TODAS AS CATEGORIAS
Você já viveu uma relação parassocial? Se nunca ouviu o termo, saiba que esse adjetivo foi eleito a palavra do ano de 2025 pelo Dicionário Cambridge. E isso tem a ver com o aumento das “interações” nas redes sociais com influenciadores e celebridades e a busca por afeto nas IAs.
Essa conexão unilateral com pessoas que nem conhecemos (ou mesmo máquinas) é o que determina uma relação parassocial. Mas esse fenômeno não é exatamente novo.
Embora o termo só tenha sido cunhado em 1956, o próprio dicionário cita que um dos primeiros alvos desse tipo de fixação foi o poeta britânico Lord Byron (1788-1824), que virou celebridade instantânea, em 1812, após a publicação do seu poema “Childe Harold’s Pilgrimage”, passando a ser perseguido por fãs.
Entenda, no carrossel abaixo, o que levou a palavra parassocial a ganhar destaque em 2025, o papel da cantora Taylor Swift e das inteligências artificiais nessa história e como as marcas se apropriam do conceito, que impacta também a nossa saúde mental:
Verbete Draft é uma série que apresenta o vocabulário imprescindível da nova economia. São conceitos, tendências e tecnologias que você precisa conhecer para impulsionar seu negócio, atrair investidores e se conectar com seu público-alvo.
