APRESENTA
APRESENTA

The Venture Brasil: foi dada a largada!

Bruno Leuzinger - 21 set 2015
O processo de inscrição é simples e confidencial, explica Lucas Foster, criador da Project Hub e jurado do The Venture Brasil
Bruno Leuzinger - 21 set 2015
COMPARTILHE

 

A regra é clara: vença do jeito certo. Simples assim. Este é o lema cristalino e contundente do The Venture, competição entre empreendedores sociais que buscam soluções criativas para gerar um impacto positivo no mundo (e lucrar com elas!). Você é um deles? Se sim, corra: a largada já foi dada. Desde o início de setembro estão abertas as inscrições para o The Venture Brasil, etapa nacional dessa disputa. Os projetos inscritos serão analisados por um comissão de jurados, e os quatro finalistas serão acompanhados por uma rede de mentores convidados. O grande vencedor do The Venture Brasil ganhará um curso na Singularity University, da NASA, um workshop no Vale do Silício e a chance de representar o Brasil no The Venture global – concorrendo ao prêmio de US$ 1 milhão para turbinar sua start-up.

The Venture é promovido por Chivas Regal. “É interessante perceber uma marca que está extremamente associada a sucesso colocando empreendedorismo social como sua causa”, afirma Lucas Foster. “Quando uma empresa toma a atitude de levantar essa bandeira, de dizer que ‘sucesso no século 21 é vencer com ética, com responsabilidade, com compromisso social’, ela ressignifica o conceito de sucesso”.

Lucas é um dos curadores e jurados do The Venture Brasil. Para ele, a criatividade está no DNA do brasileiro – e não só no talento para a música ou o futebol. “Pense no criador do Kinect (Alex Kipman), no criador do Instagram (Mike Krieger), no brasileiro que criou o Chromecast (Mario Queiroz). Os brasileiros têm relevância na área de inovação”. Psicólogo de formação, ele sabe do que fala. Antes dos 30 (hoje tem 31), já havia fundado a consultoria ProjectHub, que promove conexões entre empreendedores sociais e investidores, e idealizado o prêmio Brasil Criativo. Por meio da ProjectHub, Lucas ainda co-pilota a fase brasileira da Creative Business Cup, espécie de “copa do mundo dos negócios criativos”, uma iniciativa do governo da Dinamarca (ele viveu e estudou durante um ano em Odense, terceira maior cidade do país e terra natal do escritor Hans Christian Andersen).

Os números da ProjectHub indicam que a onda do empreendedorismo engajado segue firme e forte: em agosto, a plataforma online completou nove meses no ar superando a marca de 3 mil projetos cadastrados. A propósito, Lucas assinala que o The Venture Brasil vem em boa hora: “O momento é especial. O conceito de negócios sociais se fortaleceu muito depois que algumas aceleradoras de negócios sociais – como a Artemisia, o Amani Institute e a aceleradora do (Mohammed) Yunus – se estabeleceram por aqui e criaram iniciativas consistentes, ajudando empreendedores a viabilizar seus negócios”.

Para divulgar a mensagem do The Venture Brasil, Lucas e o criador do Easy Taxi, Tallis Gomes, falaram a uma plateia entusiasmada e curiosa no B4i, espaço de coworking nos Jardins, em São Paulo, no último dia 10. Se você perdeu esse encontro, aproveite a chance de ver (e ouvir) uma tabelinha diferente na próxima quinta, 24 de setembro: Ana Sarkovas, diretora comercial do Sistema B, e Guilherme Lichand, criador do MGov e representante brasileiro na última edição do The Venture, estarão no Space 242, coworking no mesmo número da Rua Estados Unidos, nos Jardins, a partir de 18h30. O evento é gratuito (para mais informações, acesse www.theventure.com).

E se você ainda não se convenceu a tirar seu projeto social da gaveta, dar aquela “polida” e apostar no seu potencial criativo, Lucas explica por que você deve agarrar essa chance:

“Essa é uma das melhores oportunidades que o Brasil tem na área de empreendedorismo social nos últimos anos. O processo de inscrição é simples e confidencial, você terá a chance de ir para uma das principais universidades do mundo hoje, que pensa inovação social desde o seu surgimento. Você pode ter contato com mentores extremamente relevantes, pessoas influentes que vão apresentar suas ideias para outras pessoas. Você vai ter a chance de participar de um processo de capacitação no Vale do Silício e concorrer a um prêmio – em dólar – num ano em que o dólar está batendo em quatro reais… Então, acho que é uma grande oportunidade!”.

https://youtu.be/iKyO2byVZxg

Fique ligado! As inscrições para o The Venture Brasil vão até 25 de outubro.

 

Footer_990x220_Chivas

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: