A obsessão pela pole position
Não é preciso estar em primeiro lugar para ter destaque. A lógica pode até valer para o mundo dos esportes mas não necessariamente no ecossistema empreendedor. É o que defende Ryan Holmes, CEO da Hootsuite (plataforma para gestão de redes sociais). Em um artigo no Inc., ele cita alguns exemplos, como o da Microsoft — que criou um tablet quase dez anos antes da Apple, mas não obteve sucesso porque o mercado não estava preparado. Ele fala, ainda, outras vantagens para as empresas não estarem na pole position: o mercado já foi testado e validado; as melhores ferramentas estão à disposição e a maioria dos erros já foram cometidos (pelos outros). Para ler mais, acesse o link acima.
O segredo é se constranger
Todo mundo já ouviu falar em brainstorming, tanto no universo corporativo como no mundo das startups. O que não se sabia é que esse processo pode ser aprimorado se houver uma pitada de constrangimento na equipe antes do início da reunião. É o que diz um novo estudo divulgado na Harvard Business Review (link acima). Em um teste, a qualidade e a flexibilidade das ideias apresentadas em um grupo que contou algo embaraçoso antes do trabalho começar foi maior que a do outro grupo pesquisado. Uma das conclusões é que, após ser exposta, uma pessoa fica mais à vontade para começar a falar.
Primeira turma do Face
O Facebook acaba de abrir inscrições para o primeiro programa de aceleração do Estação Hack. O centro de inovação da empresa deverá ser inaugurado em São Paulo até o fim do ano e conta com a parceria da Artemisia para a seleção de 10 negócios de impacto social. Não haverá investimento financeiro ou contrapartida na participação acionária das startups, que vão receber mentorias, acesso a contatos, infraestrutura e conteúdos para estudo. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 29 e o resultado sai em dezembro. Saiba mais a respeito no link acima.
Rakuten Expo 2017
Acontece nesta quinta-feira (5), em São Paulo, a 6ª edição da Rakuten Expo. No evento, profissionais do e-commerce e empreendedores digitais participarão de debates com 50 palestrantes nacionais e internacionais, além de conhecer cases de sucesso. O keynote speaker do encontro é o israelense Uri Levine, cofundador do aplicativo Waze. Os ingressos custam 229,90 reais e podem ser comprados pelo link acima.