A goLiza otimiza a troca de dados entre empresas, evitando que percam a chance de fechar negócios

Dani Rosolen - 9 jul 2020
COMPARTILHE

Nome:
goLiza.

O que faz:
É uma plataforma de cadastro B2B que visa centralizar todos os documentos e informações entre empresas para otimizar o gerenciamento dos dados e facilitar o fechamento de negócios.

Que problema resolve:
A startup busca facilitar a intensa troca de informações e documentos entre empresas, geralmente feita de forma individualizada. A plataforma controla as alterações cadastrais e de documentos, faz gestão de pendências, alertas de vencimento de documentos automáticas, análise de firmas e poderes, assinatura digital e eletrônica, workflow de contratos e propostas.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, o diferencial da goLiza é ser uma plataforma que conecta as empresas, permitindo que gerem mais negócios de forma rápida, segura e com governança na troca de dados, disponibilizando informações tanto de fontes públicas oficiais quanto da própria empresa. “Centralizando o cadastro, levamos simetria de informação ao mercado e benefícios tanto para quem envia, quanto para quem recebe os dados, além de contar com o alinhamento a LGPD. Focamos no cadastro como um todo, ou seja, além do onboarding atuamos também na gestão e manutenção dos cadastros, e desenvolvemos diversas ferramentas para que esses cadastros fiquem sempre atualizados”, afirma os sócios.

Modelo de negócio:
Mensalidade fixa (entre 24,90 e 969,90) com valor baseado em três variáveis: número de CNPJs próprios, quantidade de empresas conectadas (fornecedores, clientes, bancos) e número de usuários. A empresa terá acesso à plataforma completa com todas as funcionalidades (conexões com empresas, controle de alterações, gestão de pendências, alertas de vencimento de documentos, análise de firmas e poderes, assinatura digital e eletrônica, workflow de contratos e documentos, entre outros).

Fundação:
Julho de 2018.

Sócios:
Paola Munaro Augusto Cofundadora
Douglas Akira Omae — Cofundador
Fisher Venture Builder — empresa cofundadora

Fundadores:

Paola Munaro Augusto — 29 anos, São Paulo (SP) é formada em Administração pela FGV. Trabalhou na Fisher Investimentos. Em 2017, houve uma mudança de estratégia e modelo de negócios, tornando-se Fisher Venture Builder, empresa sócia da goLiza atualmente.

Douglas Akira Omae 39 anos, São Paulo (SP) é formado em Sistemas da Informação. Iniciou sua carreira como desenvolvedor em 1999 prestando serviço para empresas como Embratel, Itaú BBA, Unimed, entre outras. Trabalhou também no Submarino e no Walmart.com. Foi sócio da VTEX e fundou a ManyToOne.

Como surgiu:
Em suas trajetórias profissionais, os sócios-fundadores da goLiza perceberam que a intensa troca de informações e documentos e a falta de gerenciamento impactava diretamente no fechamento de negócios. Pensando nisso, tiveram a ideia de centralizar o cadastro e torná-lo um canal único para beneficiar o mercado como um todo. “No processo de Design Thinking realizado com a BASF e um banco de médio porte, comprovamos que a dor existia tanto no mercado financeiro quanto na indústria, e criamos uma solução que atende a diferentes modelos de negócios e relacionamentos (bancos, clientes e/ou fornecedores), não restritos ao segmento ou ao porte de empresa”, afirmam os cofundadores.

Estágio atual:
A startup tem três funcionários, além dos dois sócios-fundadores que atuam 100% na operação. O escritório é compartilhado com a Fisher Venture Builder e está localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Atualmente, todos trabalham 100% em home office devido à pandemia.

Aceleração:
A goLiza participou do Programa de Aceleração Visa – Categoria Start (entre setembro e dezembro de 2018) e do Programa de Aceleração Darwin (setembro de 2019).

Investimento recebido:
A startup recebeu aportes de investidores-anjos, da aceleradora Darwin Startups e da Parallax Ventures, totalizando. cerca de 2 milhões de reais captados até o momento.

Necessidade de investimento:
“Estamos em rodada de captação em andamento de cerca de 2 milhões de reais”, diz Paola.

Mercado e concorrentes:
“No Brasil há mais de 17 milhões de empresas ativas registradas e esse número não para de crescer. Somente nos primeiros oito meses de 2019, mais de 2 milhões de empresas foram abertas. Sobre concorrência. não vimos uma solução focada em transformar o cadastro de todas empresas online e manter o mercado simétrico, mas sim diversas soluções para atender empresas específicas”, conta Douglas.

Maiores desafios:
“Conclusão da captação que está em andamento nesse período e a viralização da plataforma através de vendas para grandes corporações e suas conexões”, dizem os cofundadores.

Faturamento:
Cerca de 10 mil reais por mês.

Previsão de break-even:
Janeiro de 2022.

Visão de futuro:
“Queremos que a goLiza seja referência em cadastro e centralização para levar simetria de informação ao mercado e beneficiar todas as operações e negociações.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

697 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: