Seleção Draft – Inovação de verdade

Luisa Migueres - 5 abr 2016
Pequenas mudanças são obrigação do mercado, não reinvenção. (Imagem: Dave Nakayama - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 5 abr 2016
COMPARTILHE

Inovação de verdade
Principalmente no mundo empreendedor, “inovação” é uma palavra repetida tantas vezes, que pode perder seu sentido real. No VentureBeat, Iliya Rybchin se diz cansado desse uso excessivo, porque ela não descreve mais iniciativas de pioneiros que transformam indústrias. Em vez de uma TV curva, ou mais um app social, ele diz que precisamos de inovações de verdade, como:

1) Uma mudança estrutural no sistema de saúde;
2) Serviços financeiros seguros e eficientes;
3) Experiências educacionais reimaginadas;
4) Um novo equilíbrio entre consumidor e produtor na mídia.

 

Validar é aprender
Saber se o mercado pode abraçar a ideia da sua startup depende de um passo essencial: a validação. Mas nem todo empreendedor tem o mesmo método. Salim Virano, no Medium, diz que esse processo deve ir além de algumas conversas com consumidores. Então, para não se queimar durante um pitch, é melhor dizer o que foi feito para te convencer do potencial da sua ideia. O autor diz:

“O conceito de validação na metodologia Lean Startup serve para aprender agora o que seria custoso aprender mais tarde”

 

Vamos abandonar o dinheiro?
Com tantos métodos de pagamentos móveis surgindo – vide os sistemas da Apple, Samsung e Android – o dinheiro físico e os cartões de plástico podem sumir no futuro. Mas a segurança e a facilidade de uso ainda preocupam os usuários, diz a reportagem da Folha de S.Paulo. O desafio, então, é garantir a confiança do usuário sem que o serviço se torne burocrático ou lento. Mesmo assim, especialistas, como Pedro Coutinho, da Getnet, acreditam que pagamentos móveis, cartões e dinheiro são complementares. Leia mais link acima.

 

Pimp My Pitch
Nos próximos dias 12 e 19, o Cubo, em São Paulo, vai receber um curso de imersão para empreendedores que querem melhorar a apresentação de seus projetos. O Pimp My Pitch será promovido por Thiago Carvalho, cofundador da Onigrama, e André Arcas, CEO da Woole, startup de mobilidade urbana. Nas aulas, a dupla vai ensinar maneiras de organizar informações e aumentar as chances de um investimento. Os ingressos estão à venda pelo link acima, por 160 reais.

COMPARTILHE

Confira Também: