Seleção Draft – Mau negócio

Dani Rosolen - 31 jul 2017Saiba de quais investidores é melhor fugir (Imagem: alq666-Flickr/ Reprodução).
Saiba de quais investidores é melhor fugir (Imagem: alq666-Flickr/ Reprodução).
Dani Rosolen - 31 jul 2017
COMPARTILHE

Mau negócio
David Oray, CEO da Voray (organizadora de jantares de networking), afirma que no desespero para levantar fundos muitos empreendedores tendem a fechar negócios com os investidores “errados”. No Inc. (link acima), ele lista os cinco “tipos” dos quais os fundadores devem fugir. Afinal, serão anos de trabalho juntos e é preciso que exista o mínimo de sintonia:

1) Questionadores: exigem excesso de informação, querem saber a “fórmula da startup”;
2) Fantasmas: começam a conversar com o time, fazem promessas e, de repente, desaparecem;
3) Informais: dizem que têm interesse, mas nunca arranjam tempo para uma reunião;
4) Distraídos: não prestam atenção no pitch, mas querem opinar em tudo;
5) Padronizados: fazem parte de um grupo que não tem interesse em buscar diversidade.

 

Check-up
O Sebrae e a Endeavor acabam de lançar  uma plataforma para ajudar no desenvolvimento de novos negócios. O Quiz Check-up é uma ferramenta online que mapeia através de 11 perguntas os principais desafios do fundador de acordo com o modelo de negócio e estágio de crescimento da empresa. Além disso, oferece um diagnóstico das dores mais importantes, junto com uma curadoria personalizada para cada resultado. O acesso é gratuito e pode ser feito através do link acima.

 

O Uber de Jacarta
No Medium, o professor de Administração na Universidade de Oxford, Erik Vermeulen, conta como uma startup de Jacarta conseguiu ganhar tanto destaque quanto o Uber na Indonésia oferecendo o mesmo serviço. No texto (link acima), ele mostra como a Go-Jeck, que hoje tem status de unicórnio, conseguiu aplicar com sucesso três táticas essências para negócios da era digital. A empresa criou um ecossistema inclusivo (unindo o transporte com a oferta de outros produtos), investiu na experiência do usuário através da tecnologia e se adaptou às condições dos clientes, “a ponto de inventar uma moeda digital para facilitar o pagamento”.

 

Mundo maker e a moda
Nesta quarta-feira (2), Germana Uchoa fala sobre a correlação entre mundo maker, moda, empreendedorismo, tecnologia e inovação. Germana é fundadora da Espaço Garimpo, uma plataforma de moda e criatividade. O encontro acontece no Fab Lab Recife, integrante da rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo MIT. A inscrição é gratuita e pode ser feita no link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: