Seleção Draft – Preserve a humildade

Dani Rosolen - 15 out 2018
Abaixe as penas: aceite que a modéstia é essencial para um bom líder.
Dani Rosolen - 15 out 2018
COMPARTILHE

Preserve a humildade
“Se a humildade é tão importante, por que a maioria dos líderes é arrogante?” É este o questionamento de Billy Taylor, cofundador da Fast Company, em um artigo para a Harvard Business Review (link acima). Ele diz que a modéstia é apontada em estudos como algo inspirador, mas que, no dia a dia, é raro ver isso em prática. Afinal, destaca, ninguém associaria, por exemplo, essa qualidade a Elon Musk. “Na verdade, é difícil imaginar alguém com menos despretensão”, diz. Para Billy, conseguir baixar o ego é complicado para a maioria dos líderes, pois eles acreditam que precisam dar a palavra final e que podem ser visto como vulneráveis ao mostrar humildade. O autor ainda afirma:

“Vivemos em um mundo onde o ego recebe atenção, mas a modéstia obtém resultados. Onde a arrogância faz manchete, mas a humildade é que faz a diferença”

 

O que é ser empreendedor?
No Medium, Tynesia Boyea, fundadora da consultoria de negócios Reliance Methods, fala sobre os desafios “irritantes” que implicam ser um empreendedor, entre eles, ter sempre que explicar minuciosamente para as pessoas o que sua empresa faz . “Muitas vezes, as pessoas acreditam que administrar seu próprio negócio é um eufemismo para estar desempregado”, afirma, no link acima. Ser empreendedor é saber lidar com muitos percalços, fato. Mas há outras qualidades (além da paciência!) inerentes a quem assume essa “profissão”, como mostra Ivan Primo Bornes, fundador da rede de rotisserias Pastifício Primo, no Blog do Empreendedor. Entre elas: coragem, resiliência e vontade de fazer a diferença no mundo.

 

No tempo certo
Jen Rubio, cofundadora da Away (fabricante de malas de viagem), escreve, na Fast Company, sobre como um empreendedor pode saber se está fazendo o trabalho certo no tempo certo. Ela diz, no link acima, que fazer menos, mas com maior qualidade, não é apenas um mandamento do design, mas um princípio em sua empresa e lista três regras que utiliza para não perder o timing: entender o que é essencial e eliminar o restante, saber dizer “não” quando as circunstâncias pedem por isso — e se lembrar que nem todas as demandas essenciais são realmente importantes.

 

Programa Startup 50+
De 16 a 31 de outubro, a MaturiJobs realiza o Programa Startup 50+, no inovaBra, em São Paulo. O curso pretende mergulhar no universo de startups, tecnologia e inovação, com conteúdo e metodologia desenvolvidos especialmente para pessoas maduras. As aulas serão facilitadas pelo mentor Fernando Brisola e abordarão temas como: diferenças entre startup e grande empresa, Business Canvas, UX Design e IoT. Além disso, nos encontros, os participantes realizarão vistas a aceleradoras e coworkings. O programa custa a partir de 1 250 reais. Mais informações no link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: