A Immo Invest é a primeira plataforma de investimento participativo com foco no mercado de franquias

Dani Rosolen - 14 out 2021 Dani Rosolen - 14 out 2021
COMPARTILHE

Nome:
Immo Invest.

O que faz:
É uma plataforma de investimentos crowdfunding que permite a pequenos investidores investirem e ou se tornarem sócios de franquias.

Que problema resolve:
Para o empreendedor é uma alternativa de acesso a capital sem que seja por intermédio de um banco. Ele apresenta seu projeto aos investidores e oferece uma porcentagem do capital social da empresa em troca do investimento ou estipula uma taxa de juros coerente com o mercado para obter o empréstimo dos investidores da plataforma. Para os investidores, é uma forma segura de investir em cotas de franquias.

O que a torna especial:
Segundo os sócios, o diferencial é ser uma fintech especializada no mercado do franchising, trazendo uma nova alternativa de crescimento para redes em um mercado tradicional através de uma modalidade de captação de fundos regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Além disso, a startup conta com um processo de diligência que mitiga os riscos e traz maior assertividade para as ofertas lançadas na plataforma.

Modelo de negócio:
A Immo Invest trabalha com uma taxa de comissão de sucesso de 5% a 10% nas ofertas lançadas na plataforma, cobrado diretamente do empreendedor.

Fundação:
Setembro de 2020, mas começou a operar em agosto de 2021.

Sócios:
Diego Scalvi CEO e cofundador
Clóvis Lumertz Cofundador e conselheiro
Gustavo Saltiel Cofundador e conselheiro
Daniel Fabre Afonso Cofundador e conselheiro
Luiz Carlos Zancanella Junior Cofundador e conselheiro

Fundadores:

Diego Scalvi — 32 anos, Alpestre (RS) é formado em Gestão Financeira pela Universidade de Caxias do Sul. Atuou em empresas privadas, como Grendene e Tramontina, nas áreas de design e comercial.

Clovis Lumertz — 55 anos, Porto Alegre (RS) é formado em Administração de Empresas, com pós- graduação em Marketing e em Gestão Estratégica do Varejo pela ESPM. É presidente e fundador da consultoria ALLCON. É sócio, investidor e conselheiro das startups Beemob e Space Hunters.

Gustavo Saltiel 36 anos, Porto Alegre (RS) é formado em Administração, com especialização em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-MBA em Inteligência Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RS). É diretor executivo de Novos Negócios na MK Solutions.

Daniel Fabre Affonso — 40 anos, Rio Grande (RS) é mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É CEO do Grupo Safaweb e sócio-investidor e conselheiro das startups Safe2Pay, Beemob e Space Hunters. Também é conselheiro do Revolution Hub, hub de inovação do Grupo Safeweb.

Luiz Carlos Zancanella Junior 35 anos, Rio Grande (RS) é formado em Ciência da Computação pela PUC-RS, com MBA pela FGV. É CEO do Revolution Hub e sócio-investidor e conselheiro das startups Safe2Pay, Beemob, Space Hunters e Hoopster.

Como surgiu:
Diego conta que começou o projeto da Immo na Startup Weekend de Bento Gonçalves (RS), em 2019. Como parte da imersão do programa, o projeto foi selecionado e apresentado no dia final, mas não ficou entre os premiados. “Meus colegas que participaram no desenvolvimento do projeto não quiseram dar seguimento à ideia, mas continuei aprimorando o modelo durante os meses seguintes”, diz. “Durante a aula do curso de Gestão Comercial In Company, mostrei o projeto ao meu professor na época, Clovis Lumertz, que de imediato gostou da ideia e levou para um amigo que tinha maior conhecimento no mercado financeiro, o Gustavo Saltiel. Ele também tinha interesse em desenvolver um projeto para a área de franquias. Unimos nossas ideias e demos início a um novo projeto.” Pouco tempo depois, Diego diz que passaram a fazer parte do projeto Daniel Afonso e Luiz Carlos Zancanella Junior, essenciais para dar suporte na área de tecnologia e gestão.

Estágio atual:
A sede da startup fica no Revolution Hub (hub de inovação do Grupo Safeweb). A plataforma tem cerca de 150 investidores cadastrados e 900 leads com pré-cadastro. O negócio está em fase inicial de operação, com uma oferta em andamento e fazendo ajustes necessários para oferecer a melhor experiência aos usuários.

Aceleração:
A Immo Invest está participando da 1ª edição do Programa Ebulição, realizado pelo Instituto Caldeira em parceria com o Sebrae-RS e a Oracle.

Investimento recebido:
Os fundadores investiram 500 mil reais na empresa.

Necessidade de investimento:
Os sócios planejam captar investimento após 12 meses de operação. “Dentro deste prazo, estaremos com nosso modelo mais robusto para apresentar a investidores. Mas é claro que se surgir a oportunidade antes, com certeza será avaliada. Acreditamos que que o valor será de acordo com o momento em que a Immo estiver, pois estamos em um mercado muito dinâmico que muda constantemente”, afirma Diego.

Mercado e concorrentes:
“Estamos em um oceano azul de oportunidades quando se fala em investimentos em franquias. É um setor que fatura mais de 170 bilhões de reais ao ano no Brasil. E levando ferramentas de acesso a capital e a oportunidade de pequenos investidores ingressarem em novos negócios, esse mercado só tende a crescer e se profissionalizar cada vez mais”, conta Diego. “Hoje temos como principais concorrentes outras plataformas de investimentos que esporadicamente fazem ofertas para o setor de franquias, além de fintechs de empréstimo P2P e os bancos que oferecem linhas de crédito para o setor.”

Maiores desafios:
“Transmitir aos investidores uma nova modalidade de investimentos em franquias, demonstrar que com a anuência da CVM é seguro e transparente investir em cotas de franquias. Apresentar aos empreendedores uma nova modalidade de captação de recursos através de uma fintech, deixando de lado os modelos tradicionais como os bancos”, diz o CEO.

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
Em 12 meses.

Visão de futuro:
“Queremos ser a maior fintech de investimentos para o setor de franquias no Brasil. Vemos a Immo trazendo soluções para o mercado de franchising, acelerando a expansão das redes e dando oportunidade para empreendedores e investidores terem rentabilidade através no modelo de negócios desenvolvido pelo time da Immo Invest.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

276 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: