Seleção Draft – Matchfunding

Luisa Migueres - 1 out 2015
Natura Cidades vai receber projetos inovadores para o RJ (Imagem: Rogerio Zgiet/ Reprodução)
Luisa Migueres - 1 out 2015
COMPARTILHE

Um matchfunding para o RJ
O modelo já é popular em diversos países, mas o Brasil agora entrou no mapa do matchfunding, uma forma de financiar projetos que combina doações do público geral e corporativo. O Natura Cidades, parceria da empresa com o crowdfunding Benfeitoria, lançou um canal no qual qualquer pessoa pode inscrever uma proposta para melhorar a capital carioca. Para cada um real doado por interessados nos projetos, a Natura vai doar mais um real — daí o conceito de “match”. As inscrições ficam abertas no dia 10 de outubro e as propostas selecionadas devem ter metas entre 10 mil e 100 mil reais cada. Para saber mais, acesse o link acima ou assista o vídeo da iniciativa.

 

Sistemas falham mais do que imaginamos
É fácil perceber a importância de uma ferramenta quando ela não está diponível. O Skype, por exemplo, já ficou um dia inteiro desativado em setembro. O Facebook caiu duas vezes só nesta semana. E isso é normal, afinal, um sistema é um emaranhado de serviços codependentes, sujeito a falhas. O texto da The Next Web, no entanto, chama atenção para a nossa dependência de energia elétrica para guardar informações, como a famosa “nuvem”, que não é tão estável quanto parece. Indo além, o artigo ainda fala das consequências de um colapso energético, como a perda de informações do sistema de saúde, daí a importância de criar mecanismos mais resistentes. Leia mais no link acima.

 

Escalar sem perder a cultura
É comum ouvir histórias de startups que despontaram rapidamente no Vale do Silício. Mas o ritmo dessa escalada pode deixar a cultura da empresa de lado, diz o texto do TechCrunch (no link acima). Quem dá os conselhos é o CEO da Palo Alto Networks, Mark Laughlin:

“É exatamente quando as coisas estão indo muito bem que você tem que romper intencionalmente para alcançar o próximo nível de crescimento, sem causar uma disrupção massiva.”

Para ele, se uma empresa aceita o fato de que não irá conseguir manter sua cultura inovadora depois de atingir um patamar de crescimento, é exatamente isso que vai acontecer. Mas se ela busca manter sua essência com inovações constantes, há esperança. Na dúvida, não se acomode.

 

São Paulo Tech Week
Criado para promover uma “semana de inovação e criatividade” a São Paulo Tech Week vai reunir 25 eventos pela cidade que discutem tecnologia e empreendedorismo do dia 3 a 9 de novembro. O CASE, maior evento de startups de América Latina, é um deles. Ainda dá tempo para outras iniciativas se inscreverem pelo site oficial, no link acima. Por lá, você também encontra a programação completa e os ingressos para cada dia de encontros e workshops.

664 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: