A MedMap conecta gestores de saúde a médicos plantonistas, otimizando a contratação desses profissionais

Dani Rosolen - 7 mar 2023 Dani Rosolen - 7 mar 2023
COMPARTILHE

Nome:
MedMap.

O que faz:
É uma plataforma que conecta gestores de saúde, que necessitam contratar médicos, a plantonistas em busca de melhores condições de trabalho e remuneração. Além disso, busca integrar e automatizar escalas de serviços de urgência e emergência no setor público e privado (hospitais, postos, clínicas e outras unidades de saúde). 

Que problema resolve:
Otimiza a contratação de médicos, o que melhora a qualidade do trabalho nos hospitais, equilibra a remuneração desses profissionais, diminui a chance de erros de pagamento ou de calotes, bem como a sobrecarrega dos médicos. Pelos filtros da plataforma e seu sistema de geolocalização, os médicos conseguem mapear vagas de plantões em tempo real, levando em conta a distância, especialidade, data e pagamento que melhor atendem as suas necessidades. Além disso, a plataforma automatiza o controle de escalas dos profissionais para o gestor, que pode administrar seu quadro de plantonistas, emitir relatórios de pagamentos em instantes, constando cargas horárias e listagem de plantões realizados por cada profissional, além do somatório que deve ser pago a cada médico. 

O que a torna especial:
O que torna a startup especial é o leque de funcionalidades da plataforma, que concentra todas as necessidades de médicos e gestores de saúde em um único ambiente. Os sócios estão planejando também a possibilidade de inserir na plataforma encaminhamento para abertura de CNPJ, bulário e condutas médicas

Modelo de negócio:
Oferece planos de assinatura para médicos e gestores de saúde.

Fundação:
Agosto de 2021.

Sócios:
Dimitri Saraiva Martins Marques — Diretor Executivo
Ardiles de Moraes Bispo — Diretor de Operações
Bruno Luiz de Assunção Moura — Diretor de Informação e Desenvolvedor FrontEnd
Victor Pereira Luna — Diretor de Tecnologia e Desenvolvedor BackEnd

Fundadores:

Ardiles de Morais Bispo — 32 anos, Recife (PE) — é médico formado pela Universidade Federal do Cariri. Foi médico plantonista na Unidade Mista de Carpina (PE), no Hospital Nossa Senhora Salete Monte Carlo (SC), no Hospital Dr. José Athanazio Campos Novos (SC) e na UPA 24h de Herval Doeste (SC). Foi médico concursado e gestor de unidade de Atenção Básica de Saúde em Campos Novos (SC). Atualmente é médico regulador da Central de Leitos do Estado do Ceará pela Coordenadoria Regional de Saúde de Sobral (CE), médico do Programa Melhor em Casa pelo município Sobral (CE) e gestor atual e diretor da empresa Academia da Moeda – Escola de Educação Financeira e Investimentos para crianças e adolescentes.

Bruno Luiz de Assunção Moura — 33 anos, Recife (PE) — é engenheiro de software formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Trabalhou em empresa como X-Team, Oowlish, GamerSafer, Tembici, Bravi, Ustore e Genômica Diagnósticos.

Victor Pereira Luna — 32 anos, Recife (PE) — é engenheiro de software formado pela Universidade Rural de Pernambuco. Trabalhou em empresas como Imperium Markets, Fohat, Bravi, Franq OpenBanck, Inno Group, Bemind, Epitrack e Gloose.

Como surgiu:
A ideia da MedMap surgiu em 2019 quando o médico Ardiles, formado há um ano, se deparou com uma dor de mercado latente: a dificuldade de se inserir em uma escala e a dinâmica insegura de contratação, de acordo com ele, geralmente feita em grupos de WhatsApp. Ele então procurou dois amigos desenvolvedores e apresentou uma proposta para desenvolver uma plataforma que otimizasse tudo isso e proporcionasse praticidade para médicos buscarem oportunidades no mercado. A ideia foi bem aceita e a plataforma foi sendo criado por Bruno e Victor. De 2019 até 2021, o MVP foi criado, e parceiros foram surgindo. A FHE, uma venture builder da área de healthtechs, realizou a captação da startup para seu portfólio de aceleração e, em 2021, a MedMap se transformou em uma empresa formalizada. Em 2022, buscando agregar mais valor, a empresa criou o gerenciador de escalas profissionais, aliando sua funcionalidade de busca de plantões ao processo de gestão de médicos, atraindo gestores de saúde. Ainda em 2022 a startup foi contemplada com a captação de recursos financeiros em um programa de subvenção econômica governamental, trazendo mais chances de reinvestimentos para acelerar o processo de comercialização do produto em 2023.

Estágio atual:
Por se tratar de uma plataforma online e composta por pessoas de diversos estados, a MedMap não tem um escritório físico. Todas as operações são realizadas de forma remota. Foi realizado uma POC (prova de conceito) em uma UPA na cidade de Santo Antônio do Monte(MG), com 18 médicos cadastrados neste serviço e com duração de seis meses (abril a setembro de 2022). O MVP foi lançado com todas as suas funcionalidades propostas na época em pleno funcionamento, sendo viável, neste momento, realizar parcerias com serviços interessados, seguir com o plano proposto e expandir as ferramentas da plataforma

Aceleração:
A MedMap faz parte do portfólio da FHE Ventures, que possui parceria com a FCJ Ventures Builder e com a Saúde Ventures.

Investimento recebido:
Recebeu um aporte de 66 mil reais do Programa Centelha.

Necessidade de investimento:
Os sócios querem captar 400 mil reais para melhorar as estratégias de marketing e publicidade, expandir a área comercial, contratar pessoal para iniciar um trabalho independente nos setores jurídico e financeiro, contratar novos desenvolvedores e remunerar o trabalho dos participantes do projeto no próximo ano.

Mercado e concorrentes:
“Atualmente o mercado médico de Urgência e Emergência, que necessita de profissionais plantonistas, soma aproximadamente 6 mil serviços no Brasil, apenas na rede pública de saúde. Cada serviço conta, em média, com dez a 15 profissionais compondo mensalmente cada escala, ou seja, são cerca de 90 mil médicos ativos na rede pública trabalhando por meio de plantões médicos e 6 mil gestores que necessitam gerenciar as escalas de cada unidade, contratar e captar profissionais constantemente”, afirma Ardiles. “A tendência é que este número só aumente, dado os problemas recentes relacionados à pandemia, na qual foi aumentado o número de ofertas de serviços de saúde em todo país. Além disso, o número de médicos irá dobrar em dez anos de acordo com o Conselho Federal de Medicina, fazendo com que estes profissionais necessitem de ferramentas mais eficientes para busca de ofertas de trabalho”, complementa o empreendedor.

Maiores desafios:
“Para ter gestores em nossa plataforma oferecendo plantões, precisamos de uma grande quantidade de médicos cadastrados na plataforma e utilizando nosso sistema. Porém, para ter um grande número de médicos precisamos de um grande número de gestores oferecendo plantões. Então, o grande desafio é criar estratégias comerciais e tecnológicas, além de parcerias para conseguir caminhar com o crescimento de ambas as vertentes. Além disso, é necessário captar recursos financeiros para investir em marketing e aprimoramento de software da plataforma a fim divulgar a cultura da empresa e oferecer excelência em todos os processos e ideias.”

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
Em um ano.

Visão de futuro:
“Temos convicção de que, ao resolver as dores dos gestores e oferecer uma plataforma completa, com tudo o que o médico plantonista precisa para garantir melhores condições de trabalho, conseguiremos concentrar na plataforma todos os profissionais interessados em trabalhar como plantonista no território nacional, mantendo um LTV (Lifetime Value) alto e dando suporte tanto para o médico quanto para o gestor de saúde.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

502 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: