Seleção Draft – A disputa entre startups brasileiras e globais

Luisa Migueres - 13 fev 2017 Gigantes globais podem assustar, mas não são sentença de morte para startups nacionais. (Imagem: Daniel Novta - Flickr/ Reprodução)
Gigantes globais podem assustar, mas não são sentença de morte para startups nacionais. (Imagem: Daniel Novta - Flickr/ Reprodução)
COMPARTILHE

A disputa entre startups brasileiras e globais
A chegada de concorrentes globais mexeu com os planos de muitas startups brasileiras em 2016. A reportagem do Estadão, no link acima, traz alguns exemplos como 99Táxis, EasyTaxi e a Spoonrocket – todas afetadas pelos serviços do Uber. A disputa (entras e outras empresas) ficou mais equilibrada graças a novos investimentos e a criação de novos produtos. A reação, como Felipe Matos, da Startup Farm, diz neste outro texto, deve ir em forma de crescimento:

“O melhor que a empresa pode fazer é pensar dois passos adiante e focar em crescer rapidamente.

 

Desafios do empreendedor solo
Passar pelo primeiro de um negócio acompanhado já não é fácil. Sozinho pode ser ainda mais desafiador. Na Fast Company, Suzan Bond reúne dicas de empreendedores solo que compartilharam suas lições mais importantes:

1) Não tente assumir tarefas demais logo no início – concentre-se no essencial;
2) Planeje suas finanças sem ansiedade, para se preparar para imprevistos;
3) Na hora de calcular sua renda mínima, pense que o necessário será o dobro dessa quantia;
4) Não aceite qualquer trabalho ou cliente, confie na sua intuição;
5) Crie uma rotina que você consiga cumprir.

 

O perfil do inovador social
O JSiE (laboratório de inovação indiano) publicou no Medium a conclusão de uma pesquisa com mais de 400 empreendedores sociais, a respeito das características que eles consideram ter em comum. De acordo com o texto, os cinco aspectos psicológicos mais comuns entre os entrevistados são: motivação, criatividade, ousadia, flexibilidade, autonomia e fibra ética. Leia mais no link acima.

 

Café com Empreendedoras em Recife
A segunda edição do encontro do Café com Empreendedoras (iniciativa da Rede Mulher Empreendedora) na capital pernambucana acontece nesta quarta-feira, dia 16, no Sebrae-PE. O evento é indicado para mulheres que querem conhecer outras empreendedoras, seja para divulgar suas empresas e trocar conhecimento de negócios. As inscrições estão abertas pelo link acima, e as interessadas podem contribuir com até 50 reais.

264 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: