborativa, que resultou em uma plataforma web que faz o cruzamento de informações entre as demandas de conhecimento das empresas e quais outras empresas o disponibilizam através de agendamento de visitas de aprendizagem.

Modelo de negócio:
As empresas pagam um valor mensal variável conforme o número de visitas que realizam. Toda a vez que uma empresa enviar um colaborador, ela paga um valor X. Toda a vez que uma empresa receber um colaborador, ela recebe um valor 0,85X. A diferença entre os valores das visitas realizadas e recebidas é a fonte de receita da Real Networking.

Fundação:
Janeiro de 2016.

Sócios:
Diego Falcão Peruchi – CEO
Vinícius Coin Pereira – CTO
Vitória Marques Fernandes Lima – COO
Daniel Tavares Dal Corso – CLO

Perfil dos fundadores:

Diego Falcão Peruchi – 26 anos, Porto Alegre (RS) – formado em Engenharia Civil com ênfase em Produção pela UFRGS e Ingeniería e Organización Industrial na Univesidad de Sevilla. Tem experiência em Consultoria em Gestão pela FALCONI, atuando em projetos no Brasil, Uruguai, México e Argentina.

Vinícius Coin Pereira – 27 anos, Guaíba (RS) – formado em Sistemas de Informação pela ULBRA. Tem experiência como analista de sistemas de BI e People Analytics, realizando levantamento de requisitos junto aos clientes, modelagem de data warehouse e data marts, estruturação e desenvolvimento de ETLs, estudo e definição KPI’s e insights. Além disso, tem sete anos de experiência com desenvolvimento de software.

Vitória Marques Fernandes Lima – 25 anos, Porto Alegre (RS) – formada em Engenharia Química na PUCRS. Tem experiência em P&D na Fitesa Naotecidos. Trabalhou com Consultoria em Gestão pela FALCONI e atuou também na área comercial de empresas de varejo.

Daniel Tavares Dal Corso – 21 anos, Porto Alegre (RS) – formado em Psicologia na UFRGS. Membro fundador da empresa júnior Organiza! Consultoria. Foi estagiário no Instituto de Desenvolvimento Humano e bolsista de iniciação científica para o laboratório de mensuração (LabMens) e o laboratório de psicologia experimental, neurociências e comportamento (LPNeC). Tem experiência com terapia cognitivo-comportamental, programação neurolinguística e psicodrama.

Como surgiu:
O CEO Diego, como consultor, percebeu um problema sistêmico em diversas empresas onde atuou: uma grande dificuldade de passar aprendizado adiante. A aplicabilidade dos treinamentos era muito baixa e descolada dos problemas reais vivenciados na empresa. “Esse mix de situações, propiciava que muitos colaboradores reduzissem seu desempenho e desenvolvimento pessoal e profissional, ocasionando em algumas situações até uma infelicidade nos seus ambientes de trabalho e uma curva de aprendizagem lenta ou estagnada”, diz o empreendedor. Com o propósito de facilitar a aprendizagem, através da troca de conhecimento de forma efetiva, e oxigenar os ambientes de trabalho que surgiu a Real Networking. Aproveitar a experiência que algumas empresas já vivenciaram na soluções de seus problemas e compartilhá-las com as demais. O formato de visitas de aprendizagem presenciais como principal engajador fortalece os laços entre as empresas e torna muito mais real o entendimento e solução dos problemas mapeados.

Estágio atual:
A empresa opera de escritório em Porto Alegre (RS). A plataforma ainda não foi lançada oficialmente, mas já conta com o cadastro 83 empresas em 13 estados.

Aceleração:
Foi selecionada entre 126 empresas para participar do Programa StartupRS, em janeiro deste ano, mas ainda busca aceleração.

Investimento recebido:
Nenhum investimento foi recebido até o momento.

Necessidade de investimento:
Existem planos para buscar, mas o valor não está definido.

Mercado e concorrentes:
“Por ser uma solução replicável, altamente escalável e inserível em qualquer setor, o potencial do mercado é enorme.
A precificação dinâmica também possibilita um melhor gerenciamento e controle do usufruto da plataforma, o que colabora para captação e retenção de clientes na rede”, diz Diego. Entre os concorrentes, ele considera a Meetup, o Linkedin e o BNI. Porém, todas essas plataformas oferecem uma parte do que o modelo híbrido da Real Networking quer oferecer.

Maiores desafios:
Acelerar o lançamento da versão lean para mapear pontos de melhoria nas interfaces das relações empresas/empresas, empresas/colaboradores e colaboradores/colaboradores. Além de mensurar os impactos positivos de médio e longo prazo de cada interação realizada entre as empresas.

Faturamento:
Não fatura ainda.

Previsão de break-even:
Não informado.

Visão de futuro:
“A Real Networking é uma empresa que quer possibilitar que qualquer colaborador do mundo tenha a oportunidade de vivenciar uma experiência construtiva e de grande aprendizado fora da sua rotina e ambiente de trabalho”, diz o CEO.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: