Nome:
Decoradoria.
O que faz:
É uma plataforma que oferece consultoria profissional online de decoração.
Que problema resolve:
Segundo as sócias, o objetivo é tornar a decoração mais acessível a um público que geralmente não tem acesso a escritórios de design de interiores.
O que a torna especial:
A consultoria é realizada online e de forma personalizada. O cliente pode escolher, no cadastro da Decoradoria, o profissional com quem deseja trabalhar.
Modelo de negócio:
A plataforma possui dois planos de decoração, um (simples) de 299 reais e outro, mais completo, de 499 reais. O valor é pago para os decoradores, que hoje não pagam nada para usar a plataforma. Além disso, a Decoradoria recebe uma comissão (cerca de 5%) sobre o valor das vendas realizadas em lojas e fornecedores parceiros.
Fundação:
Junho de 2017.
Sócios:
Vanessa Kairiyama — Diretora Geral.
Andressa Vieira — Diretora de Marketing e Produto.
Perfil das fundadoras:
Vanessa Kairiyama — 31 anos, São Paulo (SP) — é formada em Arquitetura e Design de Interiores pelo Mackenzie, com master em Retail Design and Concept pela Escola de Design da Universidades Pompeu Fabra de Barcelona e pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV. Trabalhou nas empresas Adriano Attia Arquitetura e Interiores e Consultive Branding.
Andressa Vieira — 37 anos, São Paulo (SP) — é formada em Marketing pela Anhembi Morumbi, com especialização em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos. Trabalhou em empresas como Uol, Locaweb, B2W, Saraiva e Grupo Boticário.
Como surgiu:
Em meio à crise econômica, em 2015, Vanessa decidiu colocar um anúncio de serviços de decoração em um site de classificados e percebeu que existia uma grande demanda de pessoas com orçamento limitado, mas que sonhavam em ter uma casa decorada com a ajuda de um profissional. Além disso, descobriu que a falta de tempo e a localização desse público eram outros empecilhos para a contratação deste tipo de serviço. Depois de meses de pesquisa, as sócias desenvolveram a plataforma, que busca simplificar, com o uso da tecnologia, todo o processo e permitir que ele seja feito remotamente.
Estágio atual:
A startup foi lançada operacionalmente no final de outubro e, no momento, está investindo na captação de clientes.
Aceleração:
A Decoradoria foi acelerada pela Gventures, da FGV-SP.
Investimento recebido:
As empreendedoras investiram 40 mil reais do próprio bolso no negócio.
Necessidade de investimento:
As sócias pretendem buscar investimento em breve, principalmente para ampliar o investimento em mídia, mas ainda não definiram o valor.
Mercado e concorrentes:
“O mercado de serviços e produtos relacionados à decoração está em crescimento, principalmente quando olhamos para o mundo virtual”, diz Vanessa. Existem plataformas que oferecem serviços semelhantes, como a DecoradorNet, a Em Canto Meu e a Decortips.
Maiores desafios:
“Manter e atrair mais profissionais qualificados para a plataforma, garantir a satisfação do cliente e atrair usuários”, afirma a diretora geral.
Faturamento:
Ainda não fatura.
Previsão de break-even:
Outubro de 2018.
Visão de futuro:
“Mostrar como o trabalho de um profissional da área pode impactar a vida e o dia a dia das pessoas”, conta Vanessa.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.
A startup, que fabrica colmeias para abelhas sem ferrão e hotéis para abelhas solitárias, quer ajudar na conservação desses insetos polinizadores em centros urbanos, favorecendo o desenvolvimento de cidades mais verdes e sustentáveis.