A Onda Eco vende produtos de limpeza sustentáveis e embalados em plástico reciclado dos oceanos

Dani Rosolen - 27 nov 2020 Dani Rosolen - 27 nov 2020
COMPARTILHE

Nome:
Onda Eco.

O que faz:
Desenvolve e comercializa produtos de limpeza com formulações biodegradáveis, hipoalergênicas e veganas, produzidas com ingredientes naturais e armazenadas em embalagens feitas com plástico reciclado dos oceanos. Além disso a marca promove ações voltadas à preservação do meio ambiente em parceria com outras empresas.

Que problema resolve:
Busca facilitar o acesso a produtos de limpeza biodegradáveis, mais sustentáveis e menos prejudiciais à saúde, além de ajudar a diminuir o impacto negativo do descarte no meio ambiente de resíduos químicos agressivos encontrados em produtos convencionais de limpeza.

O que a torna especial:
De acordo com as sócias, o preço acessível da Onda Eco (que se aproxima dos convencionais e é cerca de 60% mais barato do outras marcas sustentáveis) é um dos diferenciais, assim como a concentração dos produtos — o que gera um rendimento três vezes maior do que as versões tradicionais. Outro diferencial é a plataforma “A Onda Faz Eco”, que através dos produtos e de uma base de comunicação promove soluções de sustentabilidade para pessoas e empresas de todos os portes. Por fim, as fundadoras destacam as embalagens, feitas com plástico reciclado dos oceanos e do litoral.

Modelo de negócio:
Vendas dos produtos online em em pontos físicos no B2C e no B2B (neste modelo, a empresa também vende uma base de comunicação para que os estabelecimentos ajudem a espalhar a consciencialização além de agregar valor a marca).

Fundação:
Foi fundada em 2019, mas começou a operar em outubro de 2020.

Sócias:
Stefania Bonetti — Cofundadora e Head of Business
Nicole Bonetti — Cofundadora e Head of Marketing.

Fundadoras:

Stefania Bonetti — 28 anos, Curitiba (PR) — é mestre Gestão,  pelas Università Commerciale Luigi Bocconi em Milão e pela IE Business School em Madrid. Trabalhou na SiderQuímica.

Nicole Bonetti — 32 anos, Curitiba (PR) é estudante de Comunicação na Universidade Positivo. Estagiou na LAFORT e Rochesa.

Como surgiu:
A Onda Eco nasceu em alto mar durante um passeio de barco em que as irmãs Stefania e Nicole. “Ao notar o barco sendo limpo com um clássico multiuso de mercado, percebemos a espuma cheia de substâncias químicas tóxicas cair direto nas águas cristalinas do mar. Aquilo nos incomodou”, relembram. Elas transformaram aquele incômodo inicial em ação e criaram a marca com foco em sustentabilidade.

Estágio atual:
A empresa tem escritório em Curitiba e mais de 100 usuários cadastrados na plataforma. A linha conta inicialmente com três produtos (multiuso, lava louças e lava roupas). As vendas são feitas em Curitiba, Garopaba (SC), Rio de Janeiro e pelo e-commerce, atendendo Brasil todo.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
As empreendedoras investiram 300 mil reais na Onda Eco.

Necessidade de investimento:
“Em um segundo momento pensamos em captar investimento, mas para o próximo semestre temos um plano de investimento próprio focado no crescimento da marca.”

Mercado e concorrentes:
“O cuidado com a casa e com a higiene neste cenário de pandemia aumentou a preocupação das pessoas em relação aos produtos usados na limpeza dos ambientes. Além disso, este momento pediu uma reflexão do mundo e intensificou o alarme dos cuidados que temos que ter com nossa casa, o planeta. Por isso, a demanda por produtos ecológicos e sustentáveis aumentou e vemos um cenário bastante positivo”, diz Stefania. Entre os concorrentes, ela cita: Positiv.A Eco, Biowash e Bioz.

Maiores desafios:
“Mostrar para o consumidor que produtos sustentáveis, ecológicos e veganos não precisam ser necessariamente caros. Um dos nossos objetivos é tornar este tipo de produto acessível para quem quer mudar seus hábitos de consumo, pensando no bem-estar pessoal e do planeta.”

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
2021.

Visão de futuro:
“Queremos oferecer uma linha de produtos completa para que as pessoas não dependam de versões não ecológicas para realizar a limpeza das suas casas”, afirma Stefania.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

COMPARTILHE

Confira Também: