Projeto The Dream School – você gostaria de nos ajudar a construir a melhor escola do mundo?

Marcel Kampman - 8 out 2014 Marcel Kampman, que esteve no Brasil para o lançamento do Draft, idealizador do projeto The Dream School
Marcel Kampman, que esteve no Brasil para o lançamento do Draft, idealizador do projeto The Dream School
COMPARTILHE

Por Marcel Kampman

Uma vez eu fui convidado a dar uma palestra sobre tecnologia e seu impacto nos jovens. O pedido era que eu falasse sobre como podemos usar a tecnologia para evitar o êxodo das cidades menores para as metrópoles, mantendo os jovens em suas comunidades, e usando a tecnologia para ajudar a resolver problemas locais. Minha carona até o lugar da palestrar era Peter, o diretor de uma escola.

Eu lhe contei o que fazia. E então me disse o que estava fazendo em sua escola – um MacBook por criança, projetos para personalizar a educação e a construção de uma escola totalmente nova, com a participação de toda a equipe.

Em minha palestra eu havia mencionado alguns trechos da palestra de Ken Robinson no TED, o que realmente tocou Peter. Eu estava tão movido por sua ambição e por sua paixão que me ofereci para ajudá-lo. Convidei Peter a participar da Creative Company Conference. Ele comprou The Element: How Finding Your Passion Changes Everything, livro de Ken Robinson, para a sua equipe inteira. Desde então, tivemos muitas conversas, nos conhecemos melhor e começamos a sonhar com a escola ideal. Decidimos partir atrás de uma meta ousada, e também de um belo sonho: criar a melhor escola para a Holanda (e talvez até mesmo para o mundo).

Ambicioso? Claro. Mas eu prefiro alcançar metade de uma meta grande do que não tentar. Temos uma excelente oportunidade para trabalhar em todos os aspectos da educação – desde o jeito de ensinar, métodos de aprendizagem, uso de novas tecnologias, até um novo campus que será construído e que também poderá incluir uma estrutura para todos os tipos de esportes, um teatro e talvez até mesmo uma Apple Store. É o único lugar na Holanda onde há liberdade para trabalhar em todos os níveis, onde podemos contribuir de verdade. E, mais importante, criar um modelo para uma escola para educar crianças dos 12 aos 20 anos.

Reunião de talentos discutindo que cara teria a escola ideal. Onde você poderia, talvez, assistir ou ministrar aulas descalço.

Reunião de talentos discutindo que cara teria a escola ideal. Onde você poderia, talvez, assistir ou ministrar aulas descalço.

Uma vez que muitas decisões ainda precisavam ser tomadas, pensei que seria uma boa ideia chamar uma grande variedade de pessoas para pensar em como usar essa oportunidade de repensarmos o sistema de ensino. Não queríamos entregar apenas uma nova escola – mas um lugar que também pudesse inspirar outras pessoas a criarem lugares onde os jovens possam ser educados em vários níveis, de modo a se tornarem o que são e não o que queremos que eles sejam.

Então, enviei um e-mail a Peter com essa proposta e comecei a convidar pessoas para nos ajudar a pensar como seria a escola dos sonhos, se elas tivessem a oportunidade de construí-la de verdade. Como seria o edifício dessa escola ideal – ou mesmo se ela deveria realmente aconteceu num edifício? Quais seriam os métodos de aprendizagem, e o papel dos professores? Continuaríamos educando para os postos de trabalho existentes ou para futuros empregos que ainda não existem? A “The Dream School” deveria ser um bootcamp para a vida ou a preparação para o mercado de trabalho? Qual deveria ser o papel da tecnologia, da aprendizagem compartilhada, dos jogos etc.

Em uma semana, uma reunião com algumas pessoas fez nascer o projeto The Dream School. Com um objetivo claro: fazer acontecer, simplesmente porque a oportunidade e o compromisso existiam por parte de Peter e sua equipe. Nosso objetivo é transformar a Stad & Esch, a escola de Peter, na escola que todos sonhamos. Queremos que ela se torne um exemplo que possa ser tão contagiante a ponto de inspirar outras escolas a se transformar também.

O projeto cresceu rapidamente, inclusive porque Ken Robinson estava envolvido. E você podem acompanhar e contribuir com o projeto escrevendo para cá.

 

Marcel Kampman
Independent Creative Strategist

 

Aqui o TED Talk de Marcel sobre a The Dream School.

E a palestra de Marcel sobre o projeto no Lift Conference.

93 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: