Seleção Draft – O valor do incerto

Dani Rosolen - 12 dez 2017 Na hora de validar o negócio: saiba transformar hipóteses em realidade (Imagem: Pixabay/Reprodução).
Na hora de validar o negócio: saiba transformar hipóteses em realidade (Imagem: Pixabay/Reprodução).
COMPARTILHE

O valor do incerto
Em um artigo no Medium, o designer Chris Lee fala do erro básico de muitas startups: pressupor uma verdade absoluta. Por exemplo, ninguém deixaria um estranho entrar em sua própria casa, certo? Pois foi assim que o Airbnb ganhou o mercado. Segundo Chris, as startups que se destacam são as que assumem hipóteses antes tidas como falsas (e que, com o tempo, vão se tornando verdadeiras). O autor diz, ainda, que de nada adianta pedir apenas a opinião de potenciais clientes: é preciso expor a ideia ao maior número de pessoas e dialogar com elas de forma direta, para ter um feedback que seja útil de fato. Leia mais no link acima.

 

Não conte com a genialidade
A PEGN traz a fala do presidente da Anjos do Brasil, Cássio Spina, durante a conferência nacional da organização, realizada ontem. Ao comentar sobre como criar startups disruptivas (no link acima) ele diz ser normal as pessoas acreditarem que a inovação surge a partir de uma inspiração genial. “Mas não é bem assim. Inovar é encontrar uma oportunidade, algo que precise ser resolvido”, afirma. Para isso, recomenda que os empreendedores observem o mundo ao seu redor. Outro ponto abordado é o lado ruim de ser pioneiro: não há exemplos a seguir e enfrenta-se um caminho mais tortuoso abrindo o mercado.

 

Aposte no bootstrapping
Na última década surgiram milhares de startups, mas o número de VCs não acompanhou esse crescimento, diz Yoav Vilner, CEO da plataforma de inbound marketing Ranky. No Entrepreneur, ele argumenta que o bootstrapping ainda é a melhor alternativa para quem não conseguiu aporte externo e indica táticas para fazer isso, como mostrar a contribuição da empresa para a comunidade, apostar nas mídias sociais e usar dados analíticos para reter usuários. Leia no link acima. Por sua vez, o e27 aborda o mesmo tema, mas sua principal recomendação é evitar pedir fundos para familiares e amigos. A justificativa: caso o negócio não dê certo, será menos doloroso assumir a perda.

 

Vai Tec
No próximo dia 14, o Programa Valorização de Iniciativas Tecnológicas — Vai Tec — promove um encontro no Projeto Arrastão, na zona sul da capital paulista. A iniciativa, que está em sua 3ª edição, tem como objetivo apoiar empreendedores jovens de baixa renda das regiões periféricas de São Paulo. Entre os palestrantes estão: Luis Coelho e Jennifer Rodrigues (Empreende Aí), Arthur Granda (Jovens Hackers) e a dupla Thais Siqueira e Flavinha Lopes (Desenrola e Não me Enrola). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link acima.

15 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: