Nome:
UniverSaúde.
O que faz:
É uma plataforma educacional para gestores e profissionais de saúde.
Que problema resolve:
A startup oferece cursos de especialização para os profissionais do setor.
O que a torna especial:
Segundo os fundadores, o negócio oferece cursos online de curta duração e focados na formação prática.
Modelo de negócio:
A UniverSaúde lucra com planos de assinatura mensais que variam de 9 a 26 reais.
Fundação:
Maio de 2017.
Sócios:
Erico Vasconcelos — CEO
Juliana Vasconcelos — COO
Perfil dos fundadores:
Erico Vasconcelos — 41 anos, Rio de Janeiro (RJ) — é formado em Odontologia na Universidade de Mogi das Cruzes, tem mestrado em Estomatologia e MBA em Gestão de Pessoas pela mesma instituição. É professor de Saúde Coletiva da Universidade de Mogi das Cruzes.
Juliana Vasconcelos — 40 anos, São Paulo (SP) — é formada em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Trabalhou na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, organização social ligada à Unifesp.
Como surgiu:
Após atuar como cirurgião dentista em diversas organizações e hospitais privados, participando da criação do Programa “Brasil Sorridente”, Erico desenvolveu uma visão da necessidade de mais cuidado com a prevenção de doenças e especialização dos profissionais da área. Para atender as duas pontas, decidiu investir em um portal de ensino para profissionais deste setor.
Estágio atual:
A startup conta com 551 assinantes e 30 pessoas na equipe de colaboradores.
Aceleração:
O negócio é acelerado pelo Quintessa.
Investimento recebido:
Os sócios investiram 300 mil reais de recursos próprios.
Necessidade de investimento:
Os empreendedores estudam a possibilidade de captar fundos mais para frente.
Mercado e concorrentes:
“O fomento à uma saúde voltada a prevenção tem o potencial de reduzir custos de todos prestadores de serviços do setor (hospitais, planos de saúde, clínicas, etc) e melhorar a experiência do cliente no atendimento, que hoje é extremamente mal avaliado”, diz Erico. Ele aponta como concorrentes o EducaSaúde, a Unieducar (do Senac) e a Educa+, além de redes internas de universidades e hospitais.
Maiores desafios
“O mercado é muito grande e a necessidade de melhoria na qualidade de atendimento é premente, tanto pelos usuários quanto pelos prestadores de serviço. Sendo assim, o desafio, no momento, é definirmos qual é o segmento de mercado que será foco neste início da UniverSaúde para conseguirmos tracionar e ganhar escala”, afirma o CEO.
Faturamento:
250 mil reais (em 2017).
Previsão de break-even:
Maio de 2019.
Visão de futuro:
“Tornar-se uma plataforma fonte de conhecimento e ser reconhecida pela acessibilidade e alta qualidade por gestores e profissionais de saúde de todo o país”, diz Erico.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.
A plataforma funciona como uma rede social que facilita a interação de profissionais, empreendedores e estudantes. Além disso, conta com uma escola com cursos sobre conteúdo digital, imersões e mentorias.