Seleção Draft – Não se distraia

Dani Rosolen - 17 dez 2018
Mantenha a cabeça nas suas próprias metas para não deixar sua empresa patinando.
Dani Rosolen - 17 dez 2018
COMPARTILHE

Não se distraia
Jodie Cook, fundadora da agência especializada em mídias sociais JC Social Media, diz, na Forbes, que se um empreender não definir exatamente o que deseja alcançar, ele acabará perseguindo os interesses de outras pessoas, metas de curto prazo ou ações que não o farão progredir. No link acima, ela fala de quatro distrações (listadas abaixo) que são verdadeiras armadilhas para fundadores neste sentido:

1) Tentar vender para todo mundo;
2) Ter inveja do sucesso dos concorrentes;
3) Aceitar (e ouvir) conselhos demais;
4) Mudar de foco por influência de novas parcerias depois que o negócio já está estruturado.

 

Descobertas sobre unicórnios
O Inc. destaca um estudo sobre unicórnios de Ali Tamaseb, um fundador que depois se converteu em VC. Após 15 meses, 300 horas e 100 gráficos, ele chegou a seis conclusões “inusitadas” sobre a criação de startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares: não é preciso ter conhecimento prévio da indústria em que se empreende para fundar um negócio com esse status nem ser um CEO técnico para levá-lo adiante, não é necessário ser o primeiro a desbravar o mercado, mas o seu produto não pode ser uma cópia (o que diferencia essas startups, segundo o estudo, é não serem apenas imitadoras). Além disso, Ali concluiu que não é essencial fazer parte de um programa de aceleração ou ser sustentável financeiramente no início da operação. Leia mais no link acima.

 

Os aviões elétricos
O Singularity Hub (link acima) fala do impacto ambiental causado pelas companhias aéreas (276 milhões de toneladas de combustível queimados em 2015, ou seja, 7% dos produtos petrolíferos globais e o equivalente a 2,7% das emissões de CO2). Como solução ao problema, o texto aponta outra maneira de fazer jatos: os elétricos. Porém, os desafios ainda são grandes — tanto técnicos quanto econômicos. O primeiro é a própria bateria, pois, para durar mais, ela precisaria ser mais pesada (o que consequentemente aumentaria o peso do avião e reduziria seu alcance). Outro problema é que, por mais que as aeronaves elétricas reduzam as emissões diretas, a pegada de carbono de uma indústria de aviação totalmente elétrica tende a ser maior, pois dependerá da eletricidade para recarregar e construir baterias.

 

A.M.E.I
Estão abertas até 14 de janeiro as inscrições para o A.M.E.I (Aceleração de Mulheres Empreendedoras de Impacto), focado em mulheres empreendedoras de regiões periféricas de São Paulo. O programa gratuito da aceleradora Yunus Negócios Sociais, em parceria com o Empreende Aí, busca incentivar o desenvolvimento social e econômico nas comunidades com iniciativas tocadas pelas próprias moradoras. A aceleração tem duração de dez encontros em que serão abordados temas como marketing digital, gestão de fluxo de caixa e aspectos tributários. Ao todo, serão selecionadas 30 mulheres. Mais informações no link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: