O design a favor da saúde mental. Ou: como a DEx01 criou o The Human Deck, um baralho para inspirar reflexões e autoconhecimento

Nathi Alves - 15 out 2021
Nathi Alves, fundadora e CEO da DEx01.
Nathi Alves - 15 out 2021
COMPARTILHE

Com a pandemia, muitas pessoas estão passando por momentos difíceis, sozinhos, isolados e com pouco contato social. Neste cenário, nosso primeiro pensamento foi: como podemos ajudar os nossos colaboradores mesmo de longe?

Aqui na DEx01, sabemos que a saúde mental é um tópico muito importante a ser discutido e melhorado na sociedade atual e que o distanciamento social intensificou problemas relacionados à ansiedade, depressão, entre outras questões.

Trabalhar com design é também fazer projetos com pessoas. A partir desse conceito, entendemos que não é apenas sobre trabalhar e executar um novo site ou aplicativo. Significa cuidar dos nossos clientes e também dos nossos colaboradores.

Todo dia passamos por obstáculos e resolvemos problemas complexos de design. Mas, e fora das telas, como estamos?

PARA APROXIMAR OS COLABORADORES NA PANDEMIA, CRIAMOS UM BARALHO COM VALORES IMPORTANTES PARA A EQUIPE

Por muito tempo na DEx01, de forma presencial, tínhamos o costume de utilizar um baralho feito para escutar a nossa criança interior (ou seja, sobre se sentir à vontade com quem você é de verdade).

Cada pessoa que chegava na empresa tirava uma cartinha, uma vez por semana. Sempre tinha uma mensagem de carinho, algo que olhávamos com cuidado e compartilhávamos entre nós. Foi aí que surgiu a ideia: construir um baralho próprio para aproximar as pessoas da equipe espalhadas em várias partes do Brasil.

Assim desenvolvemos o Human Deck, um baralho que tem como base alguns valores muito importantes para a gente como: apoio, colaboração, empatia  e persistência

A partir desses conceitos, pensamos em frases inspiradoras e que são um convite à reflexão na correria do dia a dia.

Cada colaborador recebeu um baralho em sua casa e foi um dia muito emocionante para todos. Abrimos as cartas todos juntos, em uma reunião online. A equipe deu um feedback muito positivo sobre a ação e isso nos motivou a expandir o projeto.

VIMOS QUE O BARALHO TINHA IMPACTO POSITIVO NA SAÚDE MENTAL E DECIDIMOS EXPANDIR O PROJETO PARA MAIS PESSOAS

Ao perceber que havíamos criado algo que realmente tinha valor para as pessoas, vimos  a oportunidade de tornar isso um projeto social e abrir as portas da DEx01 para ajudar quem tem alguma questão relacionada à saúde mental.

Decidimos então criar uma versão do baralho para que mais pessoas tenham acesso a essa ferramenta, disponibilizando The Human Deck para venda na plataforma do Catarse

Desde sempre entendi que o trabalho de um designer é auxiliar pessoas. E acredito que criar um baralho sobre saúde mental tenha a ver com o que fazemos no dia a dia

No baralho The Human Deck, com 50 cartas, estão frases curtas criadas por mim e validadas com psicólogos, dentro e fora da DEx01, para provocar uma reflexão longa e nos convidam a parar um pouco para prestar atenção no momento presente e em nós mesmos.

AS FRASES DAS CARTAS E AS IMAGENS FORAM PENSADAS PARA INSPIRAR E OFERECER UMA PEQUENA REFLEXÃO NO DIA A DIA

São mensagens que, muitas vezes, precisamos e queremos escutar de alguém como: escute aquilo que não é dito”, como forma de prestar atenção ao redor e a quem está por perto. Ou até mesmo que aceitar a caminhada faz parte do processo e que precisamos abraçar a nós mesmos e curtir a jornada”.

O baralho The Human Deck tem 50 cartas, sendo 48 ilustradas.

Todo o contexto das cartas foi finalizado com as ilustrações criadas pelo Lucas Robert, designer na DEx01, que se inspirou em fábulas antigas, lembrando sempre dos nossos amigos animais que nos trazem apoio e carinho.

Lucas deu vida às criaturas e aos cenários que convidam a um mergulho na imaginação.

Já a parte de trás da carta foi feita pelo nosso Diretor de Visual, Vinícius Costa “Nano”.

O “modo de usar” é simples: no começo do dia ou em um momento de pausa, escolha uma carta do baralho. E então, observe de que forma a imagem e as palavras te fazem sentir, como elas conversam com o que você está vivendo hoje.

Uma das grandes felicidades desse projeto foi fechar uma parceria com a Copag, a maior produtora de baralhos da América Latina, eles ficam responsáveis pela produção das cartinhas, garantindo a alta qualidade que você já conhece.

NÃO VISAMOS LUCRO COM AS VENDAS DO BARALHO. TUDO SERÁ REVERTIDO PARA INICIATIVAS COM FOCO EM SAÚDE MENTAL

Por se tratar de um projeto social e sem fins lucrativos, todo o lucro arrecadado através da campanha será revertido para instituições que cuidam da saúde mental.

Entre elas, está o CVV — Centro de Valorização da Vida — que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, 24 horas por dia.

O Catarse selecionou o projeto como “projeto que amamos”, uma categoria que seleciona os melhores projetos e dá destaque, o que foi super importante pra gente.

Se eu pudesse definir, diria que o The Human Deck virou uma moeda de troca para proporcionar essa experiência a mais pessoas e também apoiar instituições que trabalham com questões relacionadas à saúde mental.

TAMBÉM DESEJAMOS AJUDAR OUTRAS EMPRESAS A PERSONALIZAR SEU PRÓPRIO BARALHO

Além do baralho em si, é possível adquirir pacotes com outras recompensas, como postais colecionáveis e cartelas de adesivos, ou até mesmo contribuir com valores menores para doação. Os kits disponíveis custam a partir de R$10 e as vendas vão até o dia 28 de outubro de 2021.

Cada carta traz uma frase e uma ilustração que buscam servir de gatilho para reflexão.

Existe ainda uma outra possibilidade, pensada para quem tem interesse em replicar a experiência na sua empresa e contribuir com a causa.

Oferecemos pacotes especiais e personalizados para as necessidades da empresa para quem quiser comprar um número maior do que dez baralhos. Neste caso é dó negociar direto com a gente.

Para ver um pouco mais sobre o The Human Deck, dá uma olhada no filtro que fizemos no Instagram! É só acessar o app e procurar o filtro HUMAN DECK, que você também acha no perfil da @dex01_. Com ele, você já pode tirar a sua cartinha de hoje! E se der vontade, compartilha nos Stories, mostra pros amigos e convida todo mundo pra ajudar esse projeto a acontecer. Todo o apoio é bem vindo!

 

Nathi Alves, 30, é fundadora e CEO da DEx01, consultoria de design que atua na construção de projetos estratégicos. A empresa faz parte do Ecosys, que já foi pauta aqui no Draft.

 

513 Total Views 5 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: