Seleção Draft – Especial Crianças Makers

Luisa Migueres - 7 out 2015
A cultura maker pode começar na infância (Imagem: Rainer Stropek - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 7 out 2015
COMPARTILHAR

Crianças Makers: é a hora delas
Nesta semana, publicamos no Draft uma entrevista com Kiran Sethi, uma educadora indiana que estimula a crianças a desenvolverem sua capacidade criativa. Também falamos sobre o que é o Makerspace. Deu pra perceber que as crianças estão ganhando cada vez mais espaço na cultura maker. Por isso, o Farofa Studios criou o Explorum, um projeto educacional para disseminar conhecimentos de robótica, eletrônica e programação, para crianças de 10 a 14 anos. O lançamento vai acontecer na sexta-feira, dia 9, no próprio QG da produtora, em São Paulo. Profissionais de educação com interesse em passar conceitos para seus alunos também estão convidados. Mais informações no link acima.

 

Vamos programar?
A programação é uma área enorme a ser explorada, mas engana-se quem pensa que ela é sempre difícil. No dia 11 de outubro, a Hora do Código quer mostrar que até crianças podem aprender códigos básicos por meio de uma metodologia divertida. O evento foi trazido ao Brasil pela Fundação Lemann, e os tutoriais foram desenvolvidos pela Code.org, escola que ensina os princípios da programação com personagens populares dos desenhos animados. A ideia do evento é explicar, durante uma hora, um passo a passo simples para qualquer um conseguir fazer seu primeiro código. A participação é gratuita, online, e a inscrição pode ser feita no link acima.

 

Supergeeks, ativar!
O nome dela já diz muito: Supergeeks. Criada no Vale do Silício, a escola brasileira dedicada a ensinar Ciência da Computação a crianças e adolescentes vai oferecer dois workhops no Brasil Game Show, evento que acontece de amanhã a domingo em São Paulo. “O primeiro será de desenvolvimento de games, e o segundo de programação. Mas as crianças vão aprender os códigos dentro de um jogo, o Minecraft”, diz Marco Giroto, idealizador da escola. As aulas vão durar 1h30 e podem receber até 10 alunos. Para garantir seu ingresso, clique aqui. No link acima, você conhece mais sobre a Supergeeks.

 

Catavento cultural e educacional
Um dos espaços mais interessantes para crianças interagirem com a ciência e tecnologia, o Catavento Cultural tem programações especiais para este mês, em São Paulo. No dia 12, o centro comemora o Dia das Crianças, onde os makers mirins poderão participar de um workshop de novas tecnologias, com direito a impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outras ferramentas. A agenda de visitação está disponível no site oficial, no link acima.

COMPARTILHAR

Confira Também: