Verbete Draft: o que é Técnica de Pomodoro

Isabela Mena - 26 dez 2018
Não é sobre fazer molho de tomate ou macarrão e, sim, uma ferramenta para vencer a procrastinação e conseguir realizar as tarefas a que se propõe. Conheça (imagem: reprodução David Svensson/Flick).
COMPARTILHE

Continuamos a série que explica as principais palavras do vocabulário dos empreendedores da nova economia. São termos e expressões que você precisa saber: seja para conhecer as novas ferramentas que vão impulsionar seus negócios ou para te ajudar a falar a mesma língua de mentores e investidores. O verbete de hoje é…

TÉCNICA DE POMODORO

O que acham que é: Técnica para fazer molho de tomate.

O que realmente é: Técnica de Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo para aumento da produtividade e do foco na realização de tarefas profissionais e pessoais. O nome tem a ver com aqueles marcadores de tempo em formato de tomate usados para cozinhar, pois foi com um desses que o criador começou a marcar o tempo de seus estudos e desenvolveu o sistema.

Basicamente, a Técnica de Pomodoro funciona da seguinte forma: escolhe-se uma tarefa e ajusta-se o cronometro para 25 minutos, tempo em que ela deve ser desenvolvida sem distração ou interrupções. Ao fim do período vem uma pausa de cinco minutos para, então, recomeçar o ciclo por mais quatro vezes. Após isso, a pausa deve ser maior, entre 15 e 30 minutos. A partir daí, se necessário, recomeça-se um novo ciclo. De acordo José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), se o usuário achar que 25 minutos é pouco tempo, pode adaptar, por exemplo, para 30 minutos de foco e sete descanso ou, ainda, 50 trabalhando e 10 folgando. “O importante é não ficar horas na mesma atividade sem pausas”, afirma.

O processo ainda inclui outras cinco etapas: planejamento das tarefas do dia; percepção e rastreamento de esforços (para atingi-las); registro das atividades diárias, processamento do que foi feito e visualização de áreas para melhoria.

Quem inventou: O italiano Francesco Cirillo, fundador de uma consultoria de produtividade e eficiência em Berlim, na Alemanha, e autor do livro The Pomodoro Technique.

Quando foi inventado: Cirillo inventou a Técnica no fim dos anos 1980, quando estava na faculdade. Em 2006, escreveu a primeira versão de The Pomodoro Technique e a disponibilizou para ser baixada gratuitamente. Tirou o PDF do ar em 2013 (após mais de dois milhões de downloads), mesmo ano em que lançou a terceira edição do livro.

Para que serve: Aumento do rendimento das tarefas e da agilidade mental; otimização do tempo; combate à procrastinação; melhora da performance de equipes de trabalho. 

Segundo Marques, a Técnica de Pomodoro é bastante eficiente no mundo atual, em que ferramentas digitais como WhatsApp, Facebook e Instagram desviam facilmente a atenção. “É comum que as pessoas se distraiam com uma mensagem no celular, a navegação na internet sem propósito, um e-mail que chega na hora errada. A Técnica evita que isso aconteça e, ao longo do tempo, deixa as distrações menos tentadoras.”

Quem usa: Qualquer pessoa, individualmente ou em grupo, em tarefas domésticas, esportivas, de trabalho etc.

Há aplicativos que oferecem a Técnica de Pomodoro ou função semelhante. Dentre eles estão o Focus Booster — Pomodoro app and time tracker; PomoDoneApp; Pomotodo e Tomato, entre outros.

Efeitos colaterais: Susto, caso o volume do timer esteja muito alto; perda de foco por causa da interrupção após os 25 minutos em casos que o tempo precisaria ser maior. Muitas vezes é preciso de tempo e observação para chegar ao período certo para determinada tarefa.

Quem é contra: Marques diz que há pessoas que não se adaptam ao sistema. “Isso porque precisam estar sempre atentos a qualquer chamada, ou em estado de alerta para responder e-mail com maior agilidade possível, ou mesmo desempenhando mais de uma atividade ao mesmo tempo.”

Para saber mais:
1) Leia, na Forbes, The Counterintuitive Way To Avoid Distraction At Work: Take A Break.
2) Leia, no Entrepreneur, 3 Proven Strategies on Taking Breaks That Will Help You Become More Productive.

1008 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: