A PouPay+quer ajudar mulheres a conquistar a tão sonhada independência financeira

Dani Rosolen - 6 jul 2021
COMPARTILHE

Nome:
PouPay+.

O que faz:
É um aplicativo de finanças femininas que ajuda na independência financeira feminina. Por meio do uso de inteligência artificial aplicada ao conceito de open finance, a plataforma identifica os hábitos financeiros das usuárias para ajudá-las a gerenciar melhor entradas e gastos, prometendo colaborar na redução de até 30% das despesas anuais e no cumprimento das metas econômicas.

Que problema resolve:
Busca ensinar mulheres a tomar as melhores decisões quanto ao seu dinheiro e gerir gastos, auxiliando na independência financeira feminina.

O que a torna especial:
Segundo os sócios, o diferencial está na realização de cursos para que as mulheres já cheguem ao aplicativo tendo um conhecimento prévio do que poderá ser realizado. Além disso, oferece às usuárias a possibilidade de estabelecerem metas de curto, médio ou longo prazo para planejamento de compras futuras, investimento ou até mesmo para a criação de uma reserva de emergência.

Modelo de negócio:
Freemium, aplicativo gratuito com opção premium.

Fundação:
Março de 2021.

Sócios:
Aline Rezende CEO
Jean Malaquias CTO
Tiago Mascarenhas CMO

Fundadores: 

Aline Rezende — 38 anos, Curitiba (PR) — é formada em Direito pela PUCPR, com pós-graduação em Direito Processual Civil Contemporâneo pela mesma instituição e MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. Trabalhou no HSBC, na NextOS e na AR Consultoria e Coach – ME.

Jean Malaquias — 32 anos, Florianópolis (SC) — é formado em Análise de Sistema de Computação pela Estácio de Sá, com MBA em Inteligência Artificial pela Data Science Academy. Tem passagem por empresas como StartHire 365, Click Intercâmbios, RetailinMotion e LeaserPlan. Cofundou a SEDA Intercâmbios.

Tiago Mascarenhas — 36 anos, Votorantim (SP) — é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou no ABN AMRO Bank, na TNT Mercurio, na Lord Chemical e na RGIS. Cofundou o SEDA College.

Como surgiu:
Os sócios se conheceram em Dublin, na Irlanda, onde tocavam negócios paralelos. A ideia surgiu após um papo no qual decidiram unir as experiências de cada um, sendo inteligência artificial e tecnologia o forte de Jean, finanças a expertise de Aline e marketing o forte de Tiago. Todos já tinham histórico em empreendedorismo e decidiram juntos fundar a PouPay+.

Estágio atual:
A equipe é remota, 100% digital, com a equipe dividida entre Índia, Europa, Brasil (Rio Grande do Sul e São Paulo). A PouPay+ está com 1 150 usuárias cadastradas.

Aceleração:
O negócio foi concebido dentro da 49 educação, sendo um dos cinco projetos finalistas.

Investimento recebido:
Os empreendedores investira 300 mil reais na empresa.

Necessidade de investimento:
Os sócios querem captar até 2 milhões de reais a partir de dezembro de 2021 para expandir a equipe de tecnologia.

Mercado e concorrentes:
“Segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa, mais de 61 milhões de brasileiros estão inadimplentes, sendo 31,3 milhões mulheres. Outras pesquisas mostram que apenas 30% das mulheres possuem educação financeira, porém estima-se que, até dezembro de 2023, 93 trilhões de dólares da riqueza mundial estejam nas mãos das mulheres. A PouPay+ chega, neste sentido, em um mercado em ascensão e que está sendo comandado pelo público feminino”, conta Aline.

Maiores desafios:
“A nossa maior barreira é a cultural, pois o brasileiro ainda não tem o hábito de poupar dinheiro. Esse é um dos motivos, inclusive, de estarmos entrando com educação financeira juntamente do app, pois precisamos que nossas usuárias entendam sobre dinheiro e queiram poupar.”

Faturamento:
Previsão de 60 mil reais recorrentes em dezembro de 2021.

Previsão de break-even:
Junho de 2022.

Visão de futuro:
“Em 2023, a PouPay+ pretende estar disponível também no México e na Colômbia por conta de algumas similaridades culturais. O nosso CMO já está buscando viabilizar essas questões”, diz Aline.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

416 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: