Seleção Draft – Inovadores

Pedro Burgos - 7 out 2014 Pedro Burgos - 7 out 2014
COMPARTILHE

O Mito do gênio solitário – Walter Isaacson escreveu a biografia de Steve Jobs e acaba de lançar um novo livro, The innovators. Depois de estudar a vida de grandes gênios, ele chegou à conclusão que raramente as grandes invenções, inovações e empreendimentos disruptivos são fruto da mente de uma pessoa só. A internet, por exemplo, não tem exatamente um pai, mas uma comunidade que a construiu.

Ele apresenta essa ideia em um bom artigo no Medium, plataforma que ele usou para provar a sua tese: é sempre bom submeter as suas ideias à multidão para receber valiosos insights, correções e discussões. Vale ler sobre a experiência, e o aprendizado.

 

Como fazer o seu projeto de Kickstarter vingar – Vann Alexandra Daly tem o apelido de crowdsorceress, porque ela faz mágica em plataformas de financiamento colaborativo. Ela ajudou a viabilizar projetos que vão de uma Bíblia com novo layout a um tocador de música de alta definição. Neste texto da Fast Company, ela dá algumas dicas preciosas, como a se preparar para apagar incêndios com apoiadores insatisfeitos (sempre existirão), caprichar no design e tentar sempre fazer o apelo da ideia ser bem grande. E mais:

“Eu diria que a pré-produção é o elemento mais importante de uma campanha de financiamento colaborativo bem-sucedida. Se o seu projeto não explodir assim que entrar no ar, provavelmente vai seguir mancando até a linha de chegada, ou morrer na praia.”

Aliás, se você não viu, a Natália Garcia já tinha dado dicas valiosas também sobre o assunto aqui – afinal, ela foi pioneira nos projetos de jornalismo com crowdfunding.

 

A filantropia de dados – Em sua coluna na Folha, Ronaldo Lemos fala de como as empresas estão compartilhando seus dados com o público (e os órgãos públicos), melhorando a vida de todo mundo. O popular Waze, por exemplo, fornece seus dados para Prefeitura do Rio de Janeiro e a Folha, que podem monitorar o trânsito de forma mais barata. As empresas que trabalham com dados por satélite se disponibilizam a fornecer gratuitamente dados em regiões afetadas por tragédia, e por aí vai..

Ronaldo Lemos parte desses exemplos para trazer uma questão interessante: “Hoje essas iniciativas são voluntárias. Mas vai chegar o momento em que será necessário discutir quando as empresas terão o dever de compartilhar dados, por causa de sua relevância pública.” É um problema novo, que deve importar não apenas às gigantes, mas todas as empresas que trabalham com uma grande quantidade de dados.

 

Startup Weekend de SP tá chegando – De sexta a domingo, acontece em São Paulo a versão brasileira do maior evento de “maratona de aceleração de startups” do mundo. A coisa começa sexta à noite, com o palco aberto para as pessoas falarem suas ideias (que serão votadas) e os times serem formados. No sábado e domingo, o pessoal cria um modelo de negócios e um produto viável mínimo. Para finalizar, há feedbacks e mentoria dos jurados. Alunos da USP têm desconto, mas o evento está aberto para todo mundo. Informações e inscrição aqui.

542 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: