No fim da década de 70, o cenário brasileiro era muito diferente do que conhecemos hoje. No setor de exploração de óleo e gás, por exemplo, apenas empresas estrangeiras operavam no país. No entanto, a entrada da Ocyan no mercado de prestação de serviços de perfuração para a Petrobras ajudou a modificar o cenário nacional e gerou oportunidades de transformação para a própria Ocyan ao longo das últimas cinco décadas.
Hoje, a empresa fornece soluções para as indústrias de óleo e gás upstream offshore que tem por base a extração de petróleo no Brasil e no exterior. Por ser uma empresa comprometida com a agenda ESG e que quer fazer parte da transição energética por meio de metas de curto, médio e longo prazos neste sentido, a Ocyan busca se conectar com soluções inovadoras que dialoguem com o propósito da empresa.
Foi neste contexto que a Ocyan Waves, plataforma de inovação aberta, foi criada em 2019. Neste mesmo ano, foi realizada a primeira edição do Ocyan Waves Challenge, programa de conexão com startups para a solução de desafios operacionais que gerou a execução de 21 pilotos.
Agora a Ocyan abre um novo caminho de conexão com as startups: o Ocyan Waves Booster, que busca agora acelerar cleantechs em fase de validação. Patrícia Grabowsky, gerente de Inovação da Ocyan, explica a proposta:
“O Ocyan Waves Booster é um programa complementar ao Challenge. A ideia é dar oportunidades para startups que estão começando. Queremos propiciar um espaço de networking e gerar visibilidade para elas. Por isso procuramos por startups com potencial, apetite e interesse para participar da aceleração”.
As startups interessadas em participar do programa de aceleração da Ocyan devem ter no portfólio serviços e produtos que contemplem os temas: ar & meio ambiente; eficiência; energia limpa; e armazenamento de energia. Dentro dessas quatro temáticas, o programa propõe, também, microtemas que serão conectados às startups participantes.
O Ocyan Waves Booster foi elaborado em parceria com a Innoscience Consultoria e será dividido em cinco fases: scouting, seleção, pitch, aceleração e graduação. Durante a aceleração, que acontecerá em um período de seis meses, as startups passarão por três etapas:
Bootcamp: em que serão mapeados os negócios selecionados para as dimensões de mercado, produto, modelo de negócios, time, gestão e capital. Esta será uma etapa presencial e contemplará a realização de um diagnóstico da startup. A partir disso, será definida a trilha de aceleração personalizada.
Trilha de aceleração: etapa em que será construída a trilha de ações de inspiração, capacitação de networking para a turma de empreendedores dos negócios selecionados. Esta etapa será realizada em modelo híbrido, sendo parte presencial e parte on-line. Ela também será organizada nas seguintes dimensões: mercado, produto, modelo de negócio, time, gestão e capital.
Preparação para a graduação: momento em que as startups poderão se preparar para apresentar suas soluções ao público interno da Ocyan e a comunidade óleo & gás e energia.
O Ocyan Waves Booster tem como proposta acelerar startups cleantechs early stages e gerar oportunidades de negócios alinhados a objetivos estratégicos da Ocyan. Quer saber por que participar do programa? Confira aqui:
Mentoria com executivos seniores: As cleantechs participantes ganham a oportunidade de interação com executivos seniores e especializados no desenvolvimento e na jornada de aceleração.
Visibilidade e network: as selecionadas para o programa recebem visibilidade e networking com parceiros, além da chancela de uma grande corporação da indústria de óleo e gás.
Capital de arranque sem equity: a Ocyan oferece um capital de arranque em formato de doação de R$ 30 mil sem participação para auxiliar no desenvolvimento do produto e na jornada de aceleração das startups participantes.
Aceleração personalizada: o Ocyan Waves Booster é um programa flexível que pode ser adaptado às necessidades individuais de cada startups mediante a um diagnóstico prévio.
Potencial investimento e/ou parceria: o programa conta com um potencial de aporte financeiro em troca de equity e/ou parceria comercial para o crescimento e desenvolvimento da startup.
Assim como os demais programas de inovação da Ocyan, o Ocyan Waves Booster foi desenhado à quatro mãos, com a participação da Innoscience Consultoria. Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, comenta sobre o programa.
“O programa foi construído sob medida para a realidade das startups. Por isso contamos com a participação de mentores e com uma seleção criteriosa de conteúdos feita pelo time na Innoscience em parceria com a Ocyan. Além disso, o programa possui o diferencial de oferecer um capital de arranque em formato de doação. Nosso intuito é dar boas oportunidades para as startups, e junto com isso proporcionar à Ocyan o acesso a novas soluções e oportunidades de negócio.”
As inscrições para o Ocean Waves Booster estão abertas até o dia 10 de Junho. A seleção das startups acontece nos dias 13 a 15 de Julho, e a fase de aceleração se inicia em 18 de Julho e vai até 20 de Dezembro. No dia 31 de Janeiro de 2023 acontecerá a apresentação final dos resultados alcançados ao longo da aceleração.
Para saber mais sobre o programa e se inscrever, acesse: ocyanwaves.com/booster/
O turismo gera renda e emprego, mas também potencializa impactos ambientais negativos. Saiba como três empreendedoras uniram forças para desenvolver uma certificação voltada às boas práticas sustentáveis do setor hoteleiro do Brasil.
As faculdades continuam formando profissionais sem um olhar crítico para os problemas sistêmicos do planeta. A EcoUniversidade quer mudar esse jogo estimulando a colaboração e conectando empresas e comunidades tradicionais.
A farmacêutica Vivian Yujin Chun se reinventou ao criar sabonetes, trabalhar como agricultora e viver junto à natureza. À frente da MOMA, ela desenvolve cosméticos com ativos amazônicos e que trazem impacto real para quem vive da floresta.