• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

Seleção Draft – Raio-x das construtechs

Dani Rosolen - 28 nov 2018
O Brasil possui 562 construtechs (startups no ramo da construção).
Dani Rosolen - 28 nov 2018
COMPARTILHAR

Raio-x das construtechs
A Construtech Ventures divulgou hoje a primeira edição do estudo “Radar Construtech Ventures”, um raio-x das principais startups que atuam no setor de construção (além de mercado imobiliário e até coworkings) em 36 países, incluindo o Brasil. Ao todo, foram mapeados 1 270 negócios nessa área, sendo 562 por aqui, onde o estudo fez uma análise mais aprofundada. O levantamento aponta que 63% das construtechs brasileiras estão no mercado há cinco anos ou menos e a maioria está concentrada nas regiões Sudeste e Sul. São Paulo é o estado com maior número de startups (230), depois vêm Santa Catarina (79), Minas Gerais (58), Paraná (50) e Rio de Janeiro (38). Leia mais no link acima.

 

Co-CEOS não funcionam
No Inc. (link acima), Carrie McKeegan, CEO da consultoria tributária Greenback Expat Tax Services, defende que ter co-CEOs é uma cilada para negócios que já estão bem estabelecidos. Para ela, a presença de duas pessoas no comando duplica a necessidade de tomar decisões em vez de, de fato, resolver os problemas; confunde a equipe, que não sabe ao certo a quem deve recorrer em determinadas situações e, por fim, desintegra a formação de uma cultura da empresa, uma vez que cada co-CEO tem um estilo de liderança.

 

Fortalecendo o ecossistema
O Google for Startups lançou nesta quarta-feira (28) um guia gratuito para fortalecer o ecossistema brasileiro. O e-book (que pode ser acessado mediante cadastro) compartilha os aprendizados e as experiências da iniciativa do Google de apoio a novos negócios em seus dois anos de atuação. Em entrevista ao Estadão, André Barrence, diretor do Google for Startups, falou que o projeto é uma forma de atingir comunidades fora de São Paulo, que não têm a presença física do Campus. Ele disse:

“É importante descentralizar o nosso alcance para conseguir atender a todos que fazem parte do ecossistema de startups no Brasil”

No guia, é possível encontrar dicas de como promover senso de comunidade, como criar diversidade e inclusão, como engajar uma rede de mentores, entre outros.

 

Festival Futuros Possíveis
Acontece no dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro, o Festival Futuros Possíveis. O encontro, promovido pela Casa Firjan, trará pensadores nacionais e internacionais, painéis, oficinas e experiências interativas para refletir sobre os desafios do futuro em diversas áreas — política, alimentícia, artística etc. Entre os palestrantes estão Peter Kronstrøm (Head do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America), Alexandra Farah (jornalista especializada em moda e tecnologia e fundadora da WeAr Brasil) e Gustavo Guadagnini (diretor da The Good Food Institute). Os ingressos custam 187 reais e podem ser comprados no link acima.

COMPARTILHAR

Confira Também: