APRESENTA

6 tendências de mercado para você acompanhar em 2020

Fernanda Cury - 30 jan 2020
Conhecer as tendências que prometem ganhar força no ano que acaba de começar é o primeiro passo para fazer escolhas assertivas e desenvolver produtos e serviços adequados.
COMPARTILHE

Crédito imagem: Unsplash

 

O mercado é dinâmico e está em constante transformação, procurando adaptar-se ao surgimento de novas tecnologias, comportamentos, hábitos e costumes. Acompanhar esses fenômenos é essencial para a sobrevivência do seu negócio. Por isso, indicamos aqui as principais mudanças relacionadas ao comportamento dos consumidores e como elas deverão afetar o mercado a partir de 2020. Afinal, estar informada sobre as tendências que prometem ganhar força no ano que acaba de começar é o primeiro passo para fazer escolhas assertivas e desenvolver produtos e serviços adequados.

1- Compras pelos dispositivos móveis ganharão força

O consumo via smartphones, sem interação e sem processos, vai aumentar. E você, empreendedora, deve estar atenta e adaptar seu negócio a essa demanda. De acordo com uma pesquisa da WGSN, 64% dos varejistas afirmam que o pagamento pelo celular é prioridade para o funcionamento de seu negócio. Procure aumentar as funcionalidades para que seu cliente conheça seu serviço ou produto via celular dentro da loja, bem como investir na automação dos meios de pagamento. A realidade aumentada, por exemplo, pode auxiliar os consumidores na hora da compra – tanto ao mostrar especificidades, como ao solucionar dúvidas – e torna a experiência mais especial.

2- Inteligência Artificial cada vez mais presente

Assistentes virtuais, dispositivos inteligentes, chatbots e aplicativos baseados em IA estão ganhando espaço nos negócios, na logística da cadeia de suprimentos e nas vidas dos consumidores. As empresas estão criando oportunidades de crescimento com a tecnologia, facilitando o dia a dia de seus consumidores, que já começam a aceitar que certas tarefas podem ser executadas por robôs orientados por IA. Embora a confiança total e o acesso a esta tecnologia ainda devam levar mais tempo, cresce a ideia de que os robôs orientados por IA podem contribuir para o nosso bem-estar, conveniência e conforto. Os consumidores são cada vez mais movidos pela tecnologia e tendem a se envolver profundamente com robôs orientados por IA. A Pesquisa de estilos de vida de 2019 da Euromonitor International indica, por exemplo, uma aceitação mais ampla de eletrodomésticos e assistentes virtuais que envolvem comportamentos relativamente novos do consumidor, como controle de voz. Crescendo com a tecnologia como parte integrante de suas vidas, a Geração Alpha (a nova geração de crianças nascidas a partir de 2010) já não faz distinção entre o digital e físico. Eles esperam que produtos e serviços incorporem tecnologia.

3- A economia da confiança

Confiança é a palavra cada vez mais recorrente e visada pelos consumidores de todo o mundo. E a pergunta fundamental é: como sua marca pode se mostrar confiável atualmente? Os consumidores estão mais questionadores e conscientes de seus direitos, e isso é ótimo. Cabe a você, empreendedora, desenvolver novas estratégias capazes de aumentar o nível de confiança de seus clientes.  Diante da enxurrada de fake news, é cada vez mais difícil saber em que ou em quem acreditar, e a confiança se torna um importante fator de estímulo do consumo. O WGSN Barometer, que a cada ano analisa 200 mil consumidores do mundo todo, indicou que os gastos das pessoas têm uma relação direta com o quanto elas confiam em uma marca. Mas, afinal, o que significa ser uma empresa de confiança? Significa ir além da oferta de produtos e serviços de qualidade, e se tornar um agente de mudanças positivas, como por exemplo, promover ações que melhorem as condições econômicas e sociais nas comunidades onde operam.

4- Olhar atento à sustentabilidade

O planeta precisa de ajuda e seus habitantes estão em busca de soluções e ações para protegê-lo. A preocupação com o clima é uma realidade, assim como o desejo de preservar seus recursos e reduzir ou reverter os danos causados ao ecossistema. O debate sobre o uso de materiais plásticos, e demanda por soluções como garrafas de água, copos de café e canudos reutilizáveis é apenas uma entre as muitas mudanças comportamentais que exigirão novas estratégias das empresas. De acordo com dados levantados pela consultoria Nielsen em 2018, a taxa de crescimento na venda de produtos vem aumentando em determinados setores sempre que há alternativas sustentáveis.

5- A força da colaboração

Acredite, a economia compartilhada chegou para ficar, e já faz parte da sua vida. O crescimento dos aplicativos de carona, bem como o compartilhamento de bicicletas e apartamentos sinaliza como no futuro tudo será realizado em cooperação entre as pessoas. O comportamento envolve a ideia de reduzir desperdícios, gastar de maneira mais inteligente e economizar recursos como dinheiro, tempo e espaço. E se o futuro está na coletividade, é hora de você, empreendedora, voltar seu olhar para essa realidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, as soluções voltadas ao compartilhamento movimentarão 335 bilhões de dólares até 2025.

6- Longevidade merece atenção

A população está envelhecendo mais e melhor e, aqui no Brasil o envelhecimento está acelerado. Quem deixar de olhar para essa parcela da população e não se adequar a este processo perderá oportunidade de conquistar um mercado crescente. A longevidade vai afetar a maneira como oferecemos produtos e serviços, vai motivar discussões e impactar a criação de soluções voltadas por exemplo, à ergonomia, acessibilidade e comunicação.  E você, empreendedora, deve se adequar a essa realidade. Algumas medidas simples, como melhorar a mobilidade de sua loja, instalando rampas e alargando corredores e entradas, podem impactar positivamente suas vendas.

E a pergunta que fica: sua empresa está preparada para se comunicar e ser relevante para esses consumidores?

 

Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

3428 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: