Seleção Draft – Receita criativa

Luisa Migueres - 18 dez 2015
Um processo criativo de verdade deve ser colaborativo e desafiador (Imagem: liz west - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 18 dez 2015
COMPARTILHE

Uma receita para ter ideias criativas
Estimular um fluxo de ideias inovadoras deve ser prioridade de qualquer empresa disruptiva. Daí a importância do texto publicado hoje pelo Singularity Hub, no link acima. Ele é um apanhado de dicas de Peter Diamandis, um dos mestres da Singularity University, para quem quer criar projetos criativos de modo eficiente:

1) Compartilhar e combinar ideias é uma das regras do jogo, não crie barreiras para as pessoas se expressarem;
2) “Pensar fora da caixa” quando as possibilidades são infinitas parece eficiente, mas não é. Quando os recursos são limitados, a criatividade pode ser ainda melhor;
3) Desafie pessoas jovens ou com pouca experiência, elas podem contribuir mais do que você imagina.

 

A economia dos desajustados
Em passagem por São Paulo, Alexa Clay, autora do livro A Economia dos Desajustados: Alternativas Informais para um Mundo em Crise, deu uma entrevista à Vice sobre sua experiência com empreendedores informais. No link acima, ela fala sobre sua experiência com pessoas que não têm medo de desafiar a economia vigente, como hackers e agentes do mercado negro. Traçando um paralelo com o empreendedorismo no Brasil, a escritora diz:

“Esse questionamento, de como sair do sistema tradicional e criar algo sustentável financeiramente, é uma saída útil para que as pessoas possam lidar com a crise a curto prazo”

 

Epitrack vence o The Venture Brasil
Na noite de ontem, a equipe da startup Epitrack foi eleita a vencedora da etapa brasileira do The Venture, concurso do whisky Chivas Regal, que teve o Draft como parceiro. Desenvolvida pelo biomédico Onício Leal Neto, a empresa de Recife é focada em vigilância epidemiológica em dispositivos móveis, detecção digital de doenças e treinamento para epidemiologistas. A Epitrack será a representante brasileira na final mundial do concurso, em julho de 2016 em Nova York, e já ganhou um curso na Singularity University. Agora, ela concorre a um prêmio de 1 milhão de dólares na etapa mundial com outras startups.

 

Autoaceleradora go! abre inscrições
Ideias realmente colaborativas. É isso que procura a organização da Autoaceleradora go!, um programa de tecnologia e código aberto para empreendedores. O projeto é baseado em colaboração e trocas de conhecimento. Cada participante traz suas experiências pessoais e habilidades para o grupo, e os encontros têm foco na prática. A realização é da Dive in Social, Flowmakers e Sense Lab. O programa terá duração de 56 horas e vai acontecer em encontros às sextas-feiras de manhã em São Paulo, entre fevereiro e junho de 2016. Para se inscrever, acesse o link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: